Como Instalar um Esquentador a Gás?

Leia mais

Requisitos para instalação de esquentador a gás

A instalação do aparelho deve ser efectuada por uma entidade credenciada pela D.G.E. de acordo com o Decreto-Lei 236/89, de 17 de Agosto.

Leia mais

Localização:

Montar o esquentador num local bem ventilado, ao abrigo de temperaturas negativas e onde exista conduta de evacuação de gases queimados.

Leia mais

Fixação do aparelho:

Retirar o selector de temperatura e desapertar o casquilho roscado. Com um movimento simultâneo na sua direcção e para cima, desengatar a frente das duas alhetas das costas. Fixar o aparelho de modo a que este fique na vertical, utilizando para o efeito as escápulas e buchas fornecidas. Nunca apoiar o esquentador nas ligações de água e gás.

Leia mais
Leia mais

A instalação, quando feita em tubo flexível (não metálico), deve obedecer ao seguinte:

- Ser controlável em todo o seu percurso - não se aproximar de zonas de libertação de calor;- Evitar dobras ou outros estrangulamentos;- O tubo estar de acordo com IPQ ET 1038 e normas aplicáveis;- Ter um comprimento mínimo possível, no máximo de1,5 m;Deve proceder à substituição do tubo de quatro em quatro anos ou sempre que verifique que este está ressequido e quebradiço. No caso de uma instalação com mais de 0,8 m de comprimento é obrigatório utilizar tubo de cobre, de acordo com a EN 1057.Verifique se o tubo de alimentação está limpo. Utilize o acessório porta tubos (fornecido) e uma abraçadeira própria para fazer a ligação à entrada de gás do aparelho. Monte uma válvula de corte de gás, o mais próximo possível do aparelho.

Leia mais

Leia também:

Manutenção de Aquecedores – Como fazer?

Leia mais

Solucionando Avarias Comuns em Aquecedores a Gás

Ligação do gás:

Leia mais

A ligação do gás ao esquentador tem que cumprir obrigatoriamente o disposto nas N.P. (Normas Portuguesas). Assegure-se primeiro que o esquentador a instalar corresponde ao tipo de gás fornecido. Verifique se o caudal fornecido pelo redutor instalado é suficiente para o consumo do esquentador (ver características técnicas).

Leia mais

Ligação da água:

É aconselhável purgar previamente a instalação, pois a existência de areias pode provocar uma redução do caudal, no caso limite, a obturação. Identificar a tubagem de água fria e de água quente, de forma a evitar uma possível troca. Efectuar a ligação hidráulica da tubagem ao automático de água utilizando os acessórios de ligação fornecidos -joelhos de redução 3/4" * 1/2" para água fria e água quente (só para modelos W275/350/400) ligação flexível de 3/8" para água quente (só para modelos W125) De forma a evitar problemas provocados por alterações de pressão súbitas na alimentação, aconselha-se a montagem de uma válvula anti-retorno a montante do aparelho.

Leia mais

Os aparelhos do tipo B11 só devem ser instalados num local fora das habitações onde exista uma conduta de evacuação de gases queimados. Para evitar a corrosão é necessário que o ar de combustão esteja livre de matérias agressivas. Como matérias particularmente corrosivas são de referir os hidrocarbonetos halogéneos contidos em dissolventes, tintas, colas, gases motrizes e vários detergentes domésticos. Caso necessário, tomar medidas adequadas. A temperatura da superfície, à excepção do dispositivo de evacuação de gases queimados, é inferior a 85°C,não sendo, portanto, necessárias medidas especiais de protecção.

Leia mais

Evacuação de gases queimados

Todos os esquentadores devem obrigatoriamente ser ligados de forma estanque a uma conduta de evacuação de gases de dimensão adequada. Esta poderá ser em chapa de ferro galvanizada, alumínio, aço inox ou fibrocimento.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo