Canalização de esgotos – Encanamento

Vamos imaginar que você deseja colocar um banheiro na casa. Há 200 ou 300 anos não havia essa opção: todos usavam banheiros fora de casa. Se você visitar a mansão do governador em Williamsburg, VA, verá que no século XVIII, até mesmo o governador colonial da Inglaterra utilizava fossas localizadas nos fundos do jardim formal. Futuramente, os fornecimentos públicos de água e sistemas de tubulação pressurizados permitiram que as pessoas tivessem encanamento interno e isso possibilitou a inclusão de banheiros nas casas. O banheiro tem que descarregar em algum lugar, daí os sistemas de tubulação.

Por que não é possível passar um tubo de esgoto saindo do banheiro ou da pia para o lado de fora da casa para vazar no solo? Isso certamente seria fácil e barato, mas as pessoas aprenderam rapidamente que as necessidades humanas derramadas no chão cheiravam mal e causavam várias doenças. As fossas sépticas e os sistemas de tubulação cuidam disso. O código de encanamento lista centenas de regras para instalação de fossas sépticas. Estas regras asseguram que a fossa funcione adequadamente por muitos anos.
Assim que as fossas sépticas estiverem em seus devidos lugares, você poderá incluir tubulações de esgoto a partir da pia ou do banheiro até a fossa séptica. Vamos supor que você tentou o seguinte:
O problema dessa tentativa é que conforme a fossa séptica vai se enchendo, ela produz uma nuvem de gases um tanto fétida. Esses gases flutuam da fossa séptica até o encanamento do esgoto e dali para a pia e o banheiro. Portanto, os códigos de encanamento requerem um “P-sifão” em todas as aberturas de drenagem.

Você deve estar se perguntando por que vê esses laços de tubos engraçados debaixo de cada pia em sua casa. A idéia é que a água fique presa no “P”. Essa água bloqueia os gases da fossa séptica e evita que entrem no banheiro. Infelizmente, um sifão sozinho não resolve o problema, pois os gases em uma fossa séptica estão sob pressão. Os gases simplesmente borbulham através da água no sifão e causam o mesmo problema. Portanto, há o conceito de um tubo de respiração, que permite que a pressão escape.

Você deve estar se perguntando por que as casas possuem tubos saindo do telhado. Estes são tubos de respiração para aliviar a pressão para que os sifões P possam fazer seu trabalho. Acontece que os tubos de respiração também quebram o vácuo para que a água flua pelos tubos mais rápido.

Além de cobrir os sifões P e tubos de respiração, o código de encanamento especifica todos os tipos de outras coisas:
• os diâmetros necessários para os tubos
• os materiais permitidos para os tubos
• os tipos de junção que podem ser utilizados
• os suportes necessários para os tubos
• o ângulo no qual os tubos devem dobrar
• a distância mais longa para tubos laterais
• e assim sucessivamente por centenas de páginas

Quando os encanadores seguem as regras, estão aptos a criar sistemas de encanamento extremamente confiáveis e seguros. Constantemente, novas regras são incluídas conforme as pessoas percebem pequenas peculiaridades e nuances. Estas novas regras previnem problemas no futuro e todos contribuem para fazer o código maior e melhor.

Essa é uma ótima maneira de dizer isso, mesmo que o encanamento pareça simples nesta seção, existem muitas sutilezas e nuances ditadas pelos códigos que os encanadores conhecem e os novatos geralmente não.

Montagem de Tubagens de Esgoto –  encanamento

A montagem do encanamento envolve a instalação de todas as tubulações de água, tubulações de esgoto e tubulações do banheiro. As tubulações são normalmente instaladas no início porque:
• unidades chuveiro-e-tubulação de uma única peça são grandes e freqüentemente não podem ser colocadas em seus lugares mais adiante no ciclo de construção. Elas também “mudam de tamanho” com freqüência, isto é, o tamanho esboçado nos planos e o tamanho entregue geralmente diferem significativamente;
• uma tubulação cheia é pesada, portanto, a tubulação é instalada e preenchida para que a estrutura possa assentar-se rapidamente. Esta etapa previne a rachadura das paredes e também do piso na primeira vez que alguém usar a tubulação.

Geralmente, a montagem do encanamento envolve a instalação de todas as tubulações de respiração, bem como as tubulações de fornecimento de água para cada instalação da casa.

unioes-de-tubagens-de-esgoto-encanamento

União de tubagens de esgoto

unioes-de-tubagens-de-esgoto-encanamento2

União de tubagens de esgoto

instalacao-de-pia-lavatorio1

Intalação de tubagens de Pia - Lavatório

instalacao-de-máquina-de-lavar-roupa-lavadora-de-roupas

Instalação de tubagens para máquina de lavar roupa - Encanamento de lavadora de roupa

 




28 Comments

  1. Josué Responder
  2. junior vieira Responder
    • Estevao Responder
      • cláudio Responder
  3. cláudio Responder
  4. PAULO Responder
  5. frank moura Responder
  6. Mariana Responder
  7. Frank Responder
  8. marcelle Responder
  9. Edilson Adiking Responder
  10. gildasio dos santos silva Responder
  11. Rubia Responder

Deixar Comentário