TAPEÇARIA – Como fazer o ponto rosinha

Se se interessa pela arte de tapeçaria ou tem curiosidade em como são feitos os tapetes, então saiba desde já que se trata de uma arte milenar, praticada por praticamente todas as civilizações.

De facto, existem diversos pontos e formas de elaborar um bonito tapete.

Muitos pontos usados de tricô podem ser reutilizados em tapeçaria, e o ponto rosinha é um deles, de estilo barroco.

 

Rosinha

 

Ponto rosinha

Para saber como fazer o ponto rosinha, saiba primeiro que fica muito bonito em tapetes rústicos, bem como em almofadas com motivos geométricos devido à duplicação do tamanho dos pontos.

Também chamado de Ponto de Arroz, este é um ponto grande, em “X”, cobrindo quatro nós da tela e quatro pontos de Cruz sobrepondo-se por cima do “X”.

  • Comece por passar o fio do avesso para o direito da talagarça. Em seguida, deverá deixar dois buracos / furos da tela em branco (ou vazios), à esquerda e para cima, sendo que vai introduzir a agulha para formar a primeira perna da forma da letra “X”, fazendo-a passar por baixo de três buracos / furos.

Pode, neste momento, parecer-lhe que fazer o ponto rosinha é um ponto complicado, um bicho de sete cabeças, mas não é. Leia e releia antes de começar a fazer o seu trabalho.

  • O próximo passo é deixar, de novo em branco, dois furos / buracos da tela, à direita e acima, sendo que vai introduzir a agulha para que possa ser formada a segunda perna da letra “X”. De notar e frisar que a agulha deverá sair no buraco / furo seguinte.
  • Nesta próxima etapa, o que deverá fazer é passar a agulha pelos buracos / furos centrais, na vertical. Agora, o que tem a fazer é passar a agulha pelos outros buracos / furos centrais, mas na horizontal, sendo que a direção é da direita para a esquerda.
  • Volte a passar com a agulha pelos buracos / furos centrais, na direção vertical.
  • Por esta altura já terá o seu ponto rosinha praticamente feito. Para finalizar este ponto, ou seja, finalizar a rosinha deverá passar a agulha, no sentido descendente, ou seja, de baixo para cima, por baixo do buraco / furo central e superior à esquerda.

Por fim, você já conseguirá ver como o ponto rosinha completo vai preencher ao todo nove buracos / furos da talagarça. Assim sendo, cada quadradinho do gráfico em que se estiver a basear para o seu trabalho, vai corresponder a um ponto feito sobre nove buracos / furos da trama.

Para fazer o ponto rosinha aproveite a sua criatividade e gosto pela tapeçaria para pesquisar esquemas gráficos e outros pontos, sendo que cada tipo de ponto terá um efeito final diferente nas peças que pretende criar.




Deixar Comentário