Poupe água no seu jardim

Poupar água

Para economizar água e humidade no seu jardim terá de seleccionar plantas que sobrevivam bem à seca e em conjunto com algumas técnicas de conservar água, poderá ter um jardim bonito sem ter de gastar muito dinheiro no consumo de água.

14  Dicas que pode experimentar no seu jardim:

1-Crie canteiros rebaixados e não elevados, estes seguram a água e criam um pouco de sombra.

2 – Crie retenções de água utilizando barris de chuva para juntar água da chuva .

3 – Conheça o tipo de solo, isto vai ajudar a decidir pelo método mais adequado de rega, para evitar desperdício de água.

4 – A escolha de uma planta adequada ás suas condições de crescimento, significa que irá precisar de pouco a nenhum fertilizante e pesticida. Veja também quais as plantas que sobrevivem com a média de queda de chuva anual, na sua zona.

5 – Procure sombra para as suas plantas, desta forma elas poderão sobreviver mais tempo sem serem regadas, reduzindo assim a perda de humidade.

6 – Proteja as plantas sensíveis ao calor colocando-as em áreas que recebam sol só da parte da manhã.

7 – Deixe a relva adormecer durante os períodos secos; irá ficar surpreendido com a rapidez que resume, quando começarem a caiar as primeiras chuvas.

8 – Não corte a relva enquanto é curta. A relva que crescer até à altura recomendada a ser cortada desenvolve um sistema de raízes mais profundas, dá sombra às raízes e tolera melhor a seca.

9 – Afie a lâmina da máquina de cortar relva. Relva que é bem cortada, sem ser rasgada, perde menos humidade.

10 – Colocar adubo orgânico em volta das plantas, vai conservar a humidade e manter as raízes das plantas frescas.

11 – Regue as suas plantas com menos frequência, mas com mais profundidade. Uma rega de três em Três dias mas com bastante água vais fazer com que as raízes procurem humidade numa área mais vasta, do que as raízes curtas e rasas.

12 – Cedo de manhã é a melhor altura para fazer a régua pois há menos evaporação de água.

13 – Utilize uma mangueira de chuva que vai fazer com que a água entre lentamente e directamente no solo, fazendo com que as plantas absorvam mais humidade.

14 – Utilize plantas tolerantes a seca, para reduzir a necessidade de rega.




4 Comments

  1. rui gonçalves Responder
  2. Nadir Bonifacio Responder

Deixar Comentário