Florescimento de bolbos antes da época

Como conseguir que as suas flores brotem antes da época

Método de antecipação de florescimento de bolbos

Quando queremos que as flores aceleram o seu processo de floração antes da época normal, estas devem passar por um método de aceleração para poderem dar flor antecipadamente. Por meios artificiais consegue-se que certos bolbos de flores como os narcisos, jacintos, tulipas e cormos de açafrão apressem o seu desenvolvimento e deste modo, florescer mais cedo do que o habitual

Época de cultivo apropriada

Plante os bolbos em Setembro ou Outubro.

Local ideal para crescer

Os bolbos para se desenvolverem precisam de um sítio com sombra. Deste modo escolha um local escuro para os colocar. Deverá ser frio, mas deve ter cuidado na escolha do local para que este não seja frio demais, impedindo que estes congelem se estiverem expostos a um frio intenso. Pode escolher um barracão, cave ou uma garagem para abrigar os seus bolbos. Pode optar também por cultivá-los no jardim, com 15 cm de profundidade e cobrindo-os com terra e palha.
Ao fazer isto irá produzir um inverno forçado para as suas plantas. Para os bolbos de narcisos amarelos, jacintos e açafrão não tratados deverão ficar neste local cerca de 8 a 12 semanas. Para as tulipas o tempo de inverno será de e cerca de 16 semanas. Para os bolbos já preparados para este tipo de cultura, 9 ou 10 semanas deverão chegar. Faça a sua inspecção regularmente, verificando se a terra está húmida, mas não exagere na rega.

Como fazer a mudança
Quando aparecem rebentos de 2,5 a 5 cm, ou, para as plantas enterradas, quando o tempo indicado passou, mude os vasos ou os recipientes para um compartimento fresco dentro de casa  com cerca de 10 ºC , e coloque-os na claridade. Não os coloque sob luz solar intensa e directa. Depois retire-lhes os jornais que os envolvem. Deixe-os então neste local até os rebentos atingirem 10 a 15 cm, normalmente dura duas semanas. Em seguida, mude-os para um local mais quente e com mais sol até aparecerem botões coloridos. Conserve a mistura ligeiramente húmida. Prolongue o período de florescimento mantendo as plantas fora da luz directa, num compartimento fresco à noite.

Bolbos pequenos e bolbos grandes

Os bolbos pequenos devem ser plantados de maneira que os vértices fiquem 2,5 cm abaixo da borda do vaso ou da taça. Cubra completamente os vértices com a mistura referida, de modo que esta fique 1,5 cm abaixo da borda do recipiente. Plante os bolbos grandes, como os jacintos, de modo que os vértices ultrapassem ligeiramente a borda do recipiente. A mistura deve ficar a 1 cm daquela. Use um recipiente fundo para que a raiz possa desenvolver-se. Coloque os bolbos de tulipas e de narcisos quase tocando uns nos outros e mal cobertos com a mistura. Coloque os bolbos pequenos e os cormos com intervalos de cerca de 2,5 cm entre si e cubra até uma altura de 2 cm. Deite água de modo a encher o espaço entre a terra e a beira do vaso; será suficiente para assegurar que a mistura acima referida fique completamente humedecida. Envolva cada um dos recipientes numa folha ou duas de jornal, de modo a ficarem completamente tapados, incluindo o topo.

Onde comprar
Para adquirir este tipo de bolbos, procure nos viveiros, pois estes costumam vender bolbos preparados para este tipo de cultura antecipada. Ao fazer a compra, escolha os bolbos maiores de cada espécie, verificando que estão devidamente limpos e sem defeito. Os bolbos saudáveis devem estar duros. Os bolbos das tulipas devem ter a cobertura castanha e intacta. Os bolbos que estão preparados para este tipo cultura progressiva, podem ser cultivados da mesma forma, só que demoram a florescer um pouco mais. Para ter uma floração mais longa use a mistura de ambos os tipos.

Plantação

Pode fazer a sua plantação em recipientes especiais ou então se preferir use vasos vulgares com pratos por baixo. Os recipientes que não têm orifícios de drenagem devem ser cheios com uma mistura de turfa, areia e carvão. Se usar vasos, tape os orifícios de drenagem com cacos, pedaços de vasos partidos, e ponha por cima uma camada de mistura de turfa grosseira, musgo e terra do jardim. Coloque os bolbos e acabe de encher.




Deixar Comentário