Impermeabilização dos azulejos com argamassa

Os azulejos são um tipo de revestimento ainda hoje bastante popular em banheiros e cozinhas, mas após a sua aplicação é necessário assegurar que estão bem impermeabilizados, de forma a manterem-se sempre bonitos e mais duráveis.

Não basta uma simples limpeza, sendo por isso necessário também conferir-lhes um bom acabamento, que lhes permita uma superfície fácil de limpar e totalmente impermeável à água. Por esta razão, a sua atenção neste campo deve focar-se em zonas como junções e rebordos, locais em que podem dar-se os maiores problemas.

Seguem-se algumas orientações básicas de como impermeabilizar os azulejos recorrendo a argamassa:

 

 

  • Em primeiro lugar, para que todo o processo tenha sucesso é necessário que escolha o tipo de argamassa mais indicado para este tipo de acabamento. O que lhe sugerimos é que escolha uma argamassa em pó. Este tipo de produto pode depois ser misturado com um pouco de água e revela-se bastante mais durável que outros produtos, como é o caso da cola para azulejos.
  • A aplicação correta da argamassa é também uma etapa importante de todo o processo. É fundamental que consiga fazer linhas perfeitas. Para o conseguir, após retirar o excesso de argamassa da superfície dos azulejos, passe com uma lima para argamassa ( ou se preferir utilize mesmo o seu dedo) pelas junções. Este processo deve ser feito rapidamente, antes que o produto seque.
  • A aplicação da argamassa pode ainda ser feita com recurso a um rolo de borracha próprio para o efeito. Esta ferramenta muito útil irá prevenir a formação de riscos na superfície vidrada durante a aplicação, ao mesmo tempo que empurrará  firmemente a argamassa para todos os intervalos até que esta fique efetivamente seca.
  • Aplique argamassa em azulejos de mármore, mas certifique-se sempre que esta se encontra bem nivelada com o azulejo, de forma a conseguir criar a ilusão de continuidade e de uma peça única.
  • Para finalizar é necessário proceder a uma limpeza da superfície do azulejo. Para o fazer basta aplicar um pano húmido no azulejo, o que vai facilmente remover qualquer excesso de produto sem grandes esforços. Ao secar, se persistirem restos na sua superfície, passe com um bano seco ou raspe ligeiramente com uma pequena faca, mas com cuidado para não riscar o azulejo.

Hoje em dia irá encontrar também à venda no mercado diversas opções de argamassa. Entre essas opções pode também contar com a disponibilidade de diferentes cores e tonalidades da própria argamassa, o que acaba por permitir-lhe escolher a que se revela mais adequada para a decoração existente no espaço ou divisão onde irá ser feita a sua aplicação.




Deixar Comentário