Reparar Pavimentos de lajes e blocos

Os mosaicos de cimento são uma escolha comum de pavimento para pátios. Estes mosaicos podem ser usados para caminhos, mas, para entradas, deve usar-se mosaicos mais resistentes e espessos, prensados hidraulicamente e com uma base mais duradoura. Os mosaicos são colocados com argamassa com uma base de areia, mas podem ser assentes sobre uma camada sólida de argamassa, sempre usado quando se assentam mosaicos pesados para uma entrada.
 

REPARAR os MOSAICOS DE PAVIMENTO

Um mosaico pode ter-se partido porque algo muito pesado foi-lhe colocado em cima ou porque algo lhe caiu em cima. Por vezes, os mosaicos individuais podem soltar-se ou afundar e, nesse caso, têm de ser levantados e colocados novamente.

Se as juntas à volta dos mosaicos forem de argamassa, a primeira tarefa será retirá-la, usando um cinzel de alvenaria com uma lâmina estreita.

SUBSTITUIR UM MOSAICO DE CIMENTO

Se possível, retire um mosaico partido a partir do centro, trabalhando para fora; pode usar um escopro de desbaste ou uma pá de jardim para levantar partes ou mesmo o mosaico inteiro, mas proteja as extremidades dos mosaicos em volta deste com pedaços de madeira. Limpe o fundo do buraco, removendo toda a argamassa velha e nivele-o usando areia para construção prensada com um pedaço de madeira sólida – coloque cerca de 10 mm de argamassa. Faça a argamassa usando
uma já misturada e seca e coloque cinco montes, um no centro e um perto de cada canto. Coloque também um filete de argamassa ao longo de cada extremidade.

Coloque o mosaico novo, ou o antigo se não estiver danificado, e pressione-o para baixo com o cabo de um maço. Verifique se o mosaico está nivelado com os que estão à volta com um nível de bolha de ar. Ajuste o que for necessário e depois de bem nivelado encha as juntas com mais argamassa.
 

  1. Use um cinzel de alvenaria com lâmina estreita para tirar a argamassa à volta da área danificada.
  2. Levante os pedaços partidos, começando pelo centro. Limpe o buraco.
  3. Adicione mais areia, coloque cinco montes de argamassa e aplique-a também nas extremidades.
  4. Baixe o mosaico certificando-se de que fica ao mesmo nível dos outros.
  5. Use o cabo do seu martelo para meter o mosaico alinhado com os outros.
  6. Adicione mais argamassa para acabar as junções, alisando-a para ficar nivelada.

CARREIROS DE PEDRA IRREGULAR

Nesta forma de pavimento utilizam-se pedaços de pedra ou mosaicos partidos (os mosaicos de pedra verdadeira são incrivelmente caros) e é muito popular em caminhos, embora as áreas maiores também possam ser pavimentadas desta forma. Pode ser assente de duas maneiras: sobre uma camada de areia ou sobre uma camada de cimento. Tal como os mosaicos de tamanho grande, as peças individuais podem partir-se, afundar ou soltar-se.

Quando reparar este pavimento de pedra irregular, pode ter de assentar áreas muito grandes. Da mesma forma que coloca um pavimento de pedra novo, trabalhe a partir dos lados em direcção ao centro, usando os pedaços maiores com as extremidades mais planas voltadas para os lados e depois enchendo o resto com peças mais pequenas.

Qualquer que seja a forma como coloca o pavimento de pedra irregular, as juntas devem levar sempre bastante argamassa e no acabamento deve nivelá-la ou moldá-la com uma colher de pedreiro pontiaguda para fazer rasgos em forma deV à volta da pedra.

REPARAR PAVIMENTO DE BLOCOS

Os blocos de cimento também são usados normalmente para pavimentos: os blocos individuais são colocados sobre uma
camada de areia e firmemente apertados uns contra os outros com argamassa. A areia fina é escovada para as junções entre os blocos.

Se um bloco individual ficar danificado, o problema principal será retirá-lo para o substituir. Faça-lhe furos com a broca de alvenaria mais larga que tiver, depois parta-o com um formão e um martelo. Desta forma, reduzirá o risco de danificar os blocos circundantes. Solte a areia na base do buraco e adicione mais para que o bloco fique saliente da superfície em cerca de 10 mm.

Pressione-o com o cabo do martelo e coloque-o na posição final, batendo num pedaço de madeira sólida colocada em cima do bloco com a cabeça do martelo. Escove areia fina para as rachas.




Deixar Comentário