Grandiosos Jardins em pequenos espaços

Normalmente temos grandes planos para o nosso jardim, mas se o espaço for pequeno? Como podemos conseguir um jardim com um impacto grandioso num espaço apertado? Para conseguir este efeito deve ter as estruturas e as plantas certas para transformar o seu pequeno jardim num jardim grandioso.

Faça misturas

Deve fazer uma mistura de flores. Por exemplo pode misturar bolbos com perenes. Deste modo as cores de primavera dos bolbos e as cores de verão do perenes vão se misturar á medida que vão florindo, causando um impacto alegre. Por outro lado os perenes têm a vantagem de cobrir as folhas dos bolbos quando estas secarem. Não  convém cortar essas folhas, elas tem a capacidade de dar energia, para que os bolbos floresçam no ano a seguir.

Faça um jardim em cima de uma mesa

Para quem tem mesmo pouco espaço e goste de jardins, ou para quem não pode se ajoelhar o jardim em cima de uma mesa é a opção ideal. Utilize uma mesa que possa com algum peso, e encha-a com vasos de flores, plantas de jardim e ervas aromáticas. Neste jardim não vai ser necessário sachar, arrancar ervas daninhas, utilizar o ancinho ou qualquer outro tipo de ferramenta de jardinagem. Para o manter belo bastará regar os vasos de vez em quando para que as plantas e flores se mantenham em boa forma. Este é um tipo de jardinagem que não requer muito tempo e irá lhe poupar-lhe as costas.

A vantagem dos vasos

Os vasos de flores são uma óptima opção para quem quer dar alguma cor a locais onde não há terra. Os pátios, terraços, varandas e átrios ficam muito bonitos enfeitados com vasos de flores e plantas. Para diminuir as regas escolha plantas de exterior que sejam resistentes à seca. Se possível use vasos de flores grandes para a terra não secar facilmente. Pode também colocar terra já misturada com cristais para reter melhor a água.

Deixe um espaço para os vegetais

Reserve algum espaço para plantar vegetais. Se estiver a pensar em plantar tomateiros e pimenteiros tenha atenção, pois estes vegetais gostam de sol. No caso do vegetais como os pepinos e feijão verde, faça com que eles trepem por um gradeamento. Pode também espetar umas estacas ou canas e cruzá-las de modo a que os feijões possam subir por elas. Ponha a alface nas bordas do canteiro. Se fizer canteiros de forma quadrada, estes funcionam tão bem quanto as filas cumpridas.
Grande maioria dos vegetais crescem bem em vasos. Os vasos tem a vantagem de poderem ser transportados e assim é mais fácil encontrar lugar para cada um dos vegetais. Por exemplo os tomate gostam muito de sol, já as alfaces preferem a sombra. Faça plantação em vasos, dentro de casa para obter um avanço sobre a estação, desta forma poupará mais tempo porque não terá que transplantar.

As árvores são fundamentais

Mesmo que o jardim seja pequeno, este precisa de árvores sempre verdes, para oferecer sentido de estrutura. As variedades de árvores ‘anão’ são a opção idela para jardins com pouco espaço. Pode também comprar na sua estufa local,  plantas ‘anão’, que enfeitarão muito bem o seu jardim pequeno, embelezando a paisagem.

Deixe espaço para relaxar

É imprescindível que o seu jardim, por mais pequeno que seja, tenha um espaço reservado para colocar um banco de jardim ou umas cadeiras. O objectivo principal de ter um jardim não é só para cuidar e regar, o mais importante é desfrutar dele.

Faça planos de forma a conseguir cor no seu jardim todo o ano

Para o seu jardim ter cor durante todo o ano faça uma selecção e escolha plantas de exterior com tempo de floração diferentes. Desta forma irá ter sempre alguma a florir.

Todo o pormenor deve contar

Se o espaço para trabalhar for pequeno, para o rentabilizar utilize o método de camadas, ou seja, vários níveis. Comece pelo chão, e vá subindo e enchendo cada nível com plantas de jardim. Pode encher o primeiro nível com plantas de chão tais como anuários e perenes, e depois vá subindo o nível até chegar aos arbustos e árvores.

Pense de modo vertical

Nas vedações e latadas pode plantar trepadeiras floridas. Deste modo o impacto visual é maior, ocupando pouco o espaço do seu jardim. A vedação de privacidade  também pode ser enfeitada com vasos de flores ou plantas de exterior.

23 Comments

  1. Marlise kaster Responder
  2. donizete aparecido frança Responder
  3. fabiany papke Responder
  4. Miguel Responder

Deixar Comentário