Aplicar molduras na sua casa

Como fazer a decoração de interiores ao aplicar molduras

Colocar arquitraves e molduras 

A gama de molduras inclui perfis de secção maiores como a arquitrave, que pode ser decorada. Colocar arquitraves é bastante simples. Meça a largura interna da moldura da porta e marque a parte de topo da arquitrave de forma a que a extremidade inferior seja 12 mm maior. Chanfre as extremidades a 45°, com uma caixa de meia-esquadria ou com uma serra de respigar, para que a extremidade do topo seja mais comprida do que a do fundo. Pregue a peça do topo da arquitrave ao topo da moldura para que fique igualmente saliente de ambos os lados e tenha 6 mm de altura a partir da extremidade do fundo da moldura do topo. Todas as arquitraves devem ser colocadas cerca de 6 mm para trás em relação à extremidade interior da moldura da porta. Tire separadamente as medidas para cada peça lateral, uma vez que estas podem variar consideravelmente na largura de uma porta, especialmente em casas mais antigas. Corte cada uma em comprimento e pregue-as na posição correcta.

aplicar molduras1

 Fixar molduras

De um modo geral, é aconselhável fazer furos piloto em molduras de madeira dura antes de as pregar, especialmente quando fixa perto das extremidades, uma vez que as madeiras duras em pequenas secções. As madeiras moles são melhores, sendo desnecessário furar uma arquitrave de madeira mole antes de a pregar. Basta colocar os pregos, bater-lhes nas cabeças de forma a entrarem na superfície e colocar massa de enchimento antes do acabamento. Os pregos para painéis ou os pregos ovais sem cabeça são os métodos de fixação preferível para arquitraves: devem ser espaçados a intervalos de 230 a 300 mm.

 Como Colocar uma moldura sem pregos

As molduras em pequenas secções podem ser fixas com cola em vez de serem fixas com pregos. Primeiro, verifique se as extremidades do painel ao qual as molduras vão ser fixas estão direitas, usando um esquadro de encosto. Corte as molduras em comprimento, chanfrando as extremidades a 45°. Encoste-as às extremidades do painel, usando cola de madeira, e segure-as no local com fita adesiva. Como alternativa, há grampos especiais para segurar o painel e que exercem pressão sobre a moldura. Quando a cola estiver seca, alise a moldura com uma plaina, ou lixe-a, para que fique nivelada com o painel.

7 Comments

  1. Ariane Furtado Responder
    • bricolagem Responder
  2. Marcelo Responder
    • fabio Responder
  3. alexandra Responder

Deixar Comentário