Reparação de juntas de tijolos exteriores

Como reparar juntas de tijolos exteriores

Geralmente as juntas de argamassa entre os tijolos que precisam de reparação são visíveis e deixam entrar água na parede estragando os tijolos. A solução para este tipo de problema é colocar uma nova argamassa nas juntas. Primeiro deve usar um cinzel com uma lâmina fina para recolher totalmente os restos de argamassa solta. Depois deve com a ajuda de uma escova retirar todo o pó das juntas. Para essa tarefa ser realizada mais facilmente utilize um pincel molhado em água ou  um vaporizador de jardim para humedecer as juntas. Deve usar uma colher de pedreiro pontiaguda para pôr a argamassa nas juntas, este tipo de colher é mais pequena do que uma colher de pedreiro normal. Convém trabalhar primeiro na vertical e depois na horizontal. Para fazer o transporte da argamassa para a parede use uma talocha. Se não tiver uma talocha pode também usar uma placa de metal plana ou um pedaço de madeira com um cabo. Mantenha a talocha junto à parede, por baixo da junta que vai reparar. Use a colher  de pedreiro pontiaguda para retirar um pouco de argamassa e coloque-a na junta de modo a enche-la. Depois de ter feito toda a aplicação da argamassa nas juntas a reparar, retire o excesso que ficar de fora moldando as juntas de modo a que o tijolo fique á vista.

Para Arrendondar juntas – utilize um pau com formato quadrado ou uma ferramenta especial para esse fim.

Juntas à prova de água– Com a ajuda da extremidade da colher de pedreiro pontiaguda deve criar um perfil inclinado para abrigar a parede das águas pluviais. Primeiro comece pelas juntas verticais e inclinando-as todas para a mesma direcção.

• Formato Côncavo – utilize um pau redondo ou um pedaço de cano e passe-o ao longo das juntas. Normalmente usa-se um perfil à prova de água nas paredes da casa a fim de as proteger da chuva. O perfil arredondado somente serve para superfícies de interior. Um perfil côncavo é normalmente usado para os muros de jardim.

•  Para Nivelar – Com a ajuda de uma serapilheira  esfregue a parede e deixe  à vista o agregado de areia na argamassa.

Nota:

•  Espere um pouco deixando as juntas ficarem rijas antes de lhes dar moldar o perfil.

• O segredo para ter êxito na tarefa de colocar argamassa  nos tijolos é evitar que a argamassa manche a superfície do tijolo. Para isso tem de ter muito cuidado ao colocar a argamassa nas juntas. Retire imediatamente o excesso da argamassa antes de secar.

•  Deve fazer uma limpeza a todas as ferramentas que usar com água limpa. Não deixe que a argamassa seque nelas dificultando depois a sua limpeza.




Deixar Comentário