Reparação de Telhados, como evitar Humidade dentro de casa

O aparecimento de uma mancha de humidade no tecto de uma divisão é, normalmente, o primeiro indício de infiltração no telhado, o que não quer dizer que esta ocorra precisamente no local da mancha; muitas vezes a água corre ao longo da vara, ou caibro, antes de pingar.

Fixação de telhões

Retire cuidadosamente todos os telhões soltos, evitando que estes caiam, e limpe o local de toda a argamassa solta e esboroada. Prepare argamassa nova, com 2 partes de cal, 1 de cimento e 10 partes de areia fina, juntando água suficiente para a tornar fácil de aplicar.

Espalhe a argamassa e assente os telhões, exercendo pressão sobre os mesmos.

Fixação de telhas

As telhas podem soltar-se por acção de ventos fortes ou quando pisadas por pessoas ou animais; o seu desprendimento deriva do facto de os espigões — pequenas saliências que prendem as telhas — se soltarem dos seus lugares. Também pode acontecer que se despreguem as ripas de fixação.

Se for possível chegar às telhas pelo lado de dentro do sótão — o que sucede geralmente —, pode corrigir a sua posição ou substituí-las. Em alguns casos as telhas não são somente apoiadas sobre as ripas, às quais ficam presas pelos espigões, mas também presas àquelas por meio de um arame (galvanizado, de cobre ou latão). Porém, isto só se verifica em telhas especiais que têm uma pestana furada para a passagem do arame.

Substituição de telhas partidas

Por vezes, é difícil retirar telhas partidas, sobretudo se esta estiver presa com arame. Neste caso, proceda com muito cuidado para não partir as telhas contíguas.

No caso de não ser possível retirar uma telha partida, repare-a utilizando uma argamassa de cimento de presa forte com um pouco de cal. Também poderá usar um betume apropriado.

Fixação de lajes de ardósia

Quase sempre o desprendimento de uma laje resulta do facto de o elemento que a prende se soltar ou partir devido a ferrugem.

Se for possível ter acesso à ardósia, retire-a, faça um pequeno furo perto do topo para a introdução de um arame, volte a montá-la e prenda-a com uni arame à ripa de fixação. As lajes de ardósia soltas devem voltar a ser presas com elementos que não enferrugem. Uma forma fácil de prender as ardósias soltas consiste em dobrar uma tira de chumbo, cobre ou zinco em forma de Z, de maneira que a parte inferior segure a borda da ardósia enquanto a superior abraça a ripa respectiva.

Método de prender as telhas

Reparação de ardósias fendidas: Não é aconselhável retirar uma ardósia estalada, já que, para a substituir, seria necessário levantar todas as ardósias até à cumeeira do telhado. É preferível empregar um vedante betuminoso ou um outro material adequado para tapar a fenda.

Qutra solução consiste em introduzir por baixo da telha de ardósia uma chapa larga de zinco para vedar a fenda. Esta solução tornar-se-á mais eficaz se aplicar à chapa uma demão de tinta betuminosa.

Problemas nos telhados

Infiltração de água da chuva ou de neve. No caso de casas construídas em locais desabrigados, o vento pode arrastar a água da chuva ou a neve para o sótão, a menos que o telhado tenha sido devidamente forrado, o que pode fazer-se com feltro, papel impermeável, tecido betuminoso ou madeira, pregados às vigas.

As extremidades do feltro ou do papel devem ultrapassar a aresta inferior do telhado, de maneira a permitir que a água das chuvas se escoe por ali.




Sem respostas

Deixar Comentário