Como desentupir canos de esgotos

Como desentupir canos

Para desentupir os canos pode utilizar um desentupidor de borracha utilizando a pressão da água. O lavatório ou tanque a desentupir tem de estar cheio e o escoadouro de emergência tem de estar bloqueado com um pano húmido. Deve segurar o desentupidor por cima do escoadouro bombeando para cima e para baixo. Isto vai obrigar a água a sair pelo cano e assim desentupi-lo. Outra forma de desentupir é optar por uma bomba ou um produto de limpeza em aerossol. Esta forma de desentupir cria maior pressão e somente podem ser usados com o tanque vazio

Como desentupir sanitas

Para desentupir sanitas pode encontrar versões maiores de desentupidores e de bombas para utilizar em casas de banho. O cabo flexivel também tem de ser maior. A extremidade deste deve passar a curva em U até chegar ao bloqueio, altura em que apenas deve ser suficiente rodá-la.

Tipos de desentupidores

Há outro tipo de desentupidores que são constituídos por um cabo de aço flexível com uma cabeça com formato especial numa das extremidades e, por vezes, uma pega rotativa na outra. É passado através do escoadouro e ao longo do cano até atingir o bloqueio, altura em que a cabeça é virada para abrir o bloqueio e permitir que a água passe livremente. Este tipo de desentupidor não pode ser usado num sifão.

Como retirar o sifão

Se estes métodos não solucionarem o problema e se o filtro for do tipo garrafa, terá de retirar o sifão. Ponha um balde por baixo e desaperte a ligação com a mão. Se o bloqueio for no sifão, deve conseguir tirá-lo. Se for mais abaixo,retirar o sifão para ter mais espaço. Depois de desentupido, volte a colocar o sifão, certificando-se de que está tudo no sítio.

Utilizar varetas de drenagem

As varetas de drenagem são usadas para limpar canos quando existe um entupimento entre uma câmara de inspecção cheia e a seguinte vazia. Quando encontrar a câmara vazia, volte à anterior cheia e coloque as varetas nesse ponto. As varetas de drenagem vêm com um conjunto- bombas para empurrar o bloqueio ao longo dos canos, raspadoras para o puxar para trás e parafusos sem-fim ou rodas de limpeza para o fazer sair. Comece por um parafuso sem-fim ligado a duas varetas, descendo-o até ao fundo da câmara. Procure o canal semi–redondo no fundo da câmara e empurre o parafuso ao longo deste até entrar no cano no fundo. Empurre-o ao longo do cano, adicione mais varetas à extremidade livre e vire apenas as varetas no sentido dos ponteiros do relógio, caso contrário podem desenroscar-se. Continue a trabalhar até que a água corra para a câmara vazia e depois use uma raspadora e uma bomba para abrir a secção subterrânea do cano.

Nota:

Os canos de esgoto maiores, aos quais os canos podem estar ligados, e os canos de esgoto das casas de banho também podem ficar entupidos, necessitando de versões maiores das mesmas ferramentas.

O que fazer se esgotos e canalizações estiverem entupidos

Se tiver um cabo de aço flexível maior pode usá-lo para desentupir os canos subterrâneos. O cabo deve ser introduzido pelo esgoto aberto ao longo da canalização até atingir o bloqueio. O cano de esgoto principal é sempre vertical, quer dentro quer fora de casa. Se estiver entupido, o melhor para o desentupir será abrir a tampa de inspecção e usar um cabo flexível ou então varetas de drenagem para fazer sair o que o está a entupir.

Algumas sugestões práticas:

Para manter os canos de esgoto limpos livres de sujidade e lixo, introduza de vez em quando soda cáustica no escoadouro. Isto irá evitar que a gordura se acumule. Os detergentes de limpeza químicos podem ser usados da mesma forma. Se o entupimento for total isto não vai resolver nada.

25 Comments

  1. Mário Canalizador Responder
  2. Grazi Responder
  3. pedro osvaldo de carvalho maia Responder
    • Antonio Oliveira Responder
      • ADAMASTOR DE PAULA PINHEIRO Responder
    • Gilberto Responder
    • calao Responder
  4. Joao Pedro Responder
  5. Antonio Lopes Responder
    • ADAMASTOR DE PAULA PINHEIRO Responder
  6. alisson Responder
  7. luz maura Responder
  8. RONALDO Responder
  9. calcário nas tubagens Responder
  10. Rafael Responder
    • ADAMASTOR DE PAULA PINHEIRO Responder
  11. Roque Responder

Deixar Comentário