Chave de fendas
Para trabalhar em madeira, a tradicional chave de fendas possui um cabo oval de madeira e é utilizada apenas para parafusos de cabeça fendida. Encontra-se disponível numa grande variedade de tamanhos. Também existe uma grande variedade de ferramentas com cabos de plástico, concebidas para aparafusar os parafusos philips e pozidriv, assim como os com cabeça fendida.
As chaves de parafusos eléctricas e as brocas aumentam a velocidade com que fazemos certos trabalhos. Possuem diversas velocidades que permitem que a cabeça dos parafusos fique ao mesmo nível que a superfície do material em que trabalhamos. As chaves eléctricas também são muito úteis para desaparafusar, uma vez que trabalham também no sentido inverso.
É muito importante manter a cabeça de uma chave de fendas colocada correctamente para evitar que caia. Lembre-se também de que a largura da lâmina deve ser igual ao comprimento da fenda do parafuso para obter uma maior eficácia e para impedir que a ferramenta escorregue e danifique a cabeça do parafuso. Utilize sempre o tamanho correcto de chave nos parafusos philips e pozidriv, caso contrário tanto a cabeça do parafuso como a chave de fendas poderão ficar danificadas.
USAR PARAFUSOS
Aparafusar é uma operação mais difícil do que pregar. E normalmente aconselhável fazer pequenos furos primeiro para facilitar a passagem do parafuso através da madeira e para se certificar de que este entra a direito. Em madeiras duras, a pré-perfuraçào é essencial, caso contrário os parafusos deformam-se quando for exercida pressão na chave de fendas. Os parafusos de metal são particularmente macios e necessitam de parafusos de aço inseridos anteriormente (e depois retirados) para abrir a rosca.