Cultivo de plantas medicinais – Coentro

Nome científico: Coriandrum sativum L.
Família: APIACEAE (UMBELLIFERAE)

Descrição da planta
O Coentro faz parte das plantas medicinais. É originária da região do sul da Europa. Pode atingir entre 15 a 50 cm de altura com folhas verdes, apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da salsa. Suas flores são brancas e rosadas. A cor fruto varia de vermelho a castanho. O seu aroma é extremamente aromático, e com sabor um tanto picante e ardente.

Cultivo de plantas deste tipo:

Para o seu cultivo é necessário um clima temperado a quente, com uma luminosidade plena e um solo leve e bem nutrido. Esta planta propaga-se por meio de sementes.

Terapêutica do coentro:
Normalmente é utilizada para regular a acidez e dilatação estomacal, congestão no fígado, fome nervosa, má digestão, espasmos e impurezas no sangue. Os frutos secos, por infusão são utilizados para males do fígado, antiespasmódico, gases, febre, sedativo, e  histeria.

Histórico e curiosidades
Esta erva foi levada para a Europa pelos romanos, que segundo a Bíblia, já a agregavam ao cominho e vinagre, para conservar carnes.
Na China, atribuía-se ao coentro o poder da imortalidade.
Na Idade Média, por ser considerado afrodisíaco, era colocado em poções de amor.
No Egipto, era colocado no túmulo dos nobres, para ajudar a alma a encontrar o seu caminho.
Na Babilónia, arranjos florais com coentro e rosinhas, decoravam as festas.

Partes usadas:
Folhas frescas e secas.
Frutos secos. Sementes e talos.

Conservação
No fresco – As folhas, assim como caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
No seco – guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e humidade.

Utilização do coentro
Planta de excelente tempero pelo que é muito utilizada na gastronomia em geral como por exemplo em saladas, sopas tempero de peixe e carne e confecção de molhos. As suas sementes são muito usadas na medicina caseira. Na cosmética, o coentro faz parte da composição de cremes para o rosto e corpo.




Deixar Comentário