Como fotografar os seus animais domésticos

Como desenvolver a sua arte fotográfica com animais domésticos

Truques fáceis para uma boa fotografia

Use a sua distracção para conseguir uma boa foto. Tente distraí-lo com algo que ele goste ou que dê especial atenção, de forma que possa olhar para a máquina numa pose de descontracção. Para isso deve ser rápido a pressionar o botão. É aconselhável que o seu animal esteja num ambiente calmo, numa atmosfera familiar ou num local que ele conheça e se sinta mais à vontade para colaborar consigo.

Como conseguir que eles olhem para a máquina

Para conseguir uma fotografia bem captada do seu animal de estimação vai precisar de algum tempo, paciência, e bons reflexos e alguma perícia. Fotografar animais de estimação exige paciência, rapidez de reacção e alguma perícia. Para captar o momento ideal deve estar com bastante atenção pois ele pode rapidamente se mexer, ficar numa posição inadequada ou até ficar numa posição bem bonita e num breve instante mover-se quando no momento quando pressionamos o botão da máquina.

Peça ajuda

Os animais pequenos com os gatos, hamsters, porquinhos da índia, coelhos e ratinhos de estimação por vezes ficam muito tempo sem se mexer e se ficam assustados dificultam a tarefa. Para que eles se movam e mudem de posição peça ajuda a alguém para entreter o animal de modo a interagir com ele.

Tire fotografias com grandes planos

Para conseguir um bom plano do seu animal de estimação, escolha a posição certa e aproxime-se de modo a obter a posição ideal. Espere um pouco, ajuste a imagem e prima o botão. Se a sua máquina tiver a função de zoom, esta irá lhe permitir tirar fotos bonitas de grande plano mas à distância. Se por outro lado não possuir nenhuma objectiva especial, pode optar por simplesmente mandar ampliara a parte da fotografia que mais gosta.

Fotografias de planos normais

Para tirar fotografias de planos normais, ponha-se de joelhos ou deite-se para poder ficar do mesmo nível do animal. Depois distraia-o de maneira a que ele olhe para si com uma pose engraçada ou interessante.

Fotos no exterior

Para captar uma foto no exterior, opte por uma foto rápida (ISO 400-1000). Deste modo pode trabalhar com luz fraca mas com uma velocidade de obturador maior, eliminando a possibilidade de a foto ficar tremida.  Se tiver de usar utilizar flash em ambientes interiores escuros, faça-o de maneira a não captar o  reflexo vermelho dos olhos do animal. Desta forma pode evitar que isto aconteça pode tirar a fotografia do animal numa posição de perfil. Se conseguir use  um suporte de flash e  monte-o ligeiramente para um dos lados da objectiva. Se máquina permitir fazer diferentes regulações, regule a abertura e a velocidade do obturador para focar a foto antes de premir o botão. É aconselhável tire várias fotos com várias posições para depois escolher a que mais gosta.

Como fotografar pássaros

Para conseguir captar a pose de um pássaro ou de um pequeno animal que está numa gaiola ou protegido por uma vidraça, deve manter a máquina o mais perto possível das grades, da rede ou do vidro. Para que a rede ou as grades não atrapalhem no momento de tirar a foto, segure a máquina quase paralela ás grades ou malhas da rede e utilize uma grande abertura.