Preparação de subsoalhos

Para revestir soalhos é preciso que se faça uma preparação prévia, de modo que o trabalho final fique perfeito e bem nivelado.

Se não sabe como efectuar esta preparação ou tem dúvidas em relação a algumas etapas, então confira as nossas próximas dicas para preparação de subsoalhos.

pavimento2

Preparação

Em primeiro lugar, antes de preparar um revestimento de pavimento novo é preciso remover todos os vestígios do anterior. No caso de um revestimento em alcatifa, deite-a fora, mas guarde os fixadores, pois estes podem ser utilizados novamente, assim como o reforço.

No caso de pavimento cerâmico, não precisa de o remover (se estiver em boas condições e nivelado), pois serve como boa base para assentar um novo revestimento, acabando por dar menos trabalho e ser mais económico.

No caso de pavimento vinílico, deve removê-lo. A facilidade de remoção vai depender da cola que foi utilizada para o fixar.  Um truque é utilizar uma pistola de ar quente para amolecer a cola.

Pavimento cimento

Nivelar e preparar subsoalhos em cimento pode ser uma tarefa complicada, pois os grumos do betão podem ser difíceis de ver. Pode vê-los mais facilmente se deslizar uma viga de madeira ao longo do chão. Se a viga prender ou revelar algum atrito é porque precisa de remover grumos nessa zona. Utilize um martelo de pena e um formão para essa tarefa.

Para corrigir pavimento com buracos ou intervalos, encha-os com betume ou uma mistura de cimento.

Os pavimentos de cimento são bastante pulverulentos, por isso, é conveniente que os isole convenientemente. Antes de colocar alcatifas isole o pavimento  com uma solução de cinco partes  de água para uma de acetato de polivinilo. Aplique com uma trincha grande para cola ou com uma vassoura macia.

Pavimento madeira

Para evitar a dilatação ou contração dos rebordos das placas de madeira, depois da colocação, aconselhamos que molhe a madeira. Pincele a madeira com um pouco de água e deixe-as a secar durante cerca de 48 horas.

Depois de retirar uma tábua danificada, insira uma cavilha ou um pequeno bloco de madeira como suporte entre as vigas do pavimento antes de colocar uma tábua nova. Tenha sempre o cuidado de verificar se a cavilha está nivelada com a parte de cima da viga.

 

Em resumo, lembre-se que no revestimento de pavimentos (quer sejam de madeira ou cimento) a superfície precisa sempre de uma preparação adequada. Siga as dicas para conseguir superfícies bem revestidas e niveladas.




Deixar Comentário