turques

As ferramentas do entusiasta de bricolage devem incluir uma variedade de ferramentas manuais para apertar pequenos objectos. As mais importantes são as turqueses, utilizadas para remoção de pregos e artigos semelhantes, e os alicates de utilização geral, que oferecem uma variedade de modos de fixação e de corte. Há também muitas outras ferramentas de forma semelhante com fins específicos.

 

RETIRAR PREGOS E TACHAS

Um bom par de turqueses retirará pregos e tachas facilmente. A acção de rodar exigida para retirar um prego com uma turquês é muito semelhante â usada com um martelo de orelhas. A turquês é essencial para o carpinteiro, devendo ter o comprimento ideal de cerca de 175 mm para assegurar uma boa força de alavanca. As garras devem tocar ao longo de toda a largura e devem estar adequadamente alinhadas para fornecer uma boa fixação.

É importante que as turqueses tenham uma boa força de alavanca e que não danifiquem o trabalho, sendo por esta razão que deve usar as garras largas – cerca de 25 mm de largura – pois vão espalhar melhor a carga.
Algumas turqueses têm um removedor de tachas numa das pegas. Os removedores de tachas especializados são muito úteis para trabalhos em estofos e, se pretende fazer mobílias ou restaurá-las, vale a pena investir num.
Outro removedor de tachas e de pregos é o arranca-pregos. Esta ferramenta tem um removedor de tachas padrão numa das extremidades e uma garra grande e em ângulo recto na outra extremidade para penetrar debaixo da cabeça dos pregos mais teimosos. A garra pode ser enfiada por baixo da cabeça de um prego cravado com um pequeno martelo.

  

REUTILIZAR PREGOS E MADEIRA

Quando retirar um prego velho de uma madeira de boa qualidade para ser reutilizada, proteja a superfície da madeira colocando um pedaço de painel de fibra ou contraplacado fino por baixo da cabeça da turquês.