Segurança nas compras de Natal

Na época festiva do Natal, mais do que em muitas outras, o amontoar de pessoas nas grandes superfícies e zonas de comércio é uma realidade e até um pouco assustadora.

Compras de Natal em Segurança

O movimento no comércio é intenso nestas alturas devido à crescente tendência para o consumismo neste período, mesmo em época de contenção financeira e existem mesmo locais com multidões a movimentarem-se nas zonas comerciais para comprar prendas ou ingredientes para a ceia de Natal.

Muito embora este não seja um aspeto totalmente negativo, pois o comércio beneficia em muito a economia do país, com o aumento de pessoas a circular nas ruas e espaços comerciais, aumenta também o número de “amigos do alheio” ou simples oportunistas que aproveitam a distração dos consumidores para seu proveito próprio.

Pois bem, com o aumento destes “amigos”, é natural que na época que antecede o Natal, a probabilidade de ver os seus pertences roubados nestes locais aumenta significativamente, sendo que um simples andar descansadamente se pode transformar numa oportunidade para um ladrão.

Compras de Natal em Segurança

Normalmente as forças da autoridade reforçam o patrulhamento e a segurança destas zonas de comércio com grande movimento, mas mesmo assim é importante que as pessoas tenham alguns cuidados.

Neste artigo de hoje vamos falar sobre alguns procedimentos de segurança que o podem ajudar a ficar mais seguro ao fazer as suas compras de Natal.

Dica sobre Segurança nas compras de Natal

  1. Faça as compras no período diurno e durante a semana sempre que possa. Dessa forma terá mais luz para se proteger e evitará um pouco os aglomerados de pessoas;
  2. Sempre que possa ir acompanhado às compras, vá… além de um amigo ou familiar serem sempre boa companhia, duas pessoas protegem-se melhor que uma;
  3. Evite trazer consigo objetos de valor pois atraem a atenção;
  4. Bolsas de senhora são sempre um perigo nestas alturas por isso, se tiver mesmo que trazer uma consigo, use-a do lado contrário à estrada e traga-a bem junto a si;
  5. Leve consigo apenas o indispensável. Reduza os documentos apenas a um e o dinheiro, cheques ou cartão de crédito, quanto menos trouxer consigo melhor. Transporte estes bens sempre no bolso da frente, assegure-se que tem cópia dos documentos que levar consigo e nunca transporte consigo as senhas e/ou dados de acesso às contas bancárias;
  6. A pressa é sua inimiga, fique atento a tudo que o rodeia;
  7. Não aceite ajuda de desconhecidos e tenha sempre cuidado quando se aproximam de si;
  8. Não compre demasiadas coisas para carregar, pois limitarão os seus movimentos em caso de necessidade;

Atualmente as zonas e superfícies comerciais onde existirão potencialmente grandes aglomerados de pessoas na altura do Natal estão certamente equipadas com câmaras de segurança e mesmo segurança privada. No entanto todo o cuidado é pouco quando se fala de proteger os nossos pertences e numa altura de crise económica, o perfil do ladrão vulgar pode ser novamente alterado, bem como as artimanhas e esquemas por eles utilizados para se apropriarem dos seus bens, por isso tenha cuidado e esteja sempre atento!

 




Deixar Comentário