Tic Tac e liguinha com flor de viés

No que toca a trabalhos de artesanato para criar os mais diversos acessórios de moda, veja aqui mais dicas de como colocar flor de viés em tic tac ou liguinhas.

Mas, antes de começar qualquer trabalho de tic tac e liguinha com flor de viés, deverá atentar a algumas observações.

Preparação

Saiba que deverá usar cola de contacto e não as colas quentes ou de tecido, pois uma vai deixar o acabamento mal feito e a segunda não vai colar da melhor forma. Isto, segundo a opinião de muitos. Mas, se realmente optar por cola de contacto, tenha em atenção e aplique como manda o fabricante. É que ao colocar a cola deve mesmo esperar para que o solvente evapore. Bastarão cerca de cinco minutos pois a quantidade de cola que vai usar é pequena. Utilize uma camada fina de cola pois isso vai contar muito para o acabamento da peça.

Quando estiver a tratar to tic tac, trabalhe com ele aberto para que a lingueta que prende a fivelanão fique suja de cola. Por outro lado, usar a entretela vai deixar a peça com melhor acabamento e, se por acaso a cor da fivela contrastar muito com a do viés, ela não irá transparecer.

Como fazer

Depois destas dicas, comece então por juntar um tic tac e uma liguinha com a flor de viés. Primeiro, vai ter de começar por fazer a flor.

Para isso, corte seis partes do viés de 7 cm, seis de 6 cm e seis de 5 cm, de cores à sua escolha, de preferência para a flor maior e diminua um centímetro para cada flor de diferença de uma pétala para outra. Una as partes com agulha ou com cola, o que for mais prático para si.

Uma outra forma de fazer é cortar o viés em três tamanhos mais pequenos, 3, 4 e 5 cm. Depois de cortar, dobre o viés ao meio. Pegue as três partes e coloque as mais pequenas por dentro da maior e dobre ao meio, para formar a pétala. Faça o mesmo com as restantes tiras. Passe uma linha com agulha por todas as pétalas e remate. Agora já poderá colocar um botão no centro para o miolo da flor.

Para a tira que vai precisar de por no tic tac, só vai precisar de uma tira de feltro, de preferência um grosso. A largura pode ser em torno de um dedo e dobre-a ao meio e dê um corte com a tesoura, mas que seja bem pequeno, apenas para passar a parte de baixo da fivela.

Pelo meio da fivela, passe para a frente a parte da tira de feltro que ficou por baixo. Basta, agora, dobrar ao meio e deixar as pontas iguais, cortando as sobras e aplicar a flor de viés. Faça o mesmo para uma liguinha, sendo que só vai precisar de dobrar a tira em volta do elástico.

Um conjunto de tic tac e liguinha com flor de viés será sempre uma oferta única, pois terá sido feita por si. E, assim, que se sentir confirtável, aposte num hobby que até se pode tornar rentável.




Deixar Comentário