Dicas caseiras para limpar tapetes e carpetes

Os tapetes e carpetes tornam a nossa casa mais confortável, mas também podem ser o sítio ideal para a acumulação de sujidade, poeiras e até ácaros.

Um tapete ou carpete suja é o pior inimigo de quem sofre de alergias, sendo essencial que estejam sempre nas melhores condições possíveis.

Contudo, para quem sofre com estes problemas de saúde, a limpeza destes acessórios decorativos pode ser problemática, pelo que é essencial saber quais as melhores técnicas para minimizar os seus efeitos nefastos.

De seguida, mostramos algumas dicas caseiras e mais naturais de como limpar tapetes e carpetes.

Confira!

 

carpete

 

  • Para começar, é importante que os tapetes e carpetes sejam aspirados regularmente, especialmente se se encontrarem em zonas de passagem. O ideal seria todos os dias, mas sabemos que isto nem sempre é possível, pelas mais variadas razões. Por isso, tente aspirar pelo menos uma vez por semana, duas no caso de possuir animais ou crianças em casa. Entre as aspirações, aconselhamos também que passe regularmente com uma vassoura para soltar a sujidade e poeira que se vai formando na superfície das fibras. Lembre-se de que os tapetes de fibras naturais devem ser aspirados no modo mais fraco para que suas fibras não sejam danificadas.
  • Para além de limpar os tapetes e carpetes regularmente, com o aspirador ou vassoura, também é necessário lavá-los com água e sabão uma vez por semana. Deixe o tapete a secar bem antes de o voltar a colocar no sítio.
  • Em relação às nódoas, o ideal é que limpe qualquer nódoa o mais rapidamente possível, de preferência logo após o momento em que o acidente acontece. A forma mais eficaz de o fazer é utilizando um pano branco limpo, não tingido, para absorver o excesso de líquido ou resíduo sólido na zona afetada. Evite esfregar ou pressionar demasiado o pano nas delicadas fibras, ou poderá correr o risco de espalhar ainda mais a nódoa. Depois, faça uma mistura de limpeza com uma colher de chá de um detergente líquido para tecidos delicados mais uma colher de chá de vinagre branco. Coloque a mistura num recipiente para borrifar e encha-o com um pouco de água morna. Agite bem e borrife esta mistura sobre a zona afetada do tapete ou carpete. Esta mistura vai fazer com que a sujidade mais entranhada volte novamente para a superfície, de forma a ser mais fácil remover a nódoa. Aguarde alguns minutos e volte a utilizar um pano limpo para limpar a sujidade que persista. Enxagúe no fim com um pouco de água fria, de modo a retirar qualquer vestígio de detergente. Se o detergente não for todo removido pode criar uma película peganhenta que acaba por atrair ainda mais sujidade.
  • Para remover odores, ao limpar tapetes e carpetes pode pulverizar com bicarbonato de sódio e aspirar logo em seguida.



Deixar Comentário