Manutenção de Cozinha Industrial

Não existe uma cozinha industrial em que a limpeza e manutenção não sejam uma prioridade. A manutenção de cozinha industrial pode parecer uma tarfea ingrata, especialmente quando a gordura começa a acumular nos equipamentos, especialmente se forem de aço inoxidável.

De facto, a limpeza e manutenção de cozinha industrial regular é o melhor que existe para minorizar os trabalhos de limpeza mais profundos. Por isto, tente manter a sua cozinha limpa o suficiente para que tudo o que for necessário ser utilizado esteja nas devidas condições.

Manutenção de Cozinha Industrial

Mesmo para uma manutenção de cozinha industrial podem ser utilizados os mais simples produtos de limpeza como o sabão ou detergente, água e desinfetantes suaves.

Nos casos das cozinhas industriais, muitos são aqueles que contratam serviços de limpeza e manutenção exteriores, executando trabalhos de reformas estruturais, mecânicas e eletromecânicas em equipamentos, inclusivé nos locais de instalação que mais impróprios se apresentem. A maior parte destas empresas também se responsabiliza pelo transporte dos equipamentos quand necessário.

Não é por se tratar de uma cozinha industrial que, por exemplo, a esponja seja posta de parte. Use-a para limpar os lavatórios e lava-loiças, de preferência uma esfoliante. Não serão obrigatoriamente necessários grandes gastos, pois pode auxiliar-se da água e bicarbonato de sódio para soltar os alimentos mais incrustados e outras sujidades. Depois, eles deverão ser enxaguados com a mangueira com água quente para limpaar os lavatórios.

Numa boa manutenção de cozinha industrial, encha uma pia com água quente e sabão ou detergente suave, outra com água quente simples e uma terceira com água fria e uma solução desinfetante.

Limpeza de cozinha industrial

Limpar os talheres e utensílios de cozinha

Limpar os talheres e utensílios de cozinha também faz parte duma manutenção de cozinha industrial. Os pratos sujos, vasos e outros artigos deve ser empilhados para um lado da pia. Os restos de comida deverão ser raspados para o contentor do lixo. Deverá ser usado um jato de spray quante para cada peça ser enxaguada ou, em alternativa, deixar correr muita água da torneira em cada uma. Cada prato deve ser lavado com uma esfoliação / esponja na primeira pia, enxaguando-os na segunda pia em seguida. Por fim, enxague-os na terceira pia e deverão ficar a secar numa rack.

Limpeza de bancadas na cozinha

Mas as bancadas, superfícies fixas e placas de corte também devem ser alvos de máxima importânica numa manutenção de cozinha industrial. Pulverize as superfícies com uma solução desinfetante e, em seguida, limpe com um pano húmido. As superfícies em aço inoxidável devem ser limpas com água e viagre par aficarem brilhantes.

Quanto aos fornos, limpe-os com um pano ou esponja e água com sabão ou detergente. Aqueça as grades para verificar se não ficam restos de comida. Esfregue a grelha, quente, com uma escova de cabo longo.

Lembre-se do lixo quando proceder à manutenção de cozinha industrial em primeiro lugar, pois deverá esvaziar os contentores e caixotes do lixo antes de limpar o chão, por forma a eliminar a possibilidade de derramar lixo no chão.

Relativamente ao chão, os detritos deverão ser removidos, junto com poeiras, com uma vassoura e uma pá de lixo e não com aspiradores. O mais simples numa manutenção de cozinha industrial é depois de varrer e passar água quente com detergente no chão, passar com água quente limpa e permitir que o chão seque ao ar.

 




Deixar Comentário