Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Dicas para organizar a casa

Uma casa desorganizada e atulhada de coisas não só se torna pouco confortável e acolhedora, como também se torna num ambiente stressante, ou seja, o aposto do que na realidade devia ser.

Contudo, só a ideia de a começar a organizar pode deixa-la um pouco assustada. Por isso, resolvemos fornecer-lhe algumas dicas básicas para organizar a sua casa de forma simples e rápida. Confira-as já de seguida.

 

 

Por onde começar

Comece por uma área pequena e com a qual se sinta mais confortável, ou vai acabar por ficar desanimada logo no inicio. Se preferir escolha uma área prioritária para si e onde passe grande parte do seu tempo.

Depois de definir qual a área pela qual vai começar a sua “aventura”, vai precisar de 4 caixas, que deverão estar etiquetadas da seguinte forma:

  • deitar fora/devolver – Esta caixa é para as coisas que não pertencem onde você as encontrou, que pertencem a outras pessoas e que precisam de ser devolvidas ou para as quais simplesmente já não tem uso, mas não estão em condições de serem oferecidas a outros ou doadas.
  • guardar – Esta é a caixa para colocar as coisas que realmente são úteis, para as quais presentemente não tem local para as guardar ou que têm um grande valor sentimental para si.
  • doar/oferecer – São coisas que estão em boas condições, mas para as quais já não tem utilidade. Pode optar por doa-las para instituições de caridade ou até oferecer aos seus familiares e amigos.
  • para arranjar – Esta é a caixa das coisas que julga terem conserto ou que podem ser recicladas. Contudo, seja bastante seletiva. Se já está partido ou escondido há mais de 5 anos, provavelmente já nem vale a pena o trabalho.

O próximo passo é ver-se livre de tudo aquilo que não lhe faz falta. Tudo o que esteja nas caixas deitar fora/devolver e doar/oferecer deve sair da sua casa o mais rapidamente possível. Comece por deitar fora o que vai para o lixo e, de seguida, decida a quem vai dar as restantes coisas. Desta forma, vai conseguir encontrar mais espaço em casa para aquilo que realmente lhe faz falta.

No caso dos papéis importantes e objetos do dia-a dia., eleja um espaço para deixar correspondências, controles e chaves. O local deve ser bem visível e acessível, pois desta forma vai saber sempre onde estão. As pastas podem ser uma das suas melhores amigas. Com elas é possível organizar a papelada que fica espalhada pela casa, inclusive as contas de luz, gás, telefone etc. Pagou uma conta, coloque na pasta.

Manter a casa organizada é um hábito. Deve fazer parte da sua rotina diária. Sabe que todos os dias tem de fazer diversas coisas para conseguir atingir os seus objetivos. Da mesma forma, faça um esforço para não atulhar a casa diariamente, guardando sempre tudo no seu devido lugar e procurando por novas soluções para melhorar a rotina da sua família.

8 Comentários para “Dicas para organizar a casa”

  • Flávia Leão diz:

    Eu amei este artigo. Estou realmente organizar a minha casa e a ideia das caixas é simplesmente sensacional. Obrigada.

  • Eduardo diz:

    Tudo bem. Foi muito util as informaçoes desse site.São mil e uma utilidades. obrigado e quero ver as ultimas novidades.

  • Leiam vale , muitos precisam

  • Leiam vale , muitos precisam

  • muito bom adoro decorar

  • muito bom adoro decorar

  • muito útil e interessante as dicas, vale à pena por em prática

  • muito útil e interessante as dicas, vale à pena por em prática

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: