Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Grandiosos Jardins em pequenos espaços

Normalmente temos grandes planos para o nosso jardim, mas se o espaço for pequeno? Como podemos conseguir um jardim com um impacto grandioso num espaço apertado? Para conseguir este efeito deve ter as estruturas e as plantas certas para transformar o seu pequeno jardim num jardim grandioso.

Faça misturas

Deve fazer uma mistura de flores. Por exemplo pode misturar bolbos com perenes. Deste modo as cores de primavera dos bolbos e as cores de verão do perenes vão se misturar á medida que vão florindo, causando um impacto alegre. Por outro lado os perenes têm a vantagem de cobrir as folhas dos bolbos quando estas secarem. Não  convém cortar essas folhas, elas tem a capacidade de dar energia, para que os bolbos floresçam no ano a seguir.

Faça um jardim em cima de uma mesa

Para quem tem mesmo pouco espaço e goste de jardins, ou para quem não pode se ajoelhar o jardim em cima de uma mesa é a opção ideal. Utilize uma mesa que possa com algum peso, e encha-a com vasos de flores, plantas de jardim e ervas aromáticas. Neste jardim não vai ser necessário sachar, arrancar ervas daninhas, utilizar o ancinho ou qualquer outro tipo de ferramenta de jardinagem. Para o manter belo bastará regar os vasos de vez em quando para que as plantas e flores se mantenham em boa forma. Este é um tipo de jardinagem que não requer muito tempo e irá lhe poupar-lhe as costas.

A vantagem dos vasos

Os vasos de flores são uma óptima opção para quem quer dar alguma cor a locais onde não há terra. Os pátios, terraços, varandas e átrios ficam muito bonitos enfeitados com vasos de flores e plantas. Para diminuir as regas escolha plantas de exterior que sejam resistentes à seca. Se possível use vasos de flores grandes para a terra não secar facilmente. Pode também colocar terra já misturada com cristais para reter melhor a água.

Deixe um espaço para os vegetais

Reserve algum espaço para plantar vegetais. Se estiver a pensar em plantar tomateiros e pimenteiros tenha atenção, pois estes vegetais gostam de sol. No caso do vegetais como os pepinos e feijão verde, faça com que eles trepem por um gradeamento. Pode também espetar umas estacas ou canas e cruzá-las de modo a que os feijões possam subir por elas. Ponha a alface nas bordas do canteiro. Se fizer canteiros de forma quadrada, estes funcionam tão bem quanto as filas cumpridas.
Grande maioria dos vegetais crescem bem em vasos. Os vasos tem a vantagem de poderem ser transportados e assim é mais fácil encontrar lugar para cada um dos vegetais. Por exemplo os tomate gostam muito de sol, já as alfaces preferem a sombra. Faça plantação em vasos, dentro de casa para obter um avanço sobre a estação, desta forma poupará mais tempo porque não terá que transplantar.

As árvores são fundamentais

Mesmo que o jardim seja pequeno, este precisa de árvores sempre verdes, para oferecer sentido de estrutura. As variedades de árvores ‘anão’ são a opção idela para jardins com pouco espaço. Pode também comprar na sua estufa local,  plantas ‘anão’, que enfeitarão muito bem o seu jardim pequeno, embelezando a paisagem.

Deixe espaço para relaxar

É imprescindível que o seu jardim, por mais pequeno que seja, tenha um espaço reservado para colocar um banco de jardim ou umas cadeiras. O objectivo principal de ter um jardim não é só para cuidar e regar, o mais importante é desfrutar dele.

Faça planos de forma a conseguir cor no seu jardim todo o ano

Para o seu jardim ter cor durante todo o ano faça uma selecção e escolha plantas de exterior com tempo de floração diferentes. Desta forma irá ter sempre alguma a florir.

Todo o pormenor deve contar

Se o espaço para trabalhar for pequeno, para o rentabilizar utilize o método de camadas, ou seja, vários níveis. Comece pelo chão, e vá subindo e enchendo cada nível com plantas de jardim. Pode encher o primeiro nível com plantas de chão tais como anuários e perenes, e depois vá subindo o nível até chegar aos arbustos e árvores.

Pense de modo vertical

Nas vedações e latadas pode plantar trepadeiras floridas. Deste modo o impacto visual é maior, ocupando pouco o espaço do seu jardim. A vedação de privacidade  também pode ser enfeitada com vasos de flores ou plantas de exterior.

23 Comentários para “Grandiosos Jardins em pequenos espaços”

  • Thanks for posting, I truly liked your newest post. I think you should post more often, you clearly have talent for blogging!
  • Marlise kaster diz:
    sou apaixonada por jardins e estou inovando o meu sempre que da.Gosto de procurar idéias para aprimorar mais o meu.
  • donizete aparecido frança diz:
    gostar de jardinagem é meu passa tempo preferido. Sempre procuro novas idéias com toques de simplicidade.
  • fabiany papke diz:
    queria uma sugestão do que possso plantar em meu jardim e fazer dele um espaço agradavel.
  • Miguel diz:
    Gosto das dicas do site, mas acho que ficariam muito melhor com fotos para ilustrar as informações
  • adoro plantas, sempre que posso renovo meu jardim
  • adoro plantas, sempre que posso renovo meu jardim
  • gosto muito de plantas
  • gosto muito de plantas
  • cuidar de plantas me acalma muito.
  • cuidar de plantas me acalma muito.
  • PLANTAS, É MUITO BOM
  • PLANTAS, É MUITO BOM
  • Bete Perez diz:
    como preparar o vaso ? deve ser feito em camadas ? qual é o segredo ?
  • Bete Perez diz:
    como preparar o vaso ? deve ser feito em camadas ? qual é o segredo ?
  • Bete Perez diz:
    curti a pagina faça vc mesmo .
  • Bete Perez diz:
    curti a pagina faça vc mesmo .
  • Não saberia viver sem as minhas plantas é o meu próprio ar.
  • Não saberia viver sem as minhas plantas é o meu próprio ar.
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: