Lista de compras de Natal no supermercado

Nesta época já bem próxima do Natal, começa a ser altura de planear com calma a Ceia e o Dia de Natal. Desde prendas até aos convidados que passarão connosco este dia, há muito a fazer e nesta altura de crise económica deixar para a véspera e arriscar gastar mais que o necessário não é a solução ideal.

Lista de compras de Natal no supermercado

Neste artigo vamos falar um pouco de uma das tarefas relativas ao Natal: as compras para o Natal no supermercado, mais concretamente as relacionadas com a Ceia e Dia de Natal.

Nesta altura, tal como em todas as outras, não se deve desperdiçar comida por isso confirme os convites que fez, tentando saber com certeza quem realmente irá comparecer. Desta forma, não irá faltar nem sobrar comida.

Perú ou Bacalhau para o Natal?

De seguida, deve avaliar se prevalece o tradicional bacalhau ou se alteram para peru, ou mesmo polvo, três pratos típicos da Ceia de Natal em Portugal. Aja de acordo com as preferências dos seus convidados, mas claro que a sua opinião tem um peso muito importante.

Tente agradar a todos, mas não exagere pois muitas pessoas não gostam dos pratos natalícios por isso cuidado com satisfazer todos os gostos ou acabará a desperdiçar comida.

perú de natal

Faça a sua Lista de compras de Natal no supermercado por partes

Para fazer a lista do que necessita não complique, faça-a por partes. Liste as carnes e/ou bacalhau que julga ser suficiente, depois as hortaliças, frutas e sobremesas. Por fim as bebidas e frutos secos.

Não esqueça os ingredientes para o tempero da refeição e para as sobremesas que vai fazer em casa. Ovos, leite, amido de milho, aletria, etc., devem constar desta lista.

Nota: Ervas e temperos frescos dão um sabor especial, utilize-os.

Não esqueça a questão dos valores nutricionais e calóricos. Nesta altura é natural que as pessoas exagerem um pouco, mas não convém abusar. Se tiver que optar, escolha sempre pratos frescos e alimentos naturais.

Consulte preços de Natal no supermercado

Numa altura de aperto financeiro, o preço dos alimentos conta bastante mas o seu estado e prazo de validade são mais importantes. Tenha, portanto, cuidado com o que coloca no carrinho de compras, pois alimentos mal acondicionados ou com prazos de validade a terminar breve são colocados muitas vezes à venda com desconto.

No final, sobras e afins podem ser utilizados nas refeições seguintes para fazer tartes ou similares.

Mas, tudo isto dito anteriormente, é apenas válido se a Ceia for em sua casa. Se fizer a Ceia na casa de alguém conhecido não terá todo este trabalho, no entanto fica sempre bem perguntar o que deve levar e se é necessário ajuda. Se disserem que não leve sempre algo… uma sobremesa tradicional ou um aperitivo fora do comum, tudo dependerá da personalidade dos seus amigos e da sua.

Natal é estar com a família essencialmente

Não esqueça no fim de tudo que o Natal não é simplesmente uma troca de prendas ou uma ceia fora do comum… Natal é estar com a família e com aqueles de quem se gosta. Mais que uma simples troca de presentes, o Natal é uma troca de afetos. Dê e verá que recebe em dobro.

 




Deixar Comentário