Menu

BRICOLAGEM

O termo Bricolagem ou Faça Voce Mesmo, que vem do francês bricolaje, é usado nas actividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso ou consumo, evitando deste modo, o emprego de um serviço profissional.

O conceito de Bricolagem, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, com a sugestão “do it yourself”, “Faça Voce Mesmo”. Isso ocorreu devido ao encarecimento da mão-de-obra e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber este nicho, bricolagem ou Faça Voce Mesmo, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com pouca quantidade e todos com manuais explicativos.

Em antropologia Bricolagem é a união de vários elementos para formação de um único e individualizado. Um exemplo são as culturas do novo mundo: a Bricolagem de várias culturas (norte-americana, européia, asiática…) para a formação de uma própria e identitária.

Origem: Wikipédia

Bricolage

Bricolage ( palavra importada do Francês) é a acção de executar pequenos trabalhos acessórios, não especializados, que quase todos podem fazer, para reparar uma avaria e fazer arranjos a casa. A ideia base é a de trabalho não profissional. Portanto , com meios disponíveis, ferramentas por vezes aproximadas, e muita imaginação, jeito e sentido de desenrasque. Trata-se, à partida, de recuperar e desviar utensílios e materiais da sua função primordial. Tal como dizem os ingleses “do it yourself”, faça voce mesmo.

O verbo “bricoler”(fr.) aplicava-se, , ao jogo de bola e de bilhar, à caça e à equitação, mas sempre para evocar um movimento da bola que saltita, do cão que divaga, do cavalo que se desvia da sua linha de marcha para evitar um obstáculo. A palavra Bricolage vem, portanto, de “bricole” (Fr.), uma espécie de catapulta, uma arma de guerra; mais tarde, passou a designar a alça do macacão do encarregado de mudanças (por causa das cordas que esticavam a catapulta). Mas a palavra Bricolage teve outros empregos: subentendidos eróticos ( seduzir uma rapariga); futilidades, objectos sem importância (biscates). Os franceses também utilizam o termo Bricolage com sentido pejorativo.

É em todo o caso uma palavra para todo o uso, tal como aquilo que designa.

É bom ter alguém em casa que consiga vedar a torneira que pinga, arranjar uma tomada ou pintar a casa de banho, em fim, nos tempos que correm ter alguém, por perto, que perceba de Bricolage da muito jeito.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *