Como Começar      Casas Seguras      Como Comprar      Dicas de Trabalho      Materiais      Poupança      Reparar Equipamentos

Como assentar azulejos em paredes

Os revestimentos cerâmicos para paredes, conhecidos popularmente por azulejos, são placas cerâmicas fabricadas a partir de uma mistura de argila. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz.

Uma preparação adequada da parede é muito importante para que o resultado final do trabalho, quer a nível técnico quer a nível estético, seja perfeito. Por isto é necessário que sejam feitas os seguintes preparos, antes do início do assentamento de azulejos.

A base a ser revestida deverá passar por um processo de limpeza para remoção de pó, sujidade, gordura, bolor e outras substâncias que possam vir a prejudicar a aderência. Os procedimentos recomendados para a limpeza são os seguintes:

- Limpeza com vassoura de piaçaba ou escova de aço;

- Remoção de partículas com uma espátula;

- Lavagem com água sob pressão ou jacto de areia nos casos de grande impregnação.

Material a utilizar:

Água

A água utilizada deve ser limpa de impurezas. Não deve ser usada água salgada em hipótese alguma. Todos os recipientes destinados a armazenagem ou transporte de água devem ser limpos.

Argamassa colante

Argamassa colante, também conhecida como cimento colante, cimento cola ou argamassa adesiva, é um produto industrializado, utilizado na colocação de peças cerâmicas de revestimento, tanto de paredes como de pisos. Não use misturas “caseiras”, estas podem não produzir a aderência necessária entre a peça e a parede.

Argamassa de rejuntamento

A argamassa de rejuntamento, ou simplesmente rejunte, é utilizada no preenchimento dos espaços entre duas peças cerâmicas consecutivas, e tem por função apoiar e proteger as arestas das peças cerâmicas. Da mesma forma que para a argamassa colante, o tipo de rejunte a ser usado depende do ambiente onde será aplicado. A argamassa de rejuntamento é vendida em sacos ou caixas. Actualmente existe no mercado rejuntes de diversas cores. A cor do rejunte pode afectar significativamente o efeito visual da parede.

Argamassa para emboco

Argamassa para o emboço deve ter o traço em volumes aparentes variando de 1:1/2:5 a 1:2:8 de cimento, cal hidratada e areia média húmida.

Argamassa para chapisco

A argamassa para chapisco deve ter o traço em volumes aparentes de 1:3 de cimento e areia média húmida.

Passo 1:
Estabeleça previamente um plano que lhe permita calcular o número de azulejos a cortar, limitar o número de desperdícios e prever uma disposição simétrica dos azulejos a colocar à volta de aberturas. Determine a largura da junta, de 2 mm (15 x 15 cm) a 5 ou mesmo 8 mm.

Passo 2:
Trace, ao meio da parede, uma linha vertical, sirva-se do fio-de-prumo e do bate-linhas. Nunca comece por um canto, porque não poderá ter a certeza de que estes são certos. Reserve para mais tarde os azulejos cortados, os seus cortes serão aqui menos visíveis. Conte sempre com 10% de azulejos a mais.

Passo 3:
A argamassa a ser feita, para a colocação dos azulejos é com cimento cola. Este deverá ser estendido sobre a base horizontalmente, em bandas regulares. Este trabalho faz-se com a ajuda de um espátula especial cujos “dentes” determinam a espessura da camada de cola (cimento cola ou cola em pasta; uma cola fungicida nos locais húmidos).

Passo 4:
Logo que tenha espalhado a cola, coloque o primeiro azulejo, em seguida confirme com o fio-de-prumo. Preveja uma junta entre o baixo deste azulejo e, por  exemplo, a bancada, o bordo da banheira ou ainda um pedaço de madeira provisório. As cruzetas manterão o azulejo no lugar.

Passo 5:
Encha com argamassa depois de um dia de secagem. Utilize massa de ceramista (branca ou tingida) ou massa de juntas. Espalhe-a sobre os azulejos com o rodo de borracha. Logo que comece a pegar (geralmente ao fim de algumas horas), limpe o excedente com um pano seco ou com uma esponja.

Impermeabilização das juntas:
Uma junta impermeabilizada em silicone será realizada com a ajuda de uma pistola. Finalize com a ajuda do dedo previamente molhado numa solução de água com sabão. Um raspador especial ajudará substituindo vantajosamente o dedo. Pode também utilizar um perfil especial de acabamento.

10 Comentários para “Como assentar azulejos em paredes”

  • Galaor Caraiba Russo diz:

    Parabens. O artigo foi bastante claro e didático. Hoje (ou sempre) todos precisamos aplicar soluções com conhecimento e economia. O artigo foi uma demonstrãção de interesse social e senso comum.

  • walter A. ramos diz:

    Otimo, muito bom, sugiro materia com aplicação de cola ao invés de cimento cola, parabéns

  • Maria Aparecida Zafra Rodrigues diz:

    alguns pisos do meu quital estão sem rejunte, já refiz várias vezes e mesmo assim saem, inclusive já passei rejunte epoxi e não tem jeito. o que posso fazer?

    • wagner diz:

      o jeito é quebrar e fazer um novo piso

  • Maria Aparecida Zafra Rodrigues diz:

    alguns pisos do meu quital estão sem rejunte, já refiz várias vezes e mesmo assim saem, inclusive já passei rejunte epoxi e não tem jeito. o que posso fazer?

  • Maria Aparecida Zafra Rodrigues diz:

    alguns pisos do meu quital estão sem rejunte, já refiz várias vezes e mesmo assim saem, inclusive já passei rejunte epoxi e não tem jeito. o que posso fazer?

    • albertino diz:

      por vezes as peças cerâmicas soltam porque estão descoladas, isto é fácil misturando cimento + água e aplicar nessas juntas de modo que essa aguada vai colar as peças ou preencher esses vazios, vai limpando para n ão manchar depois de secar aplicar betume.
      albertino chong técnico de Obra
      961272374

  • Maria Aparecida Zafra Rodrigues diz:

    alguns pisos do meu quital estão sem rejunte, já refiz várias vezes e mesmo assim saem, inclusive já passei rejunte epoxi e não tem jeito. o que posso fazer?

  • fazer um rejunte com uma camada fina de cimento depois do cimento seco passa o rejunte da cor que preferi

  • Obrigado… pelas informações concernente a colocação de azulejos

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: