Recorrer a técnico de construção civil

Um projecto de bricolage pode ser tão simples como pintar uma parede ou pregar um prego, mas também pode ser tão complicado como alterar uma sala inteira. Em casos mais complexos, pode até consistir  em construir totalmente uma casa . A maioria  das pessoas não chega tão longe, mas há inúmeras tarefas, especialmente na canalização e na electricidade, onde o recrutamento de profissionais pode ser muito rentável e, na realidade, necessária.

Mãos à obra

Como entusiasta da bricolage, o leitor deve estar habituado com vários materiais de construção e intervenções, mas o melhor será o recrutamento de  profissionais para o trabalho estrutural que lhe  irão dizer como poupar tempo e com possibilidade dinheiro. Por exemplo, se fizer uma pequena ampliação da sua casa provavelmente irá ter as paredes de tijolo e o telhado colocados em poucas semanas, o que lhe deixará muito tempo para instalar a parte eléctrica, rebocar as paredes e dispor todos os acessórios secundários, como chão, as portas ou o rodapé, e decorar com algum conforto.

Regulamentos

Alguns projectos, por lei, exigem  o recrutamento de profissionais,  quando é necessário um projecto arquitectónico ou, mais normalmente, quando a obra tem de obedecer aos regulamentos de edifícios. Neste caso, quando é obrigatórios pedir autorizações à autoridade local, o melhor é contratar os serviços de um arquitecto, ou então, de um desenhador profissional para projectar as plantas. Estes dois profissionais têm mais experiência com os regulamentos de construção da área local e com certeza  irão lhe dizer como poupar tempo e dinheiro na apresentação das plantas às pessoas certas.

É muito importante, o recrutamento de profissionais que possam aconselhá-lo com tempo necessário  se o seu projecto poderá ou não ser aprovado por uma razão que, provavelmente, nem sequer considerou.

É conveniente lembrar que muitos aspectos do trabalho de construção civil e afins requerem resistência e força na parte operativa. Escavar uma fundação não é bom para alguém que não está habituado fisicamente, podendo provocar problemas nas costas ou outras lesões físicas.O transporte de materiais de construção como tijolos ou blocos por um escadote acima ou andar de um lado para o outro com cimento são tarefas duras e exigem algum preparo físico. Igualmente executar tarefas em condições climatéricas adversas sem vestuário apropriado pode prejudicar a sua saúde.

Inúmeras tarefas de construção civil exigem equipamento especializado que um construtor pode fornecer – por exemplo, uma retro-escavadora, uma betoneira, uma escada até ao telhado, andaimes, etc. Se tiver trabalhos que requerem este tipo de equipamento, terá de alugá-los por eles ou comprá-los.

Seleccionar a ajuda

As recomendações são importantes no negócio da construção civil e são especialmente importantes caso o empreiteiro que escolher execute trabalhos  e viva  na sua zona. Deve  inteirar-se sobre as suas obras  recentes na área e vê -los.  De todas é a melhor recomendação a seguir.

Depois de ter feito uma pequena lista de possíveis construtores ou empreiteiros (o aconselhável são 3 ), deve pedir a cada um deles um orçamento para o trabalho a realizar. Tenha a certeza de que cada um possui a mesma lista de tarefas a fazer. Depois de escolhido o profissional e atendendo a certos parâmetros (nunca opte pelo mais barato  e tenha sempre em consideração todos os factores essenciais), faça um contrato.

Depois de recrutar o construtor, canalizador ou electricista, deve acompanhá-lo durante todo o trabalho e pôr por escrito todas as suas decisões,  poupando assim algumas discussões.

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA

Ter competência para colocar canos e instalações eléctricas é muito diferente de saber o que é imprescindível para a segurança operacional ou para os regulamentos de construção civil. Compreender os requerimentos de capacidade das canalizações e fusíveis, juntamente com uma grande multipicidade de outros conhecimentos, é estritamente necessário para se averiguar  de que as instalações funcionam e são seguras.

A canalização e os sistemas eléctricos instalados de forma errada podem produzir consequências potencialmente desastrosas e  fatais.  Deste modo é indispensável pedir a alguém que verifique estes requerimentos se tiver alguma dúvida sobre a sua própria capacidade. De facto, em muitos países, constitui requerimento legal que toda a obra seja efectuada por pessoas qualificadas e autorizadas. Muitos empreiteiros oferecem conselhos por um baixo preço.

Se o sistema eléctrico ou a canalização estiver mal instalada e tiver de ser novamente instalada,  pode sair bastante caro, em termos de tempo e de dinheiro.

Sugestões práticas

Quando contratar um construtor, um carpinteiro, um canalizador ou um electricista, deve assegurar-se de que tem um contrato escrito em termos claros sobre o meio de pagamento. Alguns construtores aceitam o pagamento apenas no final do trabalho sendo que outros dão preferência a pagamentos faseados.

•Deve impor sempre, antes do início do trabalho, a retenção de uma proporção dos custos (5 a 10% é o habitual) por um período de tempo acordado  pelos dois depois de o trabalho estar terminado. Isto cobrirá qualquer problema ou trabalho que tenha de ser feito novamente devido a mão-deobra ou materiais  de construção deficientes.

Se o leitor decidir fazer o cimento, poderá comprar  uma betoneira em segunda-mão e vende-la de novo quando a obra terminar- assim poupará dinheiro nos custos de compra ou aluguer.




Deixar Comentário