Limpeza e Reparação de Algerozes

O que são algerozes?

A função principal dos algerozes é recolher a água da chuva que cai nos telhados transferindo-a para canalizações subterrâneas. Variam conforme o tamanho, o formato e os materiais usados. Antigamente o ferro fundido era  material  mais comum na composição dos algerozes. Hoje em dia o ferro mas foi substituído pelo plástico. Existem outros materiais usados nos algerozes como o alumínio e o aço galvanizado.

Componentes dos algerozes

Os algerozes podem se apresentar com três formatos diferentes: meio-círculo, quadrados ou moldados. O mais frequente é o molde ogival. Qualquer que for o seu formato formato, grande parte deles tem comprimentos padrão, e devido a isso precisam de junções entre as várias peças. Cada peça é apoiada em dois ou mais suportes e alguns suportes são combinados com unidades de junção. Num canto, um cotovelo em ângulo recto (90 graus) junta duas peças.Existe  também cantos de 120 e 135 graus para janelas salientes. Na extremidade do telhado é colocado um terminal. O algeroz é ligado através de um escoadouro ao tubo de escoamento, que leva a água da chuva para a canalização; se esta estiver na extremidade do algeroz, é conhecido como escoadouro com terminal. O tubo de escoamento possui as suas próprias abraçadeiras e cantos e ainda uma espécie de escoadouro ao fundo para dirigir a água para o canal de drenagem. Por vezes, especialmente onde existe mais do que um tubo de queda, é colocado um funil a um único tubo de escoamento e os canos dos algerozes esvaziam a sua água no funil para ser levada para a canalização. Para a maioria das casas, usa-se 115 mm de algeroz em combinação com tubo de descarga de 70 mm. Em casas grandes, usa-se um algeroz mais fundo e uma maior capacidade. Nas garagens, pavilhões e anexos, 75 mm de algeroz e ainda 50 mm de tubo de descarga serão suficientes.

Algeroz de alumínio

O  algeroz de alumínio tem a vantagem de ser rígido e à prova de ferrugem. Vendem-se já com pré-acabamento, de várias cores e perfis. A água da chuva cai do alto do telhado e desce, onde é recolhida pelo algeroz mais abaixo. Depois vai pelo tubo de escoamento até aos canos.

Algeroz de plástico

O algeroz de plástico é menos rígido e não sofre corrosão. Este tipo de algeroz é mais leve e fácil de manusear. Há em variadas cores. Os meios-círculos e os quadrados são os algerozes mais comuns e vendem-se em modelos padrão, mais profundos e em formatos modelados e ogivais. também possam ser adquiridos. Vende-se também juntas de ligação para unir os algerozes de plástico ou de alumínio. Pode optar por tubos de escoamento redondos, quadrados ou rectangulares. Existem algerozes em meio-círculo com nervuras que tem como função recolher as folhas e deixar a água escorrer livremente. Estes algerozes de material plástico podem ser vedados com borracha ou com junções de neopreno nas juntas de ligação. A sua instalação é feita com as abraçadeiras, mas por vezes necessitam de ser cortados entalhes  para se encaixarem mais facilmente nas junções de ligação. Apesar de terem o mesmo tamanho e o mesmo formato, existem marcas de algerozes de plástico que não são compatíveis com outras. O ideal é usar a mesma marca para não correr esse risco.

Colocação dos algerozes

Os fabricantes de algerozes conseguem dar-nos boas indicações, ajudando-nos a escolher o algeroz que queremos substituir e  como se deve instalar. A função principal do algeroz é conseguir escoar totalmente a água das chuvas. Deve modo deve ser instalado com alguma inclinação a partir do ponto mais alto, na ponta do telhado, desde o escoadouro até ao tubo de escoamento.

A Manutenção
Para evitar que as folhas e restos de ramos e alguns resíduos se acumulem nos algerozes, correndo o risco de entupi-los, deve lavar os algerozes de forma regular. devem ser limpos com um jacto de água e verifique se a água é ecoada correctamente.

Limpar e reparar algerozes

Os algerozes e tubos de descarga são utensílios de escoamento essenciais para escoar as águas da chuva nas habitações. Por isso mesmo se encontram expostos ás mais diversas intempéries, nestes casos é muito natural que fiquem entupidos. Desta forma é advertimos para uma boa manutenção dos mesmos. No caso de substituições recorra sempre à marca que comprou inicialmente.

Reparações importantes

No caso de grandes fendas, estas devem ser tratadas com um produto de borracha líquida, que deverá ser espalhada em duas camadas de diferente espessura. A primeira camada deve ser diluída, a segunda camada deverá ser um pouco mais grossa e só aplicada depois da secagem da primeira camada. Deverá reforçar as junções com tela de fibra de vidro.

As fendas dos algerozes

Se houver uma fenda no escoamento, este pode danificar as paredes. Este tipo de fendas pode ser reparado com os seguintes passos:

. substituir o troço do algeroz danificado com a fenda;

.tapar os buracos com zinco e betume;

.cobrir com um tela de vidro e um maçarico para proteger o algeroz;

Limpar os  algerozes e tubos de descarga

Para limpar algerozes o outono é a estação ideal. Nesta estação do Ano, devem ser removidas as folhas, ninhos de aves, lixo e detritos que se costumam acumular, para que as primeiras chuvas de inverno possam correr livremente. O lixo acumulado das goteiras também deve ser retirado. No caso de entupimento de um destes tubos use um gancho de metal dobrado, ou uma vareta.

A evacuação da água

O mais aconselhado para que as águas da chuva não danifiquem as paredes e provoquem infiltrações é colocar no fundo do algeroz uma curva para desviar o curso da água.

Colocar um ralo
Poderá também colocar um ralo para bloquear os resíduos maiores, no entanto este deverá ser limpo regularmente.

Manutenção de algerozes e tubo ferro fundido

Os algerozes tradicionais de ferro fundido apesar de serem muito bonitos também são afectados pela ferrugem e por isso mesmo precisam de  pinturas regulares para manterem a sua qualidade. Para além da ferrugem o betumes usado para vedar a junções costuma secar e provocar fugas, neste caso o ideal será usar tinta betuminosa.

Manutenção de algerozes e tubos de descarga de plástico.

Os algerozes de plástico são mais fáceis de reparar pelo que estes são a escolha mais sensata, pois também são mais fáceis de substituir. Para evitar fugas nas junções neste tipo de algerozes o ideal é o isolamento com borracha. No caso de não resultar poderá ainda tentar limpa-lo com sabão líquido. Se a fuga for na parte final do algeroz este deve ser ser substituindo da mesma forma. No entanto também existe à venda uma fita de reparação de algerozes para pequenas rachas e fendas.

Reparar suportes de algerozes

Os suportes de algerozes também podem ser reparados. O ideal é retirar a parte onde esta o suporte danificado e aparafusar os parafusos que eventualmente estejam soltos, ou substitui-los se for o caso.

Tubos de descarga

Para manter limpos e em bom estado os tubos de descarga temos alguns conselhos muito fáceis de seguir:

. Para evitar que os pássaros façam ninhos nos tubos aplique uma rede no topo do tubo;

. No caso de entupimento, limpe o tubo com varetas de drenagem;

. Se tiver uma racha ou fenda no tubo de descarga de ferro fundido, repare-o com um kit de reparação de fibra de vidro usado na carroçaria dos carros.Pode usar também fita adesiva de fibra de vidro.




2 Comments

  1. Teresa Mira Responder
  2. Teresa Mira Responder

Deixar Comentário