Cultivo plantas medicinais – Cânfora

Cultivo de plantas de jardim/ plantas medicinais – Cânfora

Nome Científico: Artemisia camphorata

Nome Popular: Cânfora-de-jardim 

Família: Asteraceae 

Divisão: Angiospermae 

Origem: Originária da Ásia pode alcançar até 30m de altura, com ramos de coloração marromamarelado. As folhas são elípticas, alternas e têm entre 6 e 10cm de comprimento. As flores têm coloração amarelo-esbranquiçado e os frutos são escuros, quase pretos. 

Ciclo de Vida: Perene 

Cultivo 

A cânfora-de-jardim é uma erva medicinal, de folhas recortadas, verde-acinzentadas e ricas em óleos essenciais e aromáticos. Ela não deve ser confundida com a cânfora (Cinnamomum camphora), de origem asiática e de porte arbóreo.É uma planta tóxica em altas concentrações e seu uso deve ser apenas externo, em pomadas, tinturas, compressas ou em infusões para inalação dos vapores desprendidos. Além de suas utilizações medicinais, a cânfora-de-jardim apresenta ações alelopáticas, com efeitos fungicidas, herbicidas e repelentes, tornando-se uma planta útil ou daninha dependendo da situação. 

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. As regas devem ser regulares, porém não tolera o encharcamento. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras. 

Indicações: Dores musculares, contusões, picadas de insetos, problemas respiratórios. 

Propriedades: Analgésica, antiinflamatória, calmante, descongestionante, sedativa e anti-reumática. 

Partes usadas: Toda planta.




Uma resposta

  1. Luiza nichele Macei Responder

Deixar Comentário