Tipos de tintas e acabamentos de madeira

As madeiras têm um importante papel na decoração em geral e a forma como as utiliza e decora não precisa de estar limitada ao seu formato original. Reciclar móveis em madeira ou outras superfícies decorativas irá dar-lhes uma nova vida, adicionando também uma nova dimensão à decoração.

À venda no mercado irá encontrar diversos tipos de tintas e acabamentos para madeira. Cada um deles apresenta também diversas opções no que diz respeito à sua cor, brilho, grau de opacidade e translucidez, sendo por isso essencial escolher o tipo de acabamento dependendo do tipo de madeira em que irá ser aplicado e a restante decoração envolvente.

 

 

Seguem-se alguns exemplos dos principais tipos de tinta e acabamentos de madeira:

Tinta de óleo de brilho/brilho de secagem rápida (SR)

Características:

A tinta de óleo de brilho distingue-se por ter um acabamento muito lustroso. É também durável e resistente. O brilho de SR é à base de água, com um acabamento menos brilhante do que o brilho padrão.

Onde pode utilizar:

No caso da tinta de óleo de brilho, pode optar por utilizar este tipo de tinta em todas as madeiras. Aconselhamos o uso de um primário à base de óleo quando o pretender aplicar em madeiras resinosas.

No caso do brilho de secagem rápida, este é mais adequado para a maior parte das madeiras (excepto as resinosas), sendo ideal para retoques.

Casca-de-ovo/casca-de-ovo de secagem rápida (SR)

Características:

A casca-de-ovo é uma tinta de óleo com acabamento de meio-brilho. A diferença da vertente de secagem rápida é de ser uma tinta de água, embora se mantenha a semelhança de meio-brilho no acabamento. Contudo, a SR não apresenta o mesmo grau de resistência da casca-de-ovo convencional.

Onde pode utilizar:

No caso da tinta de casca-de-ovo, pode aplica-la em superfícies com imperfeições. A versão de secagem rápida é adequada para a maioria das madeiras, excepto as mais resinosas. O facto de ter uma secagem rápida torna-a também na escolha perfeita para zonas com bastante movimento.

Verniz/verniz de secagem rápida (SR)

Características:

O verniz à base de óleo apresenta um acabamento mate de muito brilho, para além de uma durabilidade e resistência elevada. O verniz à base de água apresenta secagem rápida e tem um acabamento de mate a brilhante, sendo igualmente resistente.

Onde pode utilizar:

É o acabamento adequado para todo o tipo de madeiras, mas nas superfícies planas e lisas o resultado é melhor. A versão de secagem rápida é perfeita para ser aplicada em superfícies de maiores dimensões.

Esmalte/esmalte de secagem rápida (SR)

Características:

O esmalte é uma tinta de óleo com um acabamento de brilho fraco a intenso ou translúcido e é resistente. O de secagem rápida, embora à base de água, apresenta também um acabamento translúcido.

Onde pode utilizar:

Pode ser aplicado em todas as madeiras, sendo que a versão de secagem rápida é ideal se pretender aplicar várias demãos no mesmo dia.

Óleo de teca

Características:

Trata-se de um acabamento à base de solvente com um brilho médio nutritivo.

Onde pode utilizar:

Ideal para madeiras duras e áreas de pouco uso.

Cera

Características:

Como acontece com o óleo de teca, trata-se de um acabamento à base de solvente, mas também pode ter por base água. Precisa de polimento.

Onde pode utilizar:

Pode ser aplicada em todas as madeiras, sobre descoloração e sobre tintas.




2 Comments

Deixar Comentário