Como aplicar Folha de Ouro

A técnica de folhear a ouro é uma técnica bem antiga no que concerne à decoração de madeira. Desde molduras a caixilhos de quadros e até peças artesanais de alta qualidade. A utilização da folha de ouro é um modo muito impressionante e relativamente simples de transformar um espaço num local de luxo e ostentação pois a madeira é facilmente esculpida e coberta com folha de ouro. O resultado adapta-se ao gosto da época, é mais barato e mais impressionante do que recorrer a outros tipos de decoração, tecnicamente mais exigentes, como a escultura ou a pintura.

Como reparar  os cantos de uma moldura dourada:

Aplique cera dourada nos cantos já gastos e sem cor. A cor deve ser escolhida em função da cor já existente na moldura, de modo a que esta fique o mais homogénea possível.

Para revestir ou decorar com folhas metalizadas:
Este método é mais barato e acessível, pois em vez de usar a folha de ouro pode substituí-la por folhas metalizadas douradas ou prateadas.
Corte a folha em quadrados de 4 cm e amarrote bem cada quadrado, antes de os estender para usar, para lhes conferir uma textura enrugada. Misture cola PVA com água e aplique-a na moldura com uma escova de dentes. Comprima os quadrados de folha contra a moldura, trabalhando todos os contornos. Pincele a superfície com mais cola e deixe-a secar antes de aplicar o verniz de envelhecimento (patina dourada).

Para revestir ou decorar a moldura de um quadro :

Comece por preparar a moldura. Aplique várias camadas de gesso, deixando cada camada secar completamente antes de aplicar a seguinte. Passe suavemente com a lixa e pinte com a tinta avermelhada. Por fim, dê duas demãos de goma-laca. A fase seguinte consiste na aplicação da goma de ouro, que deve ser cuidadosamente espalhada, especialmente sobre o ornato. Em geral, demora duas horas a secar. Coloque a almofada de dourador junto da moldura para não ter de mover a folha de ouro para muito longe. Abra o livro com as folhas de ouro sobre a almofada e levante algumas folhas para cortar. Leve os pedaços cortados para a moldura um a um, sobrepondo-os um pouco, e fixe-os com pancadinhas leves. Preencha os pequenos espaços que tenham ficado a descoberto com fragmentos diminutos transportados na ponta de um pincel macio.

Material a utilizar:

Irá precisar de:

– Gesso,

-Pincéis pequenos,

-Lixa de grão fino,

-Tinta castanho-avermelhado-escura,

Goma-laca,

– 1 pincel pequeno de cerdas naturais (porco ou javali),

-Goma de ouro à base de óleo,

-Folha de ouro,

– 1 almofada de dourador,

– 1 palhinha de refresco,

– 1 faca de dourador,

– 1 pincel de pêlo de camelo de 10 cm de largura e um pincel de pêlo de esquilo.




Uma resposta

  1. Gonçala Rosa da Silva Responder

Deixar Comentário