Tinta caseira com leite

A tinta à base de leite já é usada desde o inicio dos tempos. Há indícios da sua aplicação em gravuras de cavernas e até em artefactos no Antigo Egipto. Contudo, é com a América colonial que ela ganhou mais força, pois o leite e água eram ingredientes mais baratos que os luxuosos componentes das tintas de óleo.

Trata-se de uma alternativa orgânica e amiga do ambiente, que tem vindo a ganhar novamente maior popularidade face às tintas químicas que encontramos à venda nas grandes superfícies e lojas da especialidade. É uma tinta que combina muito bem com madeira, embora se posso aplicar em quase todas as superfícies de interior. Seca rapidamente, não tem cheiro, o seu acabamento é muito durável e lavável com um simples pano húmido.

 

 

O que vai precisar para fazer tinta com leite:

  • um pouco de leite desnatado à temperatura ambiente
  • um recipiente limpo e transparente
  • uma peneira de metal
  • uma tigela
  • uma colher de metal
  • colorante (da cor à sua escolha)
  • um pincel
  • cera de abelha

Como preparar a tinta de leite:

O leite que vai servir de base à tinta deve ser cuidadosamente preparado com pelo menos uma semana de antecedência. Deite o leite num recipiente transparente (pois vai conseguir controlar melhor todo o processo de separação) e cubra com um pano. Coloque o recipiente com o leite numa zona quente da casa e deixe-o repousar cerca de sete dias. Após o tempo de repouso já deve conseguir ver o leite separado em coalhadas sólidas e soro.

De seguida, peneire a mistura para um tigela, separando a coalhada do soro. O soro pode deitar fora, mas mantenha a coalhada. Com a colher comprima a coalhada e faça-a passar pela peneira para a tigela. Volte a deixar repousar durante algumas horas e retire o soro que ficou no fundo da tigela. Reserve a coalhada para mais tarde.

Prepare a superfície a pintar. Aconselhamos que limpe bem e lixe para eliminar quaisquer restos de tinta velha ou partículas, de forma a tornar a superfície mais lisa e fácil de trabalhar com a tinta.

Misture o colorante à coalhada até que o resultado seja uma pasta homogénea. Lembre-se que depois de seca a cor tem tendência a ficar menos intensa. Depois da mistura feita, apenas lhe falta pintar a superfície que pretender: um móvel de cozinha, um armário, uma pequena mesa, etc. Aplique a tinta com um pincel e passe-a na madeira, mas sempre na direção do veio. Deixe secar a primeira camada de tinta de leite durante algumas horas e aplique uma segunda camada deixando secar a tinta de leite toda a noite. Para finalizar coloque um pouco da cera num pano limpo e friccione bem, seguindo novamente o veio da madeira.




8 Comments

  1. Anónimo Responder
  2. Neusa augusto Responder
  3. ROSELI Responder
  4. André Bianco Responder

Deixar Comentário