Como reparar escadas

O problema mais comum das escadas é fazerem barulho ou rangerem com o passar do tempo. Os degraus danificados das escadas também podem ranger por falta de várias peças, estas podem estar a faltar ou ficaram danificadas com o tempo. Isto acontece especialmente por baixo dos degraus. As escadas podem ser facilmente consertadas se tiver acesso à parte de baixo. Nalguns casos estes acessos podem estar escondidos por estuque ou por tábuas. Desta forma terá de trabalhar a partir de cima.

Como são construídas as escadas
Todos sabemos que as partes planas das escadas onde se põe os pés são chamadas degraus; as secções verticais que os ligam são chamadas pé. O degrau e o pé são unidos através de vários meios: juntas de topo, juntas de encaixe ou uniões de macho e fêmea. Tanto os degraus como os pés são unidos às madeiras laterais por juntas de topo se as partes laterais estiverem “abertas”, ou seja, com o formato que segue a linha do degrau e do pé, ou por juntas de encaixe se as partes laterais estiverem “fechadas”, ou seja, tendo lados paralelos. As juntas de encaixe nas partes laterais fechadas são reforçadas por calços longos, finos e colados, embora em ambos os casos a união entre a frente de cada degrau e do pé por baixo seja normalmente reforçada por pequenos blocos triangulares colados.

Calços
Os calços afunilados são usados para fixar firmemente os pés e os degraus em partes laterais fechadas, mas, com o passar do tempo, os calços podem ficar soltos. Retirar todos os calços soltos e faça uma limpeza neles, assim como a todos os entalhes onde estes são colocados, removendo todos os vestígios de cola. Se faltarem alguns calços, faça outros cortando tiras afiadas de uma tábua de madeira, em comprimento. Utilize  um calço antigo como modelo. Aplique cola ao calço e ao seu entalhe, depois martele os calços verticais, seguindo-se os horizontais, que devem entrar em contacto com os calços verticais no fundo.

Os blocos de reforço correm o risco de  ficar soltos e alguns podem até mesmo cair. Se os blocos tiverem caído, faça uns novos cortando diagonalmente uma peça de madeira quadrada de 50 mm. Quando instalar novos blocos, ou reinstalar os antigos, aparafuse-os ao degrau e aplique cola de madeira. Se um bloco solto, basta levantá-lo um pouco para colocar alguma cola.

Como reparar degraus danificados
Nem todos os degraus de uma escada precisam de ser mudados. A falha mais comum é na secção curva da frente. Felizmente, esta pode ser substituída com alguma facilidade. Marque a parte da secção curva que precisa de retirar, faça orifícios e corte-a usando uma serra circular, limpando o corte com um cinzel. Serre as extremidades num ângulo de 45°. Corte um novo pedaço de madeira de forma a caber exactamente no espaço, fazendo furos de guia através desta até ao degrau para os parafusos de fixação. Alargue os furos na nova secção e escareie-os antes de colar e aparafusar a peça. As cabeças dos parafusos devem ficar abaixo da superfície e estes devem ser aparafusados a uma ripa de apoio enquanto a cola seca. Tape os buracos feitos pelos parafusos.

Quando quiser fazer a  substituição de degraus numa casa antiga, pode deparar-se com a seguinte situação: se o degrau de substituição que comprou é demasiado pequeno porque o anterior era de tamanho imperial (medido em polegadas) e a substituição é de tamanho métrico (milímetros), pode comprar um tamanho maior e aplainá-lo.
Se a junção entre a parte de trás de um degrau e o pé em cima estiver solta, pode inserir parafusos de reforço a partir de baixo, através da parte de trás do degrau até ao fundo do pé. Quando o acesso à parte de trás das escadas for impossível, reforce esta junção por cima com alguns suportes em forma de L colocados em reentrâncias na parte de trás do degrau e na frente do pé. Escave as reentrâncias ligeiramente mais do que a espessura dos suportes e aparafuse-os. Se a junção entre a frente do degrau e o pé em baixo estiver solta, e não tiver acesso à parte de baixo para colocar mais cola nos blocos e/ou calços, pode reforçar a junção com parafusos. Faça furos de guia através do degrau até ao pé, certificando-se de que estão centrados no pé, e alargue os furos no degrau até ao tamanho conveniente antes de colocar parafusos escareados através do degrau até ao pé. Se possível, alargue a junção com um escopro, varra qualquer tipo de sujidade e ponha cola antes de aparafusar novamente a junção novamente.




6 Comments

  1. da silva paulo Responder
  2. roseli Responder
  3. Elaine C Silva Responder
  4. Sabrina Responder

Deixar Comentário