Devido ao recente aperfeiçoamento do isolamento térmico dos sótãos é normal que toda a canalização ali instalada esteja desprotegida e vulnerável ás temperaturas de frios que naturalmente iram fazer congelar os canos e depositos de água que dão acesso directamente à habitação.
Os sistemas de aquecimento como por exemplo o de aquecimento central também poderá ser afectado, para tal é necessário estudar bem os s
Como impedir o congelamento de canos e depositos
Isolamento de canos.
Estes devem ser isolados e protegidos com meias-canas ou mangas flexíveis de espuma ou plástico. Também podem ser isolados com outro material isolante que achar mais conveniente.
Isolamento de depósitos.
Poderá isolar os tanques e depósitos que tenha no sótão com mantas de tela de vidro ou placas de poliéster, utilize o material que achar mais conveniente e fácil de manusear de acordo com aquilo que pretende isolar e proteger. A tampa também deve ser protegida com isolamento térmico.
Outra dica muito importante é não isolar o chão do sótão, pois desta forma poderá mante-lo com alguma temperatura e isso vai ajudar a que os canos e depositos não congelem com facilidade.
Outras soluções
No caso de longos períodos de ausência o ideal é , descarregar todo o sistemas de aquecimento utilizando a válvula ou a torneira de drenagem da caldeira, ou adicionar uma solução especial anticongelante à água do sistema. poderá também deitar um pouco de sal nos canos com mais tendência a congelar, isto evitará o seu congelamento.
Aquecimento central
O aquecimento central é um sistema que nos permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar no interior de um espaço fechado, criando condições que permitam aos utilizadores sentirem-se confortáveis, mesmo em situações de baixas temperaturas exteriores. No caso de a sua habitação possuir este tipo de aquecimento, quando a casa ficar desabitada por períodos curtos, deixe o sistema de aquecimento ligado, se possível com os termostatos regulados com uma temperatura reduzida. Esta temperatura, além do conforto proporcionado, vai diminuir a desagradável sensação de humidade e evitar a formação de manchas de humidade e bolores.
Um sistema de aquecimento central fornece um alto padrão de conforto com um baixo consumo energético, sem desagradáveis ruídos e com um longo período de vida útil. Este sistema é de fácil manutenção já que todos os aparelhos que o constituem se interligam com dispositivos que asseguram o seu máximo rendimento com um absoluto controlo do utilizador.
Acumulador
As caldeiras que possuem o serviço de água por acumulação permitem a utilização de várias torneiras em simultâneo sem a perda de eficiência. Neste caso será necessário instalar em conjunto com a caldeira, um acumulador de águas sanitárias. Não esquecer que o reservatório de água deverá ser escolhido em função das necessidades da família.
Na aquisição deste sistema é fundamental ter em conta os seguintes aspectos:
- As caldeiras podem ser murais ou de chão, consoante o espaço e necessidades. Funcionam com ou sem acumulador, cuja função é a de garantir a existência de urna reserva de água quente.
- O sistema com caldeira a gasóleo permite o fornecimento de águas quentes sanitárias independente do aquecimento central. No entanto, obriga à existência de um depósito de combustível, normalmente enterrado no solo.
- Por ser considerado um combustível amigo do ambiente, existem benefícios fiscais.
- Ao contrário do sistema de ar condicionado, o aquecimento central não possibilita o controle de temperatura da casa no verão.
Caldeira
A caldeira tem como objectivo o aquecimento da água. Actualmente exitsem no mercado diversas soluções que adaptam-se a qualquer situação em função das necessidades especificas de cada utilizador.
Radiadores e Toalheiros
Estes equipamentos permitem aquecer o ar através da água quente produzida pela caldeira. Assim é possível proporcionar uma temperatura agradável de forma natural e silenciosa. Utilizando sistemas com termóstato, é possível realizar um controlo da temperatura ter ainda as mais diversas temperaturas em cada divisão da habitação.