Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Manutenção de panelas inox

panela_inox

Para a correta manutenção de panelas inox, os melhores produtos para conservar são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e removedores à base de amoníaco. Claro que estes removedores deverão ser diluídos em água morna e aplicados com um pano macio ou esponja de nylon.

Adicionalmente, para uma boa manutenção de panelas inox deverá enxaguá-las com bastante água morna e secar de imediato com um pano macio, que não deixe pelos.

O secar da panela é um passo muito importante no processo de manutenção, pois irá evitar as manchas na sua superfície.

 

Panela-Inox

 

Como lavar panela inox

A limpeza normal pode ser feita na máquina de lavar loiça e, apenas quando a sujidade for mais intensa, é que se aconselha uma pré-lavagem. O que nunca deverá utilizar na manutenção de panelas inox são os chamados esfregões palha-de-aço.

Quando se vir a mãos com leves manchas, aplique uma mistura de gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool até que fique uma pasta. Com um pano macio, passe na panela. Como alternativa, pode usar uma escova de cerdas macias, desde que a utilize muito suavemente e com passagens longas e uniformes, no sentido do acabamento. Evite os movimentos circulares. Depois basta enxaguar com bastante água morna e secar bem.

Se a panela inox tiver manchas mais profundas e difíceis de eliminar, deverá fazer uma pré-imersão em detergente aquecido ou numa solução de um removedor à base de amoníaco e água morna. Caso isto não seja suficiente, para amolecer os resíduos, escolha produtos mais abrasivos como removedores à base de soda cáustica e depois prossiga com o método de limpeza de sujidade leve. Poderá repetir se houver necessidade. Se, mesmo assim, as manchas teimarem em não sair, tente com produtos ainda mais abrasivos, mas apenas como último recurso, pois existe o risco de danificarem o inox. Enxague e prossiga com uma limpeza normal.

 

panela_inox

 

Muitas vezes quando estamos a proceder com a manutenção de panelas inox deparamo-nos com restos de gorduras e óleos. O primeiro passo para remover este tipo de sujidade é limpar a panela com um pano grosso ou papel de cozinha. De seguida, mergulhe a panela numa mistura de detergente aquecido e amoníaco e, por fim, proceda com a limpeza normal.

Para remover marcas de dedos, deverá fazê-lo com um pano macio ou papel de cozinha humedecidos em álcool ou acetona.

Para remover etiquetas e adesivos das panela inox pode usar a seguinte estratégia que lhe mostramos de seguida. Primeiro descole o máximo que conseguir. Depois deverá mergulhar a panela em água morna e esfregar com um pano macio. Se mesmo assim o adesivo persistir, seque a panela e esfregue suavemente com um pano macio e álcool ou acetona.

Limpeza de manchas difíceis

No caso de uma manutenção de panelas inox implicar o lidar com manchas mais persistentes, esfregue com vigor a superfície manchada com uma pasta feita de abrasivo fino, água e ácido nítrico a 10%, auxiliando-se de uma esponja de polir.

De frisar que este tratamento é apenas de último recurso. Deverá seguir-se um enxaguamento numa solução de amoníaco ou bicarbonato de sódio, antes da limpeza normal.

Durante a limpeza é de evitar as manchas de água. Para além do cloro, a água contém partículas minerais que se concentram na superfície inox, sempre que deixamos uma panela a secar ao ar. Para as evitar, enxagúe a sua panela com um pano macio logo após a lavagem.

Sem Comentários para “Manutenção de panelas inox”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: