Pintura de paredes: efeitos com um trapo

Podemos usar diversos materiais para conseguir criar efeitos na pintura de paredes. Um dos materiais mais simples de usar é o trapo, cuja utilização é bastante semelhante à esponja.

Existem diversas técnicas de utilização do trapo, sendo que cada uma é capaz de produzir diversos padrões e figuras na parede.

Para produzir o efeito nas paredes é necessário o uso de um vidraço. Os vidraços têm sido tradicionalmente usados à base de tinta de óleo, mas as modernas tintas acrílicas são populares e, em geral, já vêm preparadas. Para obter um bom vidraço de base acrílica, cinco a dez por cento da mistura devem ser cor e o resto vidraço.

No artigo de hoje vamos mostrar-lhe como fazer efeitos na parede com trapo.

Criação de efeitos com trapo

Efeito simples

 

 

Use um trapo húmido e amarrotado e aplique uma ligeira pressão sobre o vidraço, como se vê na figura acima. É aconselhável que vá mudando a posição do trapo na superfície da parede com frequência, de forma a que o padrão criado seja irregular, logo mais interessante. Cubra bem todas as áreas e nas que permanecem brancas aplique o trapo antes que o vidraço seque. Passe o pano por água com frequência.

Em alternativa ao trapo poderá utilizar um saco de plástico. A técnica a aplicar é a mesma do trapo. Vai precisar de ter à mão bastantes sacos de plástico, pois vai precisar de os ir trocando durante a aplicação.  Como acontece com os trapos, diferentes tipos de sacos produzem efeitos distintos.

Rolamento do trapo

 

 

A aplicação da técnica do trapo é um pouco mais complexa que que a técnica simples descrita anteriormente. É um efeito ideal para áreas mais pequenas, como painéis de parede, uma vez que pode ser difícil e extenuante a sua aplicação em áreas de grandes dimensões.

Ao escolher os trapos adequados certifique-se que  estão todos cortados do mesmo tamanho e são todos do mesmo tipo de material. Os pedaços de pano não devem conter costuras, pois vão notar-se na parede.

A preparação dos trapos também é importante. Dê nós em alguns trapos antes de começar a criar este efeito na parede e tenha-os à mão durante a aplicação. Os rolos devem ficar todos do mesmo tamanho e grossura. Mantenha-os num tabuleiro de tinta para não apanharem pó.

Aplique o vidraço de cima para baixo em faixas na área a ser coberta. Faça cada faixa ligeiramente mais larga que os nós do trapo. Comece a rolar o trapo num dos cantos da área a ser coberta, para estabelecer um rebordo direito ao longo de toda a parede. Sobreponha cada faixa de pano, como se estivesse a criar um padrão contínuo.




3 Comments

  1. Luiz A M Costa Responder

Deixar Comentário