Faça-você-mesmo: caneca personalizada

A sugestão “faça-você-mesmo” que lhe mostramos hoje é muito prática, simples de elaborar e fantástica para oferecer a amigos, familiares e até aos mais pequenos.

Quem consegue resistir a uma caneca personalizada, especialmente elaborada a pensar na pessoa que a vai usar?

Dê largas à sua imaginação e decore a caneca com um desenho bonito e apelativo.

Confira já de seguida o passo-a-passo!

caneca-ruso

 

O que vai precisar:

  • uma caneca de cerâmica ou porcelana (este tipo de material é mais fácil de trabalhar, mas também poderá optar por outros)
  • um desenho à sua escolha (neste tutorial foi utilizado o desenho de um ursinho)
  • um lápis
  • um marcador preto para porcelana

Como elaborar a caneca:

Escolha um desenho à sua escolha (um simpático urso, por exemplo), imprima e passe o lápis pelas linhas do desenho. Convém que faça alguma pressão para que o carvão fique bem vincado.

 

diy-urso

 

Depois de passar com o lápis em todo o desenho, corte à volta da imagem com uma tesoura. Vire a imagem  ao contrário (com a parte a carvão para baixo) e cole-a a um dos lados da caneca com um pouco de fita-cola. Certifique-se que a imagem fica bem colocada e alinhada, para que o desenho não saia torto depois (como na imagem abaixo).

 

caneca-urso

 

Use o desenho como químico para transpor o carvão para a caneca. Passe lápis de carvão no verso, sobre as linhas do desenho. Mais uma vez, aconselhamos que faça alguma pressão para que o desenho fique bem visível na superfície da caneca.

 

caneca-urso2

 

Retire o papel com muito cuidado para não manchar ou não apagar o desenho que fica gravado na superfície da caneca. De seguida, use um marcador próprio para porcelana (que pode encontrar facilmente em qualquer loja de artes-manuais) para delinear o desenho por cima do carvão.

 

urso-caneca

 

Depois do desenho estar bem delineado, siga as instruções do marcador de porcelana para fixar a tinta. Normalmente é necessário “cozer” a tinta no forno para que fique fixa para sempre. Neste caso foi apenas necessário colocar a caneca no forno por cerca de 30 minutos, a uma temperatura perto dos 200ºC.

Tenha também cuidado na lavagem da caneca, pois pode sair a tinta com temperaturas muito elevadas. O ideal é que se utilizar a máquina de lavar loiça, coloque a caneca sempre na prateleira de cima, local normalmente destinado para copos ou peças mais delicadas.

 

caneca

 

A caneca está pronta a usar! Agora é só colocá-la num embrulho bonito e oferecer a quem mais gosta. E, porque não, faça uma também para si e encha com um delicioso café com leite todas as manhãs. Até dá mais gosto começar o dia com uma caneca personalizada por si. Divirta-se com este projeto “faça-você-mesmo“.




Deixar Comentário