Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Lixadeira

lixadeiras

lixadora excentricalixadora de roloslixadora vibratória para bricolage

Embora o termo “lixar” seja geralmente utilizado para projectos de bricolage, o nome não é o mais apropriado. A verdadeira descrição seria “desgastar”, porque o que chamamos “papel de areia” é, na realidade, “papel de vidro”. Além disso, também utilizamos papel granada e lixas de silício e carboneto e de óxido de alumínio, os quais também moldam a madeira de forma muito eficiente.

DIVERSOS TIPOS DE GRÃO

Uma coisa que todas as lixas têm em comum é a classificação por granulometria, sendo a regra de ouro trabalhar progressivamente, diminuindo a densidade do grão, da mais grossa à mais fina, quando se está a lixar uma peça. Por exemplo, uma granulação de 400 é mais fina do que uma de 200 e deve ser empregue mais tarde no processo de acabamento. As lixas podem ser manuais ou eléctricas, fixas ou funcionando à mão. As lixadeiras também são adequadas para moldar peças, usando lixas grossas para retirar rapidamente do material.

TIPOS DE LIXADEIRAS

Uma ferramenta normalmente usada para moldar e lixar é a lixadeira de rolos. Esta possui normalmente uma faixa larga de 75 mm, que corre continuamente em volta de dois rolos, e um acessório para recolher o pó em forma de saco.
A maioria das pessoas que se dedica à bricolage possui uma lixadeira vibratória, que é útil para fazer trabalhos mais leves, como acabamentos. Estas lixadeiras são concebidas para aceitar metade ou um terço de folhas abrasivas de tamanho padrão e usam frequentemente lixas especiais. As lixadeiras excêntricas são semelhantes, mas possuem frequentemente folhas abrasivas auto-adesivas que são fáceis de instalar. Podem ser suficientemente pequenas para serem usadas com uma mão em locais de difícil acesso, mas continuam a dar um bom acabamento à maioria dos trabalhos.

SUGESTÕES PRÁTICAS

• A maior parte das bandas circulares e discos de lixadeira podem ser limpos ao colocar uma peça de plástico, como uma mangueira de jardim, na banda com o motor ligado.
• Faça sempre o acabamento à mão, trabalhando no sentido dos veios da madeira.

LIXAR MANUALMENTE

Este método é utilizado para trabalhos mais pormenorizados. Trabalhe sempre no sentido dos veios da madeira. Use um pedaço de cortiça ou de borracha nas superfícies planas para obter a correcta flexibilidade de que precisa. Limpe o pó à medida que vai trabalhando para evitar que obstrua a lixa, especialmente em madeira resinosa ou oleosa. Para o acabamento de uma extremidade arredondada, envolva um pedaço de lixa à volta de um pedaço de madeira moldado para o perfil correcto do trabalho.

LIXADEIRAS FIXAS

As lixadeiras mistas são muito baratas e constituem um bom investimento. Consistem numa lixadeira de rolos e de disco combinadas e são valiosas na oficina caseira. As lixadeiras fixas são quase exclusivamente ferramentas para moldar e para guarnecer, em vez de lixar, uma vez que a peça em que se trabalha é que vai até à máquina. Muitas possuem guias com chanfro a 45° para corte de múltiplos ângulos, podendo as mesas de trabalho ser ajustadas exactamente a 90°. Podem ser muito perigosas, excepto se manejadas com muito cuidado.

Sem Comentários para “Lixadeira”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por:
Nome : Email :