O seu VOLKSWAGEN

O seu VOLKSWAGEN

volkswagem-carocha-fusca

O automóvel VOLKSWAGEN que, em alemão significa “carro popular”, foi projetado em 1933 pelo Dr. Porsche que emprestou seu nome a este notável carro esportivo e com o qual o Volkswagen muito se parece em suas características mecânicas, e teve sua fabricação em série iniciada em 1939, em Wolfsburg, Alemanha.
Com o advento da II Grande Guerra, a fábrica dedicou-se a fabricação de peças para motores de aviões, motores e veículos para uso militar, destinadas em grande parte para o “Afrika Korps”, em virtude de suas características de economia e por possuir motor refrigerado a ar, ideal para campanhas no deserto.
Finda a guerra, a fábrica foi reorganizada e pouco depois já fabricava veículos para uso interno e também para exportação.
Com a crescente aceitação e procura desses veículos em suas duas versões, sedan e utilitários, construíram-se linhas de montagem em diversos países, inclusive no Brasil, e com o programa da implantação da indústria automobilística em nosso país orientada pelo GEIA (Grupo Executivo para a Indústria Automobilística), procedeu-se a nacionalização progressiva dos componentes desses veículos, que, atualmente, podem ser considerados cem por cento nacionais.
Desde o início de sua fabricação até os dias atuais, contam-se aos milhares os aperfeiçoamentos introduzidos no VW, não só com a finalidade de melhorar suas características mecânicas, como também no que se refere ao conforto e embelezamento, embora permaneçam as linhas fundamentais, e esse aperfeiçoamento continuará, pelo que a fábrica se reserva o direito de introduzir modificações mesmo nos veículos em produção.
Este Post destina-se aos proprietários dos veículos VW, sejam amadores ou profissionais, embora contenha também informes e considerações de ordem técnica útil aos mecânicos que lidam com esses veículos, para os quais, no entanto, a fábrica mantém cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento, que são essenciais.
A fim de apresentarmos um trabalho o mais perfeito possível, antes de ser publicado, este livro foi encaminhado a fábrica para apreciação, sendo aprovado por seu Departamento de Assistência Técnica não só no que se refere ao texto, como as ilustrações e suas legendas.
Seguimos nesta obra o mesmo roteiro didático que imprimimos aos nossos trabalhos anteriores sobre manutenção e mecânica de veículos automotores: descrição detalhada do funcionamento, princípios básicos de manutenção e, finalmente, descrição de pequenos e grandes reparos. Embora façamos aqui a descrição de serviços mecânicos de grande monta, assim o fazemos mais por ilustração e para lembrar a mecânicos especializados certos detalhes que podem ser esquecidos, mas não aconselhamos e mesmo condenamos que serviços de tal ordem- sejam realizados pelo proprietário, sem conhecimentos técnicos suficientes e sem ferramentas apropriadas indispensáveis. Trabalhos mecânicos que impliquem em desmontagem do motor, da carcaça da transmissão e outros dessa ordem devem ser feitos no Revendedor VW, levando-se em conta, principalmente, que tais serviços quase nunca se tornam necessários e quando o são, depois de muitos anos de uso, devem ser bem executados.
No entanto, na descrição do funcionamento e dos pequenos serviços de manutenção que podem ser realizados pelo proprietário, descemos aos mínimos detalhes, e assim procedemos também em relação aos reparos eventuais de emergência, embora sejam pouco comuns, pois o VW se caracteriza pelo funcionamento uniforme e livre de enguiços.




Deixar Comentário