Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Reparação de portas de madeira

Problemas com as portas: como acabar com os ruídos das portas

Para acabar com os problemas das portas de madeira tais como ruídos  e rangidos existe vários métodos fáceis de aplicar que poderão solucionar o problema. Alguns métodos poderão ser mais complicados pois exigem alguma perícia para desmontar a porta.

Quando as portas têm as junções soltas

A maioria das portas tem um entalhe de espiga e caixa nos cantos em que as partes laterais, ou couceira de porta, se encontram com o fundo. Estas podem soltar-se com o tempo. Não é necessário retirar a porta: basta retirar os calços, cortar novos calços e colá-los. Para uma maior segurança, ou caso não existam calços, faça orifícios com broca de 10 mm através de cada couceira e do macho e cole cavilhas de 10 mm, aplainando-as depois de a cola estar seca. Quando reparar uma porta desta forma, use grampos de caixilho primeiro para a pôr em esquadria, mantendo-a assim enquanto a cola secar.

Portas que incham com o tempo

As portas da frente, como a da entradas costumam inchar no inverno, com a chuva e a humidade. Quando isto acontece é porque a porta não foi devidamente isolada ao ser pintada, deixando entrar a humidade no seu interior e fazendo com que esta altere o seu volume.  Por outro lado a porta também pode inchar ou mudar de volume quando leva um excesso de tinta na área em que não possui dobradiças. A solução é retirar a porta e aplanar esta parte, tornando a pintá-la quando a porta tiver sido colocada. Dê pelo menos uma demão de tinta de base para evitar que mais humidade penetre. Se a porta prende no fundo, pode ser porque as dobradiças se soltaram. Experimente apertar os parafusos, colocar uns maiores ou mais largos se necessário. Se isto não funcionar, terá de retirar a porta e aplanar a parte que roça. Use uma plaina de ferro inteiriço, trabalhando em direcção ao centro da porta. Depois, volte a pintar o fundo da porta. Com uma porta de interior pode conseguir retirar material suficiente colocando uma folha de lixa no chão (a parte abrasiva virada para cima) e passando a porta para a frente e para trás ao longo da folha. Uma porta pode prender seriamente quando se colocou um tapete novo ou outro revestimento de solo. Neste caso, retire a porta e corte uma tira do fundo com uma serra circular dotada de guia. Se existirem várias portas para encurtar, pode ser melhor alugar uma serra de ajuste de portas, que pode ser usada com as portas no lugar.

Como limpar e fazer a manutenção dos parafusos

Os parafusos das dobradiças da porta estão normalmente cheios de tinta e podem ser difíceis de retirar. Limpe a tinta com uma chave de fendas afiada, fixa em ângulo na ranhura e martele ligeiramente. Para tirar um parafuso perro, coloque a lâmina de uma chave de fendas na ranhura e bata na extremidade do cabo com um martelo, tentando, com efeito, empurrar o parafuso ainda mais para dentro. Se isso não funcionar, experimente apertar o parafuso antes de o desaparafusar.

Porta empenada: o que fazer?

Se uma porta empenar, pode endireitá-la com pares de grampos, tábuas de madeira sólidas e ripas pequenas de enchimento. Coloque a porta entre as tábuas de madeira, com dimensão de cerca 50 x 100 mm, e posicione as ripas de enchimento para endireitar a porta na direcção oposta ao empenamento. Aperte os grampos e deixe ficar assim o máximo de tempo possível. Quando retirar os grampos, a porta deverá estar já desempenada.

Como  conseguir portas anti ruído

A forma mais simples de evitar que uma porta faça ruídos é colocar uma fita de calafetagem. Numa porta de interior, pode também experimentar mudar o batente; em todos os tipos de porta pode experimentar mudar a chapa-testa da fechadura, embora isto não seja fácil retirar e encher os buracos dos parafusos com cavilhas e cola pode ajudar.

Quando as portas fazem barulho

Normalmente, se uma porta range, tal significa que as dobradiças precisam de óleo. Muitas vezes é suficiente colocar óleo nas dobradiças da porta, mas, se estas estiverem cheias de sujidade e de tinta, é melhor retirar a porta e colocar óleo à frente e atrás das dobradiças antes de a voltar a colocar. Uma porta também pode ranger se as dobradiças estiverem presas, normalmente porque as reentrâncias são muito fundas na porta e/ou na moldura. A solução é simples: desaparafuse cada metade de cada dobradiça, coloque um pedaço de cartão por trás da dobradiça e volte a colocar os parafusos. Experimente até a porta estar bem – pode precisar de mais do que um pedaço de cartão (ou contraplacado fino). Uma porta de madeira também pode prender porque os parafusos estão a sair da dobradiça. Normalmente, estes apenas têm de ser apertados; se não fixarem, coloque parafusos maiores do mesmo calibre ou um tamanho mais pequeno se os parafusos originais tinham cabeças demasiado largas para os escareamentos nas dobradiças.

Como instalar uma cobertura exterior na sua porta da frente

Uma cobertura exterior é um pedaço de madeira aparafusado no fundo de uma porta para não deixar entrar a água da chuva. Para um melhor resultado, faça orifícios para os parafusos, depois faça o seu escareamento com uma broca do mesmo tamanho do das cabeças dos parafusos. Dessa forma, as cabeças de parafuso ficaram abaixo da superfície e podem ser escondidas ao colar cavilhas de madeira.

16 Comentários para “Reparação de portas de madeira”

  • jones diz:

    Os senhores me conseguem um bom profissional para colocação de 02 portas de madeira?
    Estou com muito preocupado em ter mais prejuizos no material.
    Meus telefones: 21 3104-1606 – 8448-1962
    Grato. JONES

    • willian diz:

      AVISA A QUEM ESCREVEU QUE UMIDADE NÃO TEM A LETRA H NA FRENTE.

  • claudio sergio batista diz:

    Caros Srs.
    Moro em Petrópolis, que é muito úmida e o meu portão de garagem que fica exposto ao tempo, pois, não tem espaço para fazer cobertura, vive empenando e travando o motor de correr, então, gostaria de saber se existe solução para parar de emepenar.
    Att
    claudio

  • Madia Oliva diz:

    Porta de guarda roupa superior a 2.20 mt de autura corre o risco de impenar?

  • CAMILA diz:

    Tenho uma porta balcão que empenou uma das folhas (a que fica fixa). Isso tem reversão, consigo voltar ao normal ou vou ter que trocar toda a porta por outra ?

    Outra pergunta: posso passar polisten e depois que secar passar verniz ?

    muito obrigada

    Camila

  • como fazer para q a cama nao chie? ela aperta madeira com madeira ..claro com parafusos.o q queria saber é se ha algo para por na madeira onde aperta para nao chiar….vaselina ..oleo???????? obrigado

  • como fazer para q a cama nao chie? ela aperta madeira com madeira ..claro com parafusos.o q queria saber é se ha algo para por na madeira onde aperta para nao chiar….vaselina ..oleo???????? obrigado

  • Valeu a dica, tô com duas portasq dá nos nervos q alguém abre. Obrigado, vou passar pro maridão.

  • Valeu a dica, tô com duas portasq dá nos nervos q alguém abre. Obrigado, vou passar pro maridão.

  • Valéria Junqueira diz:

    Minhas portas são laqueadas e meu cão roeu a parte inferior das externas, onde pega humidade e deve ser mais mole. Como posso reparar sem ter que trocar os batentes?

    • WILLIAN diz:

      VALÉRIA UMIDADE NÃO TEM H POR FAVOR

  • Valéria Junqueira diz:

    Minhas portas são laqueadas e meu cão roeu a parte inferior das externas, onde pega humidade e deve ser mais mole. Como posso reparar sem ter que trocar os batentes?

    • Eu lixaria a parte roída, aplicaria massa para madeira, tipo Sayermassa ou F-12, que é um tipo de massa acrílica e vem em diversas cores, para cobrir as imperfeições feitas pelos dentinhos, e pintaria novamente!

  • Valéria Junqueira diz:

    Minhas portas são laqueadas e meu cão roeu a parte inferior das externas, onde pega humidade e deve ser mais mole. Como posso reparar sem ter que trocar os batentes?

  • Fernando diz:

    Boa noite
    procuro banca de traballo a um bom preço pode ser usada

  • Padilha diz:

    Muito bom esse material sobre aplainar portas-janelas. Realmente me ajudou na minha decisão. Ótimo site. Parabéns.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: