Limpar chão de cortiça

Manter um pavimento de cortiça sempre limpo é simples, mas exige alguns cuidados especiais para se manterem também duráveis. Um simples detergente neutro e um aspirador ou vassoura é tudo o que precisa na maioria dos casos para um chão de cortiça sempre impecável e cuidado.

Seguem-se alguma dicas e orientações para limpar chão de cortiça da forma mais apropriada.

 

 

É preciso ter em conta que o modo de limpeza do pavimento de cortiça também depende do seu isolamento. Alguns pavimentos de cortiça possuem uma camada superior protetora e impermeabilizadora, enquanto que outros não foram preparados e instalados com esta preocupação em mente, pelo que deve de ter alguns cuidados específicos para cada caso.

O que vai precisar:

  • Detergente neutro
  • Água
  • Pano suave
  • Esponja de borracha
  • Esfregona

Como limpar:

Se o chão estiver bem impermeabilizado e puder tolerar alguma humidade, então é seguro limpa-lo com água.

  1. Encha um pequeno balde com um pouco de água limpa.
  2. Adicione à água a quantidade adequada de detergente neutro (siga as instruções do fabricante). Se preferir pode optar por fazer a limpeza com detergentes específicos para este tipo de pavimentos, que facilmente encontra à venda em qualquer grande superfície e loja especializada. Certifique-se que o produto de limpeza não irá causar danos ao isolamento da cortiça.
  3. Mergulhe a esfregona na água com detergente e esprema o excesso. Mesmo nos casos de o pavimento ser bem isolado, quanto menos humidade melhor.
  4. Limpe o chão normalmente, como faz para outro tipo de pavimentos.
  5. De seguida, utilize um pano limpo para secar o chão ou deixe-o secar ao ar.

 

No caso do chão não estar isolado e não tolerar humidade:

  1. Neste caso a melhor estratégia é não utilizar água e detergentes líquidos para a limpeza do pavimento.
  2. Utilize uma esponja suave de borracha ou uma vassoura ou aspirador para retirar poeiras e sujidades soltas. No caso de utilizar o aspirador tenha cuidado para o fazer de uma forma suave e sem riscar o chão.
  3. Nas zonas com sujidade mais entranhada aplique um pano limpo, ligeiramente humedecido num pouco de água, e faça uma pressão ligeira para limpar.
  4. De seguida passe com um pano seco e limpo para retirar qualquer vestígio de água e humidade. Repita estas duas últimas etapas até ficar completamente limpo.
  5. Deixe a área afetada secar ao ar.

Dicas adicionais:

Neste tipo de revestimento, na maioria das vezes, o fabricante já coloca uma camada protetora especial, o que evita manchas e reduz ao mínimo possível o desgaste do dia a dia. Torna-se por isso vital apenas eliminar o pó e encerar o chão de cortiça com certa regularidade. Contudo, use sempre a cera apropriada ou corre o risco de ficar com o pavimento bastante danificado.

Não molhe demais a cortiça pois pode estalar e desfazer-se depois de secar.




2 Comments

Deixar Comentário