Existem no mercado lambris de madeira e lambris de PVC. A madeira apresenta uma grande variedade de desenhos e de essências, nomeadamente, pinho nórdico branco, pinho nórdico vermelho, castanheiro e pinho marítimo. Os lambris de PVC estão disponíveis em diversas larguras e oferecem um vasto leque de cores.
COLOCAR LAMBRIS, MATERIAIS :
Os lambris podem ser de madeira ou PVC. A madeira apresenta uma grande variedade de desenhos e de essências. Apenas para citar algumas : pinho nórdico branco, pinho nórdico vermelho, castanheiro, pinho marítimo. As lâminas de PVC estão disponíveis em diversas larguras e oferecem um vasto leque de cores.
QUALIDADE :
A essência da madeira não é o único ponto importante a ter em conta. Quando comprar lambris de madeira verifique se foram envernizados : senão terá de ser você a envernizá-los. Verifique que leva mesmo o modelo escolhido; por exemplo : pinho marítimo : com nós (“Tradição”), com pequeninos nós (“Selecção”) e sem nós (“Prestígio”).
COLOCAÇÃO HORIZONTAL :
Existem diversas formas de assentar as lâminas : na horizontal, vertical ou em diagonal. Cada forma apresenta um efeito especial. A colocação horizontal, frequente nos sótãos, faz parecer a sala mais comprida mas também mais baixa.
COLOCAÇÃO VERTICAL :
Faz a sala parecer mais alta e mais estreita (excepto se o tecto também for revestido de lambris). Tem a escolha entre lâminas bastante compridas (até 2.70 m) para cobrir a parede em toda a sua altura e lâminas mais curtas (cerca de 0.85 m) a juntar como um puzle.
COLOCAÇÃO DIAGONAL :
Adapta-se na perfeição à decoração moderna. Para que este tipo de colocação seja realmente valorizado, a parede não deverá ter janelas ou portas. Para colocar lâminas em diagonal, préviamente terá de as cortar (mais trabalho e desperdícios).
TEMPERATURA AMBIENTE
A madeira é uma matéria viva. Terá de se adaptar a novas condições de temperatura e humidade. Por isto mesmo é aconselhável guardá-la (sem a embalagem) na divisão onde será colocada durante cerca de 4 dias antes de inciar o trabalho.
SUPORTE
Regra geral, os lambris de pvc ou madeira nunca são assentes directamente na parede (mesmo que seja rigorosamente lisa). Recomenda-se utilizar uma estrutura de ripas sobre as quais se colocam os lambris que nunca devem estar em contacto directo com a parede.
ESTRUTURA DE SUPORTE, ISOLAÇÃO :
Se os lambris forem colocados numa parede exterior, aconselha-se a efectuar uma isolação prévia com lã de vidro.
ESTRUTURA :
A estrutura de suporte é feita de ripas fixas à parede. A sua disposição será feita conforme a colocação escolhida para os lambris (horizontal, vertical ou diagonal). Préviamente aplique um produto de tratamento para madeira (com efeito preventivo e curativo.
FIXAÇÃO :
As ripas devem estar afastadas de 40 a 60 cm. Deixe um intervalo entre as ripas para que o ar possa circular atrás dos lambris de madeira ou pvc. Fixe as ripas com pregos de aço, ou ainda melhor, com buchas e parafusos.
RIPAS SUPLEMENTARES :
Em redor das portas e janelas, coloque ripas suplementares para poder fixar as lâminas com maior solidez nestes locais.
Aplique o mesmo príncipio nos lugares onde preveja a aplicação de objectos pesados (tais como um lavatório).
SUPERFÍCIES PLANAS :
A frente da estrutura deve ser aprumada e plana, o que poderá ser controlado com uma régua metálica e um nível . Elimine as maiores saliências da parede ou escave -as para aí fixar as ripas. Se necessário coloque calços entre a parede e as ripas.
MÉTODO DE TRABALHO, CORTAR AS LÂMINAS :
Corte as lâminas à medida desejada com um serrote ou uma serra circular ou de recortes. Para maior segurança, tire as medidas lâmina a lâmina para poder adaptar o seu comprimento às eventuais irregularidades e evitar qualquer engano em redor de portas e janelas.
Se tem de fazer aberturas na parede (seja qual for a sua forma), utilize uma serra de recortes com a lâmina adequada. Para evitar lascar os lambris, aplique fita adesiva no local de corte.
A PRIMEIRA LÂMINA :
A colocação de lambris é bastante fácil. Comece num canto da sala. Tire as medidas, corte a lâmina e coloque-a paralela à parede de ângulo. Pode aplainar qualquer saliência. Deixe uns milimetros entre a parede e a madeira.
FIXAÇÃO :
Pode agora colocar e fixar as lâminas seguintes. Tenha o cuidado de não as deixar rente ao chão para permitir eventuais correções. De qualquer modo e a maioria das vezes, os lambris levam um rodapé de acabamento que tapa qualquer defeito de corte.
JUNTAR AS LÂMINAS :
As lâminas não são apenas fixas à parede; encaixam umas nas outras. Basta martelá -las levemente com o maço de borracha. Os diversos tipos de lambris diferenciam-se pelo sitema de encaixe e perfil.
A TÉCNICA DE FIXAÇÃO, ESCOLHA DO MODO DE FIXAÇÃO :
Para escolher a técnica que vai utilizar (pregos, grampos) pondere qual será mais vantajosa. Os pregos, se ficarem à vista, arruinam o aspecto estético dos lambris. A fixação com grampos permite tirar o lambril sem o danificar.
PREGAR :
Para fixar as lâminas às ripas da estrutura de suporte, utilize pregos sem cabeça (de comprimento adequado à espessura da madeira : 20 mm). Com a ajuda do punção, enterre os pregos na ranhura contra a parede. Assim ficam escondidos na junção.
PUNÇÃO :
Para evitar maltratar a madeira quando se utiliza o martelo, para pregar utilize o punção. Deve ter a ponta mais pequena do que a cabeça do prego. Segure-o bem direito e enterre o prego com a ajuda do martelo.
GRAMPOS :
Para substituir os pregos, pode usar grampos metálicos. Desta maneira, suprime qualquer risco de estragar a ranhura dos lambris. Estes grampos deslizam na ranhura da lâmina e são fixos à ripa (com pregos, parafusos ou agrafos).
PERFIS :
Pode-se empregar um tipo de junção chamado “ranhurado”. Em certos casos, as lâminas são biseladas a todo o comprimento : a junção fica acentuada pelo seu próprio aspecto decorativo. Outros modelos já estão preparados para serem decorados, a nível da junção, com um perfil especial.
OS ACABAMENTOS, VERNIZES :
Se escolheu lambris sem verniz é melhor colocá -los antes de os envernizar. Senão pode riscá-los durante a isntalação. Para dar tom aos seus lambris pode aplicar uma velatura e depois passar-lhes um verniz incolor para dar relevo aos veios da madeira.
RODAPÉS :
Os lambris nunca devem chegar ao chão. Para tapar a parte de baixo (mais imperfeita) aplique rodapés, de preferência da mesma essência e mesmo tom. Para os ângulos, corte os rodapés em esquadria.
TECTO :
Para tapar a junção com o tecto (aqui também se aconselha deixar um intervalo de 2 a 3 mm entre os lambris e o tecto), existem molduras decorativas em vários modelos à escolha. Naturalmente deverão combinar com os lambris e rodapés e ser igualmente envernizados.
PERFIS DE ESQUINA :
Nas extremidades da, ou das paredes com lambris, conte com uma folga de 2 mm para a eventual deformação da madeira em caso de alterações de clima. Pode encontrar perfis de ângulo para tapar os interstícios.
MANUTENÇÃO :
O tipo de lambris que escolher pode ser de manutenção mais ou menos fácil. A escolha ser feita na maioria das vezes pela facilidade de conservação : evita pintar paredes.Nos lambris envernizados basta passar um pano húmido.
LAMBRIS DE PVC, PROPRIEDADES :
A vantagem destes revestimentos em PVC encontra-se no facto de serem estáveis (não se deformam), imputrescíveis e nao serem inflamáveis. Normalmente são revestidos de uma camada anti-estática e resitente aos riscos.
CORTE :
Esta lâminas de PVC podem ser cortadas manualmente com uma serra fina, ou com uma serra elétrica (circular ou de recortes). Como sempre, a escolha da lâmina é da maior importância.
FIXAÇÃO :
O método de fixação mais prático (e talvez o mehor) consiste na agrafagem das lâminas de PVC sobre uma estrutura de madeira como para os lambris clássicos. Aqui também deve providenciar a boa circulação do ar atrás dos lambris, não fechando totalmente a estrutura.
COLAR :
Se o suporte estiver suficientemente plano e em boas condições, torna-se possível colar os lambris de PVC.
Escolha uma cola apropriada para não os deteriorar. Outra possibilidade consiste em agrafar diretamente o revestimento sobre o suporte existente (neste caso, se forem placas de gesso).
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
LEGAL DEMAIS FOI DE MUITA COOPERAÇÃO!
SERVIU POIS VOU COLOCAR NA MINHA SALA!
Por que não tentar?
Gostei!!!!!!