Métodos para obter flores secas

Como preparar as flores para fazer arranjos de flores secas

Método de secar flores

Existem 3 formas diferentes de secar as flores:

Secagem com sílica-gel

A sílica-gel ajuda a extrair a água das flores de uma forma eficiente. Este produto deve ser conservado em recipientes fechados. A sílica-gel torna a secar rapidamente no forno da cozinha com uma temperatura de 120 a 130°C . Depois de seca pode ser usada sem qualquer problema. A sílica-gel quando é molhada fica com um tom avermelhado, quando está seca torna-se branco-azulada. Modo de secagem: Enfie o arame e coloque as flores sobre o produto secante. Com uma colher, espalhe o produto secante, cobrindo as flores completamente. Espere um dia ou uma noite para as flores secarem completamente.

Secagem na areia

Seque previamente areia fina no forno do fogão da cozinha e deixe arrefecer. A areia extrai então água das plantas. Este método é especialmente indicado para a secagem de flores grandes e delicadas, como rosas, tulipas ou cravos. As caixas de sapatos são excelentes para enterrar as flores na areia. Quando proceder a esta operação, tente, na medida do possível, que cada pétala fique rodeada de areia. Flores como as margaridas, por exemplo, elevem ser mergulhadas com a cabeça para baixo; as flores em forma de cálice devem ser enchidas cuidadosamente com areia e depois enterradas. Ao secar flores por este método, retiram-se todas as folhas. As  flores muito grandes deve-se cortar os pés  até uma altura de 2-3 cm. Todos os caules devem levar arame para dar apoio; nos caules ocos, ele é introduzido e fica preso ao receptáculo mediante um pequeno gancho formado na extremidade. A flor seca é posteriormente retirada com todo o cuidado com o auxílio desse arame. O período de secagem pode variar entre poucos dias e um mês, no máximo.

Secagem ar livre

As flores de plantas não muito carnudas são colocadas de cabeça para baixo num local escuro e arejado. Resguardadas da luz, elas conservam as cores.

secar plantas

Como colher as flores e fazer a sua preparação

Para fazer a recolha das flores escolha um dia seco. As flores devem estar totalmente abertas. As flores herbáceas devem ser colhidas antes de largarem a semente. Apanhe sempre mais do que o previsto, pois algumas flores podem estragar-se. Use somente as flores mais perfeitas. As formas deficientes secam como formas deficientes. Use somente plantas livre de danos de doenças e de insectos. Os danos tornam-se mais óbvios somente após secar. Escolha flores quando estão livres de orvalho ou de chuva. Coloque caules num recipiente da água para impedir que enruguem. Faça a sua preparação logo de seguida. Retire as folhas dos caules. As flores grandes e pesadas devem ser envolvidas com arame de florista para ajudar a manter a forma.

Cuidados com as flores secas armazenadas

As flores secas guardadas em casa podem ser atacadas por insectos caseiros, tais como besouros, bichos da prata ou outros similares. Enquanto mastigam o tecido macio dos centros da planta, as flores podem quebrar-se e cair. Estes bichos não vem junto com as flores colhidas no jardim ou no campo, mas entram nas caixas em casa durante o seu armazenamento. Deve verificar as caixas de vez em quando, e se existirem insectos, destruir os materiais infectados. Recipientes firmemente selados impedem a invasão. Se estiverem presentes pestes, limpar completamente o recipiente antes de usá-lo outra vez. As bolas de naftalina podem repelir insectos; alguns insecticidas genéricos podem ajudar controlá-los, mas uma vez que a área esteja infestada, a erradicação completa é difícil. Limpeza e persistência são os melhores meios de remediar a situação.

Nota:

Não pense que flores secas conservam o seu estado para sempre sem ficarem danificadas.  As flores secas devem devem ser substituídas uma vez por ano por arranjos novos. Se tiver cuidado e fizer a sua manutenção podem durar mais tempo do que o estimado. Mesmo as melhores flores secas desvanecem gradualmente as cores e devem ser eliminadas quando já não produzem o efeito desejado. As flores que tendem a desvanecer podem ser levemente matizadas com pinturas ou tinturas de aerossol para uma cor mais durável. Com cuidado, o ar natural é preservado.




6 Comments

  1. Eva Veras Responder
    • Francisca Responder
  2. Heloize Responder
  3. silvia regnet Responder

Deixar Comentário