Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Pintar a casa sozinho, sem recorrer aos serviços de um pintor profissional, pode parecer à primeira vista uma opção mais económica, mas nem sempre está ao alcance de qualquer um. É preciso conhecer algumas técnicas específicas de pintura, especialmente no que se aplica a pintar tetos. Mesmo que já conheça as técnicas mais básicas, no caso da pintura de tetos são necessárias modificações, devido à dificuldade de alcançá-los.

Vai precisar também de uma boa preparação dos materiais que irá utilizar, assim como da superfície a pintar, de forma a garantir um acabamento durável e evitar que seja necessário uma nova pintura passado pouco tempo.

Seguem-se algumas dicas muito úteis para pintar tetos.

 

 

  • Previamente à pintura propriamente dita prepare a superfície a pintar, neste caso o teto. Repare todas as fissuras e buracos, para que o acabamento fique perfeito e livre de imperfeições. Para finalizar deixe secar e passe com uma lixa de grão fino para nivelar a superfície.
  • A superfície a pintar precisa também de estar bem limpa e livre de impurezas que prejudiquem o acabamento final. Limpe bem o teto de poeiras e gorduras. Aconselhamos que lave com um pouco de água e detergente neutro, finalizando com uma passagem por água limpa. Deixe secar bem antes de pintar.
  • Em tetos que já foram anteriormente pintados ou caiados poderá ser necessário lixar para nivelar alguma áreas. No caso de manchas de bolor ou enegrecidas, então aplique o tratamento adequado antes da pintura.
  • Sempre que possível ou necessário aplique um primário. Siga as indicações do fabricante no rótulo do produto.
  • No caso de querer pintar uma divisão inteira, então certifique-se de que pinta primeiro o teto, evitando assim salpicos nas paredes que já foram pintadas.
  • Prepare bem as tintas. Abra a embalagem e mexa cuidadosamente o produto. Tenha sempre o cuidado de ler as indicações do fabricante relativamente à preparação e aplicação do produto.
  • Proteja-se dos salpicos.  Use roupa adequada ou então faça você mesmo um protetor. Corte ao meio e na vertical um frasco de detergente ou uma garrafa. Prenda uma das metades a um rolo e todos os pingos de tinta vão acabar por ficar retidos no protetor. Em alternativa poderá também utilizar um prato de plástico furado no meio.
  • Proteja também as restantes superfícies, como o chão, móveis, iluminação e outros acessórios decorativos. Poderá utilizar plásticos e papéis para fazer resguardos apropriados.
  • Se usar uma extensão para o seu rolo vai reduzir e muito o trabalho que terá de fazer em cima de um escadote. Pode improvisar uma extensão prendendo o rolo a uma das extremidades do cabo de uma vassoura.
  • Pinte o teto com uma trincha ou rolo, começando pela zona mais próxima da janela. Desta forma vai conseguir ver melhor, a contraluz, as falhas de tinta e pequenas imperfeições, podendo facilmente corrigi-las.

Sem Comentários para “Dicas para pintar tetos”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: