Remover manchas de cera de madeira

Hoje em dia, as velas são um dos acessórios decorativos mais utilizados na decoração de uma casa. Contudo, podem também ser responsáveis por criar inestéticas manchas em superfícies de madeira, como por exemplo mobiliário ou pisos.

Mas, não desespere! Porque para tudo há solução e para estas manchas feias também. Tudo o que precisa é seguir cuidadosamente os passos que lhe mostramos de seguida, e vai ver como é um problema mais fácil de solucionar do que pensa.

Confira-as agora e saiba como remover manchas de cera de madeira.

Eliminar manchas de cera de superfícies de madeira

Em superfícies de madeira como mobiliário, por exemplo, bastam três ferramentas para solucionar o problema. Tudo o que vai precisar é de um pano de algodão, um ferro de engomar e uma faca.  Segue-se o passo -a-passo:

1 – Remover o excesso de cera

Se a cera ainda estiver meio líquida, então aconselhamos que espere que arrefeça antes de a tentar remover. Depois da cera estar já sólida, raspe o excesso com uma faca afiada, mas com cuidado para não danificar a madeira durante este processo. Tenha muito cuidado com possíveis riscos e danos na madeira.

2 – Colocar a o pano

De seguida, agarre num pano limpo de algodão  e coloque-o sobre a mancha de cera. Em alternativa, pode também utilizar um papel absorvente sobre a zona afetada.

3 – Usar o ferro de engomar

Quando o ferro estiver bem quente, comece a passa-lo por cima do pano de algodão (ou papel absorvente) que colocou previamente em cima da área afetada. Vai começar a reparar que se vão formar umas pequenas manchas ou círculos na superfície do pano (ou papel).

4 – Retirar o pano

As manchas vão passar da superfície da madeira para o pano de algodão ( ou papel absorvente) depois da cera ficar novamente derretida. De seguida, basta retirar o pano com cuidado para não danificar a madeira (como se pode ver na imagem seguinte).

 

 

Se persistirem na madeira ainda algumas manchas de cera ou vestígios desta, então basta voltar a repetir todas as etapas acima descritas, tendo o cuidado de usar sempre uma zona limpa do algodão ou papel.

Recomendações:

Nunca volte a utilizar uma zona do pano de algodão ou papel absorvente que já tenha restos de cera, pois apenas irá voltar a passar a cera derretida para a madeira.

Dê preferência ao uso de panos de algodão limpos e não tingidos, pois desta forma não corre o risco de criar novas manchas ou nódoas na superfície da madeira.

5 – Repetir até remover completamente a mancha

Deve repetir todas as etapas até remover completamente as manchas de cera da madeira.




Deixar Comentário