Reparação de bermas e caminhos

Como fazer a reparação de  passeios e caminhos

Existem muitos materiais para revestir caminhos, pátios e entradas e, com o tempo, a maioria necessitará de reparações e de manutenção. A técnica requerida depende do material. Manter caminhos, pátios e entradas em boas condições não se resume a uma questão de aparência. Se as superfícies se deteriorarem, podem tornar-se perigosas, especialmente quando estão molhadas.

Reparar asfalto

O asfalto (macadame betuminoso) é um material de pavimento económico e duradouro. Desde que tenha sido colocado correctamente, um caminho de asfalto pode durar muito tempo. Afinal, é basicamente o mesmo material, pequenas pedras misturadas com alcatrão líquido, que é usado para fazer as estradas. No entanto, muitos caminhos e estradas de asfalto podem ter sido mal colocados e podem começar a rachar. Se as ervas daninhas começarem a nascer na superfície, é sinal de que foi colocada uma espessura insuficiente de asfalto, sendo a única resposta sensata colocar uma segunda camada em cima da já existente, tarefa que deve ser feita por profissionais. Colocar um caminho em asfalto, o que precisa de ser feito com asfalto quente, não é trabalho para um amador. No entanto, as pequenas fendas podem ser imediatamente remendadas. O primeiro passo é varrer a entrada cuidadosamente, prestando particular atenção à área que circunda a zona de reparação. Se a superfície adjacente à danificada ficou distorcida, pode remodelá-la aquecendo a superfície com uma pistola de ar quente e pressionando o asfalto com um pedaço de madeira. Os compostos de reparação colocados a frio são normalmente feitos depois da aplicação de uma camada de emulsão betuminosa. Aperte o composto de reparação na fenda ou depressão usando um pedaço de madeira ou um rolo de jardim para uma área maior.Vaporize o rolo com água para evitar que o composto de reparação se fixe ao rolo. Se quiser, espalhe gravilha por cima do asfalto e misture-a com este. Para buracos muito fundos, será melhor enchê-los parcialmente com cimento e só depois aplicar o composto de reparação a frio.

Cimento danificado

O cimento é uma escolha popular para pavimentação porque é relativamente barato e fácil de colocar. No entanto, pode rachar, abrir buracos e partir-se em extremidades expostas. Antes de iniciar as reparações nos pavimentos de cimento, será boa ideia limpá-los cuidadosamente, sendo a melhor forma de fazer isto usar uma mangueira de pressão, que dirige um jacto de água a elevada velocidade para a superfície, retirando todos os musgos, lismos, sujidade e detritos. Raspe as áreas danificadas até chegar à superfície sólida. As rachas e buracos menores podem ser reparados com massa de enchimento de exterior, cimento ou argamassa de secagem rápida, feitos com areia grossa em vez da normal areia de construção. No entanto, deve fazer buracos com uma profundidade de 20 mm e alargar as fendas para permitir que o componente de reparação se fixe perfeitamente. Quaisquer reparações que envolvam extremidades exigem a utilização de perfiladura de madeira para segurar o componente de reparação enquanto este seca. Instalar a perfiladura é bastante simples se usar tábuas de madeira fortes. São colocadas estacas de madeira no solo para que as tábuas fiquem bem unidas à extremidade do cimento existente. Espalhe o composto de reparação por cima da área danificada – alguma cola de acetato de polivinilo pincelada por cima da superfície ajuda a colar – e alise com uma colher de pedreiro. Antes de o composto de reparação secar completamente, esfregue a superfície com uma escova dura, uma vez que as superfícies de cimento lisas são perigosas quando molhadas. Finalmente, retire a perfiladura e alise as áreas menos uniformes com a colher de pedreiro e com um pedaço de serapilheira. Além de escovar, existem várias formas de tornar uma superfície de cimento mais bonita e menos escorregadia. Incorporar pequenas pedras na superfície é um dos métodos, mas pode dar textura à superfície com uma trolha ou rolando um cano pesado por cima do cimento.

A segurança em primeiro lugar

Muitos materiais de pavimento, especialmente os mosaicos, são pesados e têm extremidades rugosas. Por isso, é importante que use roupa de protecção – no mínimo luvas grossas e calçado de protecção. As luvas também protegem as mãos quando utiliza martelos pesados. Se não for suficientemente forte, não tente levantar os mosaicos sozinho, uma vez que tal lhe pode prejudicar as costas. Tenha cuidado também quando utilizar ferramentas como máquinas de cortar mosaicos em ângulo que caibam em cantos e noutras áreas com formatos invulgares.

Boa drenagem

Se se formarem poças no pavimento ou se a água da chuva não escorrer, é sinal de que o pavimento não foi colocado com a inclinação certa. Esta não precisa de ser muito acentuada, sendo normalmente recomendado cerca de 1 em 100, ou seja, 1 cm por metro. A inclinação pode ser verificada usando uma viga de madeira plana colocada na extremidade com um pequeno taco de madeira por baixo da sua extremidade inferior e um nível de bolha dc ar no topo. A espessura do taco de madeira depende do comprimento da viga; uma viga com 3 m precisa de um bloco de 30 mm.

Manter uma superfície de gravilha

E necessário passar com o ancinho regularmente e aplicar um fungicida para ervas daninhas para manter uma entrada ou caminho de gravilha com boa aparência, podendo ainda comprar resinas de silicone para ajudar a manter as pedras juntas sem afectar a sua aparência. As áreas mais estreitas podem simplesmente ser preenchidas despejando um saco de gravilha nova e espalhando-a com um ancinho. Para evitar que a gravilha se espalhe para além da sua área, ponha tiras de cimento gravilha a delimitar as extremidades. Estas devem ser colocadas sobre uma camada de argamassa e mantidas direitas enquanto a argamassa seca. Se não gostar de tiras de cimento, coloque tijolos ou madeira. Pode utilizar as propriedades de absorção de óleo da gravilha instalando tiras numa entrada de cimento onde estaciona o carro. O cimento mantém a gravilha no lugar e a gravilha absorve as manchas de óleo. Para colocar um novo caminho de gravilha, escave a área, cubra-a com pedras pequenas, depois com areia e gravilha grossa e finalmente gravilha fina para nivelar.

Reparação de bermas

As bermas constituem uma parte importante do pavimento, uma vez que podem manter a parte principal deste no lugar e evitar que os mosaicos ou blocos da berma se danifiquem. Existem vários géneros, dos quais o mais comum é a berma de cimento, usada com todos os tipos de pavimento e as auto-margens em que o material de pavimento, blocos de cimento por exemplo, é usado como berma. Todas as bermas de alvenaria devem ser colocadas sobre argamassa, qualquer que seja a forma como o pavimento é colocado.

Nos locais em que as bermas se soltaram, arranque-as e retire toda a argamassa. Coloque uma nova camada de argamassa e coloque as peças da berma, usando uma régua para as alinhar com as outras. Coloque estacas de madeira para segurar as bermas na vertical e apertadas contra o pavimento; termine aplicando um filete de argamassa a 45° ao longo da base da berma entre as estacas. Quando a argamassa estiver seca, retire as estacas e tape os buracos das estacas com mais argamassa e esconda o filete de argamassa com terra ou turfa.

Reparar caminhos de gravilha e bermas

Uma das grandes vantagens da gravilha é que faz barulho quando se pisa e constitui um impedimento a potenciais intrusos.Também é indicado para entradas, uma vez que absorve gotas de óleo de carros sem manchar. No entanto, a gravilha pode ganhar ervas daninhas e pode dispersar-se. Também pode ir agarrada aos pés para dentro de casa e ficar manchada.

Nota:

Quando as bermas estão bem arranjadas, os caminhos e passeios ficam bonitos e apresentáveis. Se a sua casa for antiga pode usar uma berma de caminho seguindo o estilo victoriano. Se possuir uma casa de campo pode usar algo mais discreto e fora do comum como garrafas de vidro verde enterradas no solo de forma a que apenas seja visível o fundo destas. Pode também experimentar tijolos. Estes podem colocados de lado, a direito ou colocados em ângulo de 45o.




Deixar Comentário