Saiba como montar uma caixa de derivação num circuito de iluminação…
Caixa de derivação
Como montá-la num circuito de iluminação
Para instalar mais pontos de iluminação num tecto, é necessário substituir a roseta de tecto por uma caixa de derivação.
Passo 1 – Desligue o interruptor geral do quadro e retire o fusível ou desligue o disjuntor do circuito. Desaparafuse a tampa da roseta de tecto e solte dos terminais todos os condutores.
Passo 2 – Fixe um cabo de iluminação desde a caixa de passagem até ao pomo de iluminação. Prepare as pontas do cabo para lazer as ligações. Enfie manga de plástico verde e amarela em todos os fios de ligação à terra não isolados.
Passo 3- Ligue o interruptor, segure a ponta do fio vermelho que pertence ao cabo que lhe parece ser o do interruptor com uma das garras de busca, e ligue a outra garra à ponta do fio. A lâmpada acende se for do cabo do interruptor. Identifique o cabo com uma marca vermelha.
Coloque o novo dispositivo de iluminação na posição pretendida aparafusando-o ao tecto.
Caros amigos, eu sou frequentador assíduo do site mas existem alguns textos realmente complicados de se entender, como por exemplo este:
“Fixe um cabo de iluminação desde a caixa de passagem até ao pomo de iluminação. Prepare as pontas do cabo para lazer as ligações. Enfie manga de plástico verde e amarela em todos os fios de ligação à terra não isolados.”
Sinceramente não tem como entender. Este texto é do artigo “Como montar uma caixa de derivação num circuito elétrico.”
Bem, resolvi deixar este comentário certamente na esperança de poder contribuir para melhorar os artigos do site.
Obrigado pela oportunidade.