Quais os melhores tipos de plantas para jardim vertical

O principal item de um jardim vertical são as plantas. São elas que dão o charme e o toque especial à estrutura. O problema é que nem toda planta é adequada para um jardim vertical. Saiba neste post quais são os melhores tipos de plantas para jardim vertical e tenha mais sucesso na construção deste elemento de decoração que vai fazer toda a diferença na sua casa.

Plantas: como escolher?

No mundo existem diversos tipos de plantas. Cada espécie é mais adequada a determinado tipo de local, solo, adubação, regação, luminosidade, etc. Porém o jardim vertical tem características específicas devido ao fato de as plantas não serem colocadas diretamente no solo.

De modo geral, as plantas para jardins verticais devem ter raízes pequenas. Isto é importante porque a planta não tem muito espaço para crescer no jardim vertical e a estrutura pode não suportar o peso de plantas com raízes muito grandes. Este aspecto é especialmente importante se o seu jardim vertical for montado num espaço interno.

Outro ponto de destaque é a luminosidade do local em que o jardim vertical está inserido e como os ventos incidem diretamente sobre as plantas. Por isso, se o seu jardim vertical estiver localizado num espaço externo ou na sacada de um apartamento, você precisa ter plantas que suportem bem a ação dos ventos e do sol. Neste caso, plantas que não requerem muitas regas durante a semana e que não têm folhagem macia são mais adequadas. Já se o seu jardim vertical for interno, os melhores tipos de plantas são as que exigem mais umidade. Nada impede, porém, que uma planta para local externo seja colocada num jardim vertical interno.

Plantas que duram muitos anos também são ótimas para jardins verticais, exceto se você preferir plantar temperos ou verduras, que pedem plantação todos os anos. Agora, se você quiser esconder a estrutura do jardim vertical com as plantas, as semipendentes, pendentes ou que têm folhagem arqueada ou prostrada são as ideais.

Assim, você pode pedir na floricultura algumas mudas de plantas rupícolas ou epífitas, que são os tipos de plantas que conseguem se adequar melhor aos mais diversos jardins verticais porque não pedem muito substrato, suportam bem a ação dos ventos e do sol, etc. Para jardins externos as forrações rústicas também podem ser uma alternativa viável.

jardim vertical2

Tipos de plantas para jardim vertical

Dependendo do local em que o jardim vertical for colocado, os tipos de plantas devem ser diferentes. Se o local do jardim vertical tiver bastante sol, você pode comprar plantas como a jiboia, a russélia, o aspargo, a tilândsia, o colar-de-pérolas, a hera inglesa, a barba de serpente, entre outras.vertical garden with plants Russelia

Se o seu jardim vertical for interno ou num local externo que não incide muitos raios solares, o melhor é optar pela flor-batom, o rabo-de-gato, o véu de noiva, o antúrio, o singônio, a ripsális, além de também poder optar pela jiboia, pelo aspargo e pela barba de serpente, além de outros tipos.

Outras ideias de plantas são as bromélias, flor peixinho, samambaia, avenca, chifre-de-veado, etc. Você também pode consultar a floricultura de sua preferência, que pode dar dicas de melhores tipos de plantas para jardim vertical.




Deixar Comentário