Madeiras: técnicas de envelhecimento em móveis

O acabamento de madeira envelhecida é apreciado por muitas pessoas e decoradores. Por isso, existem diversas técnicas que permitem tornar o mobiliário com um aspeto mais velho, ainda que na realidade não o seja.

Estas técnicas de envelhecimento vão permitir que, através da utilização de alguns materiais específicos, a madeira acabe por parecer envelhecida ou desgastada pelo tempo.

Seguem-se algumas dicas de como aplicar estas técnicas de envelhecimento:

  • Emulsões – Uma boa técnica para envelhecer madeira é optar por usar tintas de água (de preferência use emulsões mate), pois estas são mais fáceis de texturar que as respectivas alternativas a óleo. O efeito fica mais realista, dado o facto do acabamento ser também mais baço.
  • Mossas – Pode também dar um aspecto de envelhecimento a mobiliário com algumas mossas, de forma a criar um efeito de uso. Para fazer as mossas basta bater com o cabo de uma ferramenta, por exemplo, na superfície da madeira.
  • Rebordos – É nesta área que se começam a notar os primeiros sinais de uso e de antiguidade do móvel. Por isso, certifique-se que textura bem os rebordos, de modo a que se intensifique esse mesmo desgaste.
  • Lixa A lixa é provavelmente uma das ferramentas mais eficazes para dar um acabamento de maior textura e de desgaste a uma peça de mobiliário. Use a lixa para desgastar partes específicas como rebordos, por exemplo. Use uma lixa plana, pois vai conseguir controlar melhor a pressão a empregar em cada área.
  • Cera –Outra técnica bastante fácil e eficaz de conferir um aspecto de maior desgaste a qualquer peça de mobiliário é através do uso de cera líquida. A técnica é simples: basta aplicar cera líquida na superfície pintada ou texturada e , de seguida, passar com um esfregão palha de aço por cima. A cera vai criar um acabamento mais ” sujo” e rugoso na superfície da madeira.
  • Tinta estalada – O aspecto de tinta estalada também é uma técnica de envelhecimento muito popular e fácil de aplicar. Utilize verniz próprio que irá estalar  a tinta depois de estar seco. Para maximizar  a sua eficácia é conveniente que o período de tempo entre a aplicação do aparelho de verniz e a última demão seja constante ao longo de toda a superfície. Para uma secagem mais rápida pode usar um secador de cabelo. Desta forma vai conseguir aplicar um segunda camada mais cedo. O calor também é muito eficaz para intensificar o tamanho das rachas.

Estas são apenas algumas das técnicas de envelhecimento mais eficazes, mas ainda assim fáceis de elaborar sem que seja necessário ter grandes conhecimentos na área de acabamentos. Por isso, facilmente irá conseguir conferir aos seus móveis um efeito mais envelhecido e de desgaste.

 




5 Comments

  1. Lidia Responder
  2. Miguel Responder

Deixar Comentário