Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Download 3 Ebooks Grátis

Como Melhorar o Isolamento Térmico e Acústico da Sua Casa

Um isolamento térmico eficaz é essencial, tanto para evitar as perdas de calor durante a estação fria (o que inutilizaria o investimento feito no aquecimento) como para que a casa não se transforme numa estufa durante o Verão. O sistema de isolamento deve ser previsto, de preferência, na altura da construção da casa. Para evitar perdas de calor no transporte da água quente e, nos casos extremos, a congelação da água nos canos, estes devem ser colocados em paredes interiores. Nesta fase também é mais fácil aplicar placas de poliestireno expandido (esferovite), aglomerado negro de cortiça ou lã de rocha nas paredes. No entanto, eis o que é possível fazer nas várias partes da estrutura de uma casa já construída.

Isolamento do Tecto e telhado

Se a casa tiver sótão, esta é a primeira área a proteger já que, devido à tendência do ar quente para subir, por aqui sai uma quantidade apreciável de calor. O isolamento do piso é a forma mais fácil e eficiente de isolamento, mas, se o sótão for habitado, é necessário isolar também o telhado. Aspire bem toda a área antes de começar a trabalhar e, se a estrutura for em madeira, aproveite para ver se há sinais de caruncho. •

Comece por verificar o estado do telhado, para evitar que eventuais infiltrações de água danifiquem o material isolante, substitua as telhas partidas e coloque no lugar alguma que esteja deslocada. Em seguida, pelo lado de dentro da casa, cubra o telhado com lã de rocha, placas de cortiça ou de esferovite, sem deixar quaisquer frestas. Lembre-se de que quanto mais espesso for o material, mais eficaz será o isolamento. Em alternativa, coloque um tecto falso convenientemente isolado.

Isolamento de Paredes

Quanto maiores forem as superfícies de vidro, maiores serão as perdas de calor. As possibilidades (e as necessidades) de isolamento variam consoante o tipo de parede. – Paredes duplas: a caixa de ar existente entre as duas paredes constitui, por si só, um bom sistema de isolamento. Se, ainda assim, o quiser melhorar, terá de o fazer enquanto a casa estiver a ser construída, revestindo uma das faces interiores da caixa de ar com esferovite.

- Isolar Paredes simples: existem diversos materiais apropriados para forrar as paredes exteriores pelo lado de dentro. Pode utilizar esferovite, por exemplo. Mas esse trabalho não é propriamente fácil, já que exige a remoção e posterior recolocação de rodapés, caixilhos de portas e janelas, tomadas e interruptores eléctricos. Além disso, depois de colocar o material isolante, ainda terá de fazer o acabamento (estucar de novo, por exemplo). Por isso, talvez seja preferível entregar a tarefa a um profissional, que colocará diversas camadas de materiais isolantes.

Uma alternativa mais simples é forrar a parede com cortiça decorativa. – Portas e janelas Pode calafetá-las com fita de espuma sintética ou de borracha autocolante ou com massa de silicone colocada ao longo dos caixilhos. Também pode utilizar fita metálica, que tem a vantagem de durar mais tempo que a espuma ou a borracha. Para saber qual a espessura necessária, coloque um pouco de plasticina na zona a calafetar e feche a porta ou a janela. Volte a abrir e retire a plasticina, compri-mida à espessura adequada.

Antes de colocar o material de isolamento, limpe bem a área a calafetar. Se utilizar fitas de isolamento, verifique se não estão dobradas ou tórtas. Ao colocar a fita, mantenha-a direita e pressione-a bem, para que não saia do lugar quando abrir e fechar a porta ou a janela. Ajuste as pontas da fita aos cantos dos caixilhos. Se optar pela massa de silicone, aplique-a ao longo de todo o caixilho, cubra-a com uma fita larga ou com papel de alumínio sem rugas e, se possível, mantenha a porta ou a janela fechadas durante um ou dois dias. Depois, verifique se o silicone está bem endurecido e retire o papel de alumínio e o excesso com uma faca.

Utilize calhas de borracha para evitar a entrada de ar por debaixo da porta. Compre uma calha com a largura e a espessura adequadas e fixe-a no fundo da porta. Em alternativa, coloque no mesmo lugar uma fita de escova em nylon ou uma tira metálica com PVC.

Os cortinados, sobretudo os mais pesados, também oferecem uma certa protecção contra a entrada de frio e de calor. Por sua vez, os vidros duplos, apesar de serem frequentemente apresentados como uma boa solução, são demasiado caros para a eficácia que apresentam: a sua principal vantagem é não embaciarem quando há condensação.

Isolamento de canos

No nosso país, devido ao clima ameno, são poucas as regiões onde é necessário isolar os canos. No entanto, se a zona onde reside está sujeita, durante o Inverno, a temperaturas muito baixas, é mais seguro fazê-lo. •

Para proteger um contador de água situado no exterior da casa, construa uma caixa de madeira com as dimensões adequadas e forre-a com material isolante (lã de rocha ou de vidro, por exemplo) antes de a adaptar ao contador. Também é conveniente isolar o espaço entre o contador e a parede. Este processo pode ser igualmente aplicado às torneiras exteriores. •

Os canos de água requerem as mesmas medidas preventivas, para não perderem calor (no caso dos canos de água quente) ou mesmo para não congelarem (se estiverem no exterior ou em paredes exteriores). A forma mais fácil de o fazer é através de tubos de isolamento em espuma de borracha, fechados através de fita adesiva ou de cola. Nos casos em que isso não seja possível (por existirem torneiras ou outras obstruções), utilize fita de espuma de plástico, fibra mineral ou fibra de vidro. Proteja também as torneiras e as válvulas de segurança, deixando livre apenas o manipulo. Assegure-se de que todas as curvas e uniões ficam bem protegidas.

ATENÇÃO! Se utilizar lã de vidro, evite o contacto com a pele. Utilize luvas de protecção e, quando acabar o trabalho, lave bem as mãos e os braços com água corrente.

ISOLAR TELHADOS E CANALIZAÇÕES

Um bom isolamento reduz o nível de fuga do calor doméstico através da construção da sua casa e ajuda a proteger os sistemas vulneráveis de canalização de danos sofridos durante o tempo frio. As diferentes partes da sua casa podem ser isoladas de diversas maneiras, sendo a maior parte destes trabalhos feita por um profissional. O custo acabará por ser recuperado devido à poupança feita nas contas de energia.

TELHADOS E CANALIZAÇÃO Como em qualquer trabalho de bricolage, pode ajudar dividir todo o projecto em fases. Cerca de 25 % do calor escapa-se através do telhado, por isso, este é um bom local para iniciar um projecto de isolamento. É no telhado que as canalizações correm maior risco de congelar, o que também deve ser tido em conta.  

A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Compre roupa de protecção.
Um conjunto básico deve incluir:

  • Fato-macaco e luvas para proteger do pó.
  • Óculos e máscara de protecção facial.
  • Um capacete de segurança, que é essencial quando se trabalha em espaços confinados com um pé direito limitado.

O mais importante de tudo é que deve lembrar-se que, excepto se tiver colocado um pavimento adequado na área do telhado, apenas poderá andar sobre as vigas de sustentação. No meio estará o tecto das divisões por baixo, que é frágil e não aguenta o seu peso. Para evitar acidentes, coloque pranchas robustas por cima das vigas e ande apenas em cima destas.

MATERIAIS DE ISOLAMENTO

Uma forma simples de evitar a perda de calor é colocar isolamento entre as vigas. A sua escolha pode ser influenciada por preferências pessoais ou pela facilidade de utilização. Algumas variedades são muito mais simples e provocam menos irritações na pele do que outras.

As recomendações normais sugerem que o isolamento deve ser colocado a uma profundidade de 200 mm. No entanto, isto pode nem sempre ser possível com determinados materiais, se as vigas tiverem menos profundidade. De igual forma, se a área do telhado possuir pavimento, este pode restringir a profundidade do isolamento. Neste último caso, o pavimento terá de ser levantado para colocar isolamento entre as vigas.

ISOLAMENTO GRANULADO ou EM PÓ

Este é vendido em sacos e é simplesmente deitado entre as vigas e nivelado com as suas superfícies superiores. Embora seja fácil de manejar e de espalhar, as variedades em pó, como a vermiculite, podem ser muito desagradáveis para se trabalhar. Além disso, o material pode ter tendência a desaparecer se a área do telhado sofrer muitas correntes de ar.

ISOLAMENTO DE LÃ MINERAL

Este consiste em rolos de fibra de vidro, fibra mineral ou fibra de rochas, que são desenrolados entre as vigas. Existem várias larguras para se adaptarem ao espaço entre as vigas. Um rolo normal deverá ter 6-8 m de comprimento, mas existem tamanhos menores à venda. Alguns materiais podem provocar irritação na pele, por isso use sempre luvas quando colocar o isolamento.

PAINÉIS ISOLADORES

Estes produtos são leves e fáceis de manusear, mas tal como a lã mineral, alguns provocam irritações de pele. Também neste caso a largura destes isoladores adapta-se aos espaços entre as vigas. Procure isoladores de elevada densidade se quiser ter uma barreira de som eficaz.

COMPRAS ESSENCIAIS

Um bom isolamento não implica grande dispêndio de dinheiro. Os produtos mais eficazes são relativamente baratos e podem poupar muito a longo prazo. Quaisquer tanques de armazenamento de água no telhado devem ser isolados para serem protegidos da congelação; na verdade, algumas empresas de fornecimento de água podem exigi-lo por lei. Existem invólucros almofadados para o efeito. Da mesma forma, canalizações expostas no telhado devem ser revestidas de materiais de isolamento para evitar que congelem.

SUGESTÕES PRÁTICAS

Deixe o espaço por baixo de um tanque de armazenamento de água sem isolamento. O calor sobe pelas divisões por baixo para ajudar a evitar a congelação. •

Isole o alçapão de acesso ao telhado com isolamento de lã mineral, com a parte de trás de plástico, e cole ou pregue ao sítio.

ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS

As paredes de qualquer casa constituem uma grande parte do edifício, pelo que é essencial que estejam bem isoladas. O género de isolamento necessário depende da construção da casa, porque as paredes maciças requerem um método e as paredes ocas requerem outro.

Também é imperativo isolar a casa ao nível do chão, uma vez que cerca de 15 % do calor se perde através dos pavimentos.

PERDA DE CALOR NAS PAREDES

A maior área de perda de calor, cerca de 35 %, verifica-se normalmente nas paredes da casa. No entanto, a melhor solução, o isolamento de paredes ocas, constitui uma tarefa que deve ser entregue a profissionais. Embora isto acarrete grandes despesas, pode esperar uma recuperação do investimento após alguns anos. Este tratamento, obviamente, não é possível se a casa tiver paredes maciças. O procedimento habitual é injectar espuma, esferovite ou fibras minerais na cavidade através de orifícios feitos na parte exterior da parede. Certifique-se de que o trabalho é feito por um bom empreiteiro.

SOLUÇÕES FAÇA VOCÊ MESMO

Aplicar isolamento nas paredes interiores está ao alcance de qualquer um. Uma possibilidade é usar placas térmicas de pladur em paredes secas e exteriores. Outra é acrescentar uma moldura de madeira à parede, enchê-la com um isolamento em painéis ou em lã mineral e revesti-la com pladur. Para evitar a condensação, deve-se agrafar revestimento plástico ao material isolador. A desvantagem de ambos os métodos é que perderá alguma área de chão na divisão. Perdem-se pelo menos 50 mm se usar pladur térmico e ainda mais se se criar uma parede divisória. No entanto, em termos de conforto e de poupança de custos, este sacrifício pode valer a pena. Desde que a parede de pladur seja robusta, as placas podem ser fixas directamente com a cola. E sempre incluída uma barreira anti-vapor.

SUGESTÕES PRÁTICAS

Os revestimentos de parede em tecido possuem boas propriedades de isolamento. De forma semelhante, os tapetes e os cortinados podem manter o calor e reduzir o som. • Use isolamento acústico nas paredes para ter um ambiente mais silencioso.

PAVIMENTOS COM PROBLEMAS DE EXCESSO DE VENTILAÇÃO

Se isolar soalhos que possuam grandes cavidades por baixo, tenha em mente que tal poderá implicar grandes trabalhos, que seria melhor evitar. Se estiver preparado para levantar e substituir um soalho, os métodos são semelhantes à colocação de isolamento de telhado. No entanto, terá de encontrar uma forma de apoiar o material isolador entre as vigas.

Uma rede de nylon agrafada aos lados das vigas é o método usual de fixar o isolamento em placas de fibra de vidro. Estique bem a rede antes de a pregar às vigas para que o isolamento não descaia deixando entrar ar frio. Algumas ripas de madeira entre as vigas seguram o isolamento em painéis. Um método mais fácil de resolver problemas de soalhos com correntes de ar é pôr um bom forro sob o tapete e também encher quaisquer fendas entre as tábuas com massa. As fendas de maiores dimensões devem ser cheias com tiras de madeira, cortadas cuidadosamente à medida. Espalhe cola dos lados de cada tira para que esta se fixe à cavidade. Deixe a cola secar e depois passe uma plaina sobre a tira para que não destoe do resto do soalho.

Os pavimentos de betão ou sem qualquer revestimento são geralmente isolados cobrindo a área com painéis de poliestireno, revestidos por uma placa de politeno. Em seguida, instala-se por cima deste um soalho flutuante de aglomerado de madeira com uniões de macho e fêmea. Deve deixar um espaço de 9 mm entre o aglomerado de madeira e a parede para permitir a expansão. Este espaço não será notado depois de instalar um novo rodapé. A caixa de ar sob o soalho flutuante ajudará a manter a área quente. Este trabalho pode provocar grandes alterações, pois o novo pavimento ficará mais alto e as portas terão de ser retiradas e aplainadas. As arquitraves à volta das portas também terão de ser adaptadas.

SUGESTÕES PRÁTICAS

Coloque uma prateleira cerca de 150 mm por cima de um radiador para projectar calor para a divisão. •

Pode usar papier-mâché, uma mistura feita de pedaços de jornal e de uma solução espessa de cola de papel de parede, para reparar pequenos orifícios nos soalhos. Adicione, tinta de madeira que combine com o restante soalho e depois passe uma lixa no remendo quando estiver seco. •

Se o soalho estiver em muito más condições, cubra a área com painéis de cartão de fibra prensada ou contraplacado de madeira.

ISOLAR PORTAS E JANELAS

As mais pequenas fendas na construção de uma casa podem tornar as condições de vida muito desconfortáveis. Cerca de 15 % da perda de calor é atribuída a um isolamento deficiente ou não existente, mas, instalar materiais isoladores é muito fácil e tem custos mínimos. Um isolamento eficaz não só impede o calor de sair como também torna uma casa mais quente ao eliminar as correntes de ar.

UM EQUILÍBRIO SAUDÁVEL

Os alvos principais a ter em atenção são as janelas, portas, chaminés e alçapões de acesso ao telhado, mas também não nos devemos esquecer dos rodapés e dos espaços entre as tábuas do soalho. No entanto, há um equilíbrio saudável a ser mantido. Se isolar todos os locais por onde entra o ar, pode criar condições ideais para o aparecimento da condensação. A solução óbvia é calafetar todos os locais da casa por onde entra o frio, não esquecendo, porém, uma ventilação adequada sob a forma de grelhas, respiradouros de tijolo e ventoinhas de extracção.

FENDAS A FECHAR

As correntes de ar não passam somente à volta das portas, mas também através destas. O problema é muito simples de resolver. As coberturas de buraco de fechadura são baratas, enquanto uma tampa do tipo escova ou de borracha fixa no interior de uma caixa de correio impedem que qualquer coisa, além do correio, entre através desta.

PORTAS E JANELAS

Estas são as duas fontes principais de correntes de ar na casa, mas há muitos produtos para resolver esse problema. Somente as janelas são responsáveis por cerca de 10 % da perda de calor.

Uma solução é substituir os vidros normais por vidros duplos, mas esta é a solução mais dispendiosa e pode-se demorar cerca de 20 anos a recuperar o investimento em termos de poupança de energia.

As fitas de calafetagem são um método pouco dispendioso de tapar fendas à volta das janelas e portas. As fitas são auto-adesivas e de fácil aplicação, embora as fitas de espuma nem sempre resolvam completamente o problema. Evite as variedades mais baratas, porque rapidamente podem ficar comprimidas e não desempenham a sua função adequadamente. Procure produtos que tenham garantia entre dois e cinco anos. Estes serão de fácil remoção e substituição se desejar melhorar o sistema de calafetagem. As juntas auto-adesivas de borracha, normalmente com perfis em “E” ou “P”, são mais caras, mas são melhores em termos de eficácia e de duração.

Normalmente, as janelas de caixilho são mais fáceis de calafetar do que as de guilhotina. A forma mais eficaz de impedir as correntes de ar de entrar pelas partes laterais das janelas de guilhotina é fixar uma fita com escova de nylon. O topo e o fundo não necessitam de tratamento especial, uma vez que neste caso não se pode usar nenhum dos produtos recomendados para janelas de caixilho.

As massas de enchimento de silicone são boas para encher espaços grandes ou irregulares à volta das janelas e portas. Existem em branco, castanho e castanho–claro. Use uma pistola de calafetagem para as aplicar mais facilmente, embora também haja produtos que não necessitam de pistola. Para aplicar a massa de enchimento de silicone, limpe a massa.

INSTALAR UM SISTEMA DE VIDROS RÍGI Pincele água com sabão na extremidade que fecha da janela ou da porta. Feche e abra a porta imediatamente. A água com sabão actua como agente de desprendimento, impedindo que a porta ou a janela se colem à massa de enchimento.

UM SEGUNDO VIDRO Esta é uma forma relativamente barata de evitar correntes de ar nas janelas. O mais simples é colar uma película transparente ao interior da janela com fita adesiva, que pode ser retirada durante os meses de Verão e aplicada novamente no Inverno.

Uma opção mais resistente é uma folha acrílica. Se optar por este método, certifique-se de que pelo menos uma janela pode ser aberta em caso de emergência. Como alternativa, pode comprar um kit que permite que o vidro de dentro corra ao longo de uma calha.

SUGESTÕES PRÁTICAS

Para uma boa adesão, limpe e seque sempre as molduras das janelas e portas cuidadosamente antes de aplicar a massa de enchimento adesiva. •

Tenha em consideração a instalação de grelhas de arejamento nas janelas para permitir a entrada de ar em casa. •

Quando substituir janelas, use vidros de baixa emissão. Estes têm um revestimento especial que reflecte o calor novamente para a sala e tem as mesmas vantagens a nível de isolamento térmico e acústico que vidros triplos, mas custam menos dinheiro.

47 Comentários para “Como Melhorar o Isolamento Térmico e Acústico da Sua Casa”

  • César diz:

    Se tenho um teto de telhas, como posso fazer para isolar do exterior para colocar um ar acondiconado.

    • Como refere o post:
      - se o sotão for habitado, deve fazer o isolamento com um tecto falso. Aplique calhas para pladur, coloque o roofmate, ou outro material isolante, e coloque o pladur. Atenção que todas as placas de isolamento têm que ficar encaixadas ou completamente unidas.
      -se o sotão não for habitado, poderá fazer o isolamento no próprio piso. Limpe o pavimento, aplique o isolamento térmico e uma camada de betonilha, ou outro material para fixar o isolamento.

  • americo pina diz:

    GOSTEI MUITO DE LER AS VOSSAS INFORMACOES,PARABENS.
    SOLICITO TAMBEM UM CONSELHO TENHO UM APARTAMENTO SO COM CAIXA DE AR
    MAS QUERIA POR UM IZOLAMENTO,E COMO TAMBEM QUERO POR JANELAS DUPLAS
    QUERIA SABER SE INJETANDO ESPUMA ANTES DE COLOCAR AS JANELAS SERIA UMA BOA IDEIA,AGRADECIA MAIS INFORMACOES OBRIGADO POR TUDO.

    • O isolamento na caixa de ar realmente é a melhor solução, mas deve ser feito em fase de construção… A injecção de espuma pelas ombreiras das janelas não lhe permite saber se toda a área da parede ficou devidamente preenchida, e também pode encontrar alguns obstáculos, pilares, tubagens e não conseguir colocar a espuma em toda a superfície… Realmente é uma solução económica mas sem garantias. O problema que tem deve ser comum aos seus vizinhos, porque não optar por uma solução de isolamento pelo exterior (capoto), solução mais eficaz e com resultados garantidos.

      • castanheira diz:

        como coloco eu proprio capoto na minha casa?

  • dhene santos lima diz:

    quando eu tenho uma telh rachada como eu devo fazer para trocar elas.

  • cristina diz:

    ouvi dizer que posso fazer um isolamento termico com caixas de leite; é possível?

  • Maria de Lurdes Correia Guedes diz:

    Gostaria me informassem, se posso colocar placas de esferovite coladas ao tecto do sotão, como as colo e o preço das placas? Muito obrigado.

  • vanderleia diz:

    quero saber como colocar teto falço ,uma parte da minha cozinha e mais baixa que a outro , entaõ quero po-la tudo igual.

  • abigail diz:

    como se chama o esferovite azul que se mete entre as paredes?
    é possivél isolar a casa da luz tendo janelas?

  • Mafalda diz:

    Boa Tarde
    Preciso fazer algo à minha sala, pois durante o inverno existem muitas humidades nas paredes e a porta de entrada está sempre cheia de água nas almofadas. Qual é a melhor forma de isolar as paredes no interior?

  • Nanotech do Brasil diz:

    Boa Noite,
    Sou um representante da Nanotech do Brasil – Tintas térmicas, uma empresa preocupada com o meio ambiente que so trabalha com produtos ecologicamente corretos e achei seu post muito interessante por tratar de assuntos diretamente relacionados aos nossos serviços e produtos, oferecemos além da tinta térmica, Isolante Térmico, Isolante Acústico e Impermeabilizante para paredes, lages todos os tipos de superfícies todos e paredes em geral.
    Para você que quer saber um pouco mais sobre a nanotech acesse nosso site e faça um orçamento:
    http://www . nanotechdobrasil . com . br/isolante/
    Otimo artigo,

    Att.

    Nanotech do Brasil

  • Catarina diz:

    Eu gostava de cobrir uma parede que tem uma porta de serviço, isolando acustica e termicamente a sala, o que me aconselham? pladur?

  • andre diz:

    olá, para mim o principal problema sao as paredes e o tecto, quando expostos, porque sao a maior superficie da casa e quado arrefecidas ou aquecidas trasmitem logo para o interior como pontes térmicas.
    Queria saber quais as soloções para o o tecto, ja que no meo caso é um ultimo andar e também queria saber se ha alguma tinta, papel de parede ou alguma coisa simples e barata.

  • João diz:

    A casa onde vivo já tem cerca de 36 anos e consequentemente não está bem isolada. Tem 2 pisos e sótão, que embora não sendo habitado serve como arrumos. Este ano no verão quero fazer um a revisão às traves (de madeira) e telhas, a ver se será necessário substituir alguma. As janelas são de madeira e estão um pouco deterioradas, estou a pensar chamar um carpinteiro que lhes dê uma afinação para depois as tentar calafetar.
    Quanto ao sótão então o que aconselham a fazer tendo em conta que a estrutura é de madeira e não posso gastar muito dinheiro.
    Obrigado

  • Eu consegui a fita de calafetar porque um amigo trouxe da espnha. ja procurei em alguns sites e loja em Curitiba e nao achei a de borracha. Gostaria de comprar mais para colocar em outras portas. Vi um predio que foi colocado mas veio junto na compra das portas e batentes conforme me informou o construtor. Se alguem souber onde comprar/encontrar essas fitas de calafetar de borracha, agradeço!!

    • na bordinhon – ou naquela loja de coisas pra casa do lado da rodoferroviáriaaaaaa!!!!!!

    • na bordinhon – ou naquela loja de coisas pra casa do lado da rodoferroviáriaaaaaa!!!!!!

    • na bordinhon – ou naquela loja de coisas pra casa do lado da rodoferroviáriaaaaaa!!!!!!

    • santa cândida – materias de construção, tras do cemitério israelita indo pra colombo…casas do pedro!

    • santa cândida – materias de construção, tras do cemitério israelita indo pra colombo…casas do pedro!

    • santa cândida – materias de construção, tras do cemitério israelita indo pra colombo…casas do pedro!

    • Elmo Fanhani já procurei em várias lojas aqui em Curitiba… Vou dar mais uma fuçada. Eles tem uma da 3m mas nao eh de borracha.

    • Elmo Fanhani já procurei em várias lojas aqui em Curitiba… Vou dar mais uma fuçada. Eles tem uma da 3m mas nao eh de borracha.

    • Elmo Fanhani já procurei em várias lojas aqui em Curitiba… Vou dar mais uma fuçada. Eles tem uma da 3m mas nao eh de borracha.

    • A de borracha alem de isolar a acustica, ainda evita que a porta bata no batente com o vento e evita o barulho da batida..eh muito boa.

    • A de borracha alem de isolar a acustica, ainda evita que a porta bata no batente com o vento e evita o barulho da batida..eh muito boa.

    • A de borracha alem de isolar a acustica, ainda evita que a porta bata no batente com o vento e evita o barulho da batida..eh muito boa.

  • Eu consegui a fita de calafetar porque um amigo trouxe da espnha. ja procurei em alguns sites e loja em Curitiba e nao achei a de borracha. Gostaria de comprar mais para colocar em outras portas. Vi um predio que foi colocado mas veio junto na compra das portas e batentes conforme me informou o construtor. Se alguem souber onde comprar/encontrar essas fitas de calafetar de borracha, agradeço!!

  • Eu consegui a fita de calafetar porque um amigo trouxe da espnha. ja procurei em alguns sites e loja em Curitiba e nao achei a de borracha. Gostaria de comprar mais para colocar em outras portas. Vi um predio que foi colocado mas veio junto na compra das portas e batentes conforme me informou o construtor. Se alguem souber onde comprar/encontrar essas fitas de calafetar de borracha, agradeço!!

  • elena diz:

    Gostaria de subir o piso da minha sala com placas de isopor. Como proceder?

  • Luis diz:

    a minha casa está perto de uma estrada onde circulam muitos carros
    sabem-me dar alguns conselhos para impedir que o barulho de fora entre na minha casa?

  • COLOQUEI UMA BORRACHA NA MINHA JANELA, MAS O VENTO CONTINUA ENTRANDO, MAS TA UM FRIO.O QUE EU FAÇO?

  • COLOQUEI UMA BORRACHA NA MINHA JANELA, MAS O VENTO CONTINUA ENTRANDO, MAS TA UM FRIO.O QUE EU FAÇO?

  • COLOQUEI UMA BORRACHA NA MINHA JANELA, MAS O VENTO CONTINUA ENTRANDO, MAS TA UM FRIO.O QUE EU FAÇO?

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: