Plantas de interior com flor

Como cultivar plantas de interior que dão flor

As alegrias-da-casa ou Impatiens Walleriana são um género de plantas que englobam cerca de 1000 espécies de plantas de flor pertencentes à família Balsaminaceae. Estas plantas são fortes e tenras, anuais e perenes originárias da Ásia, América do Norte e África do Sul. Algumas espécies são plantas anuais e produzem flores desde o começo do verão até aos primeiros frios, enquanto as espécies perenes, encontradas em climas mais moderados, podem florescer durante todo o ano. Ambas podem ser cultivadas no interior ou no exterior, mas sempre protegidas da luz solar directa. As espécies híbridas desta planta detêm uma grande importância comercial como plantas de jardim. Estas espécies eram originalmente conhecidas como ervas daninhas da Costa Rica.

Propagação

São fáceis de propagar a partir de uma planta adulta, tirando e plantando estacas da planta em qualquer altura entre os meses de Abril e Setembro. Escolha rebentos fortes e saudáveis e corte estacas com cerca de 5-10 cm de comprimento. Retire as folhas da parte inferior dos caules e ponha as estacas a enraizar em água num local onde haja bastante luz, mas sem as expor a sol directo. Ao fim de algumas semanas, as estacas começam a lançar raízes. Quando estas estiverem suficientemente desenvolvidas, as plantas podem ser mudadas para vasos com uma mistura para plantas.

Como tratar delas

Se comprar uma alegria-da-casa já plantada num vaso, coloque-a num local soalheiro onde receba luz forte, mas não sol directo quente. Regue pouco no Inverno, mas a partir da Primavera mantenha a terra sempre húmida. Durante a estação da floração adube duas vezes por semana com um vulgar adubo líquido; de vez em quando, desponte para a planta se manter densa. Esta planta é colorida, vistosa e de várias cores produzindo flores brancas, vermelhas, cor de rosa,  laranjas e outras… São ideais para interessar as crianças pelos prazeres da jardinagem.




2 Comments

Deixar Comentário